A psicopedagogia tem por
definição o trabalho com a aprendizagem, com o conhecimento, sua aquisição,
desenvolvimento e distorções. Este trabalho é realizado através de processos e
estratégias que levam em conta a individualidade do aprendente. É uma prática
comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem.
Geralmente as pessoas buscam a
ajuda da psicopedagogia porque ocorre o fracasso
escolar. Considera-se fracasso escolar uma resposta
insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Esta questão pode
ser analisada e estudada por diferentes perspectivas: a da sociedade, da escola
e do aluno.
A psicopedagogia tem o papel de
trabalhar alunos com dificuldade em aprender, visando melhorar ao máximo seu
desenvolvimento e aprendizagem. Esta dificuldade aparece por vários motivos e
um deles é conseqüência da parte emocional da criança que se reflete no momento
de aprender.
Além disso, a psicopedagogia tem
como objetivo reconhecer a escola como um espaço para o aluno adquirir
conhecimentos e transformá-los num saber. Também contribui com os pais de
alunos esclarecendo dúvidas e orientando-os em relação às dificuldades
apresentadas.
A Psicopedagogia também tem um
caráter preventivo além de terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a
comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento do
aprendente, para que possam compreender e entender suas características
evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da
idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar,
intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento.
1.
Quem são os psicopedagogos?
São profissionais preparados para
atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua
prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.
2. Onde atuam?
2. Onde atuam?
O psicopedagogo poderá atuar em
escolas, empresas e clínica.
3. Como se dá o trabalho na clínica?
O psicopedagogo, através do
diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem.
Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget),
provas projetivas (desenhos), histórias, material pedagógico etc.
Na clínica, o psicopedagogo fará
uma entrevista inicial (anamnese), com os pais ou responsáveis para conversar
sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da
freqüência, da presença e o histórico do cliente desde seu nascimento .
4. O diagnóstico é composto de quantas sessões?
4. O diagnóstico é composto de quantas sessões?
Geralmente faz-se o diagnóstico
entre 8 a 10 sessões.
5. E
depois do diagnóstico?
O diagnóstico poderá confirmar ou
não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas
de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas
poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá encaminhar o cliente
para um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista ou outro profissional
dependendo do caso.
6. E
durante o tratamento?
Durante o tratamento são realizadas
diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se
aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o
psicopedagogo utilizará recursos como jogos,
desenhos, brinquedos, brincadeiras, histórias, computador e outras coisas que
forem oportunas.
A criança, muitas vezes, não
consegue falar sobre seus problemas e é
através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua
dificuldade.
É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter
limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se
concentrar, adquire maior atenção.
O psicopedagogo solicitará,
algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização
e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros.Irá ajudar a criança
ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a
aprendizagem.
O profissional poderá ir até a
escola para conversar com o(a) professor(a), afinal é ele(a) que tem um contato
diário com o aluno e pode dar muitas informações que possam ajudar no
tratamento.
O psicopedagogo precisa estudar
muito e muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para
conversar, trocar idéias, pedir opiniões.
7.
Como se dá o trabalho na Instituição?
O psicopedagogo na instituição
escolar poderá:
- ajudar os professores,
auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos
possam entender melhor o conteúdo;
- ajudar na elaboração do projeto
pedagógico;
- orientar os professores na
melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de
aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um
profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de
avaliações psicopedagógicas;
- conversar com os pais para
fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola
para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre
si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este
precisar de orientação.
Como se dá o trabalho na Instituição?
ajudar os professores, auxiliando-os na
melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender
melhor as aulas;
ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
orientar os professores na melhor forma de
ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
realizar um diagnóstico institucional para
averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o
processo ensino-aprendizagem;
encaminhar o aluno para um profissional
(psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações
psicopedagógicos;
conversar com os pais para fornecer
orientações;
auxiliar a direção da escola para que os
profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
Conversar com a criança ou adolescente quando
este precisar.
8. O
que é fundamental na atuação psicopedagógica?
A escuta é fundamental para que
se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa,
“perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.O
psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações
frente a algumas tarefas, tais como: resistências, sentimentos, lapsos etc.
Sobretudo não parar de buscar, de
conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou
adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais
e professores.
Obs: Contribuição Elias.
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