terça-feira, 20 de dezembro de 2011

CONFLITOS EMOCIONAIS CAUSAM DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

Conflitos emocionais afetam e bloqueiam os canais de energia através dos meridianos, causando doenças físicas e psicológicas.


É preciso tomar consciência de que o nosso corpo não é só matéria, mas também energia, responsável pelo bom funcionamento dos nossos órgãos e das nossas emoções. A medicina chinesa, muitos séculos atrás, fundou e descobriu a teoria dos canais de energia chamados “meridianos”. Meridianos são linhas do corpo por onde flui toda essa energia que, embora não seja vista através de raios-x nem ultrassonografia, existe e está bem ali, num orifício de passagem para um vaso e um nervo organizativos com cadeias neuroniais do SNC (Sistema Nervoso Central); o sistema de canais foi comparado a uma irrigação de água, de líquidos, sendo a fonte da vida.

Os Centros de Energia relatam o que acontece no corpo, na mente e na alma, por isso a importância de se detectar os desequilíbrios energéticos.

A acupuntura, o Shiatsu - que é uma terapia feita através da pressão dos dedos chamada de acupuntura sem agulhas - trabalha diretamente nos canais de energia do nosso corpo. Os desequilíbrios energéticos atingem os corpos sutis, principalmente a identidade e a emoção, para depois afetar fisicamente. O bloqueio do fluxo energético altera sentimento, comportamento, funcionamento dos órgãos e sistema corporal, interferindo inclusive nas células e tecidos. Através dessa energia é que podemos equilibrar o nosso organismo, desbloqueando tensões, identificando nossas fraquezas e virtudes, superando nossos medos, dores, mágoas, angústias, etc.


O Shiatsu é uma terapia de alto valor, não tem contra-indicação e o resultado é quase imediato. Claro, desde que aplicado corretamente por um profissional especializado que saiba usar além do conhecimento, a sensibilidade, o bom senso e a inteligência.
Todavia, não é necessário que se esteja mal para curtir uma sessão de Shiatsu; se a pessoa está se sentindo bem, vai terminar a sessão sentindo-se melhor ainda. Afinal, o objetivo do Shiatsu é também fortalecer a energia da defesa, criando assim, uma barreira natural capaz de evitar que energias externas penetrem no organismo. Mas lembre-se, a prevenção é a melhor opção.


Alguns meridianos ligados às emoções:

Meridiano do Pulmão: Tristeza, sufocamento, culpa, perda, melancolia, preocupação excessiva.

Meridiano do Coração: Bloqueio emocional, frieza do coração, ferimentos antigos.

Meridiano do Fígado: Raiva, impotência, amargura, cólera, ira.

Meridiano do Estômago: Medo, insegurança, amargura, não conseguir digerir uma situação.

Meridiano do Baço e Pâncreas: Insegurança, falta de apoio, vergonha, inflexibilidade.

Meridiano dos Rins e Bexiga: Perda, medo, culpa, muita ansiedade.

Meridiano do Intestino: Perder recursos ou retê-los em excesso, esconder emoções.

Triplo Aquecedor, Meridiano da Circulação e Sexo: o desequilíbrio energético desses meridianos pode provocar distúrbios emocionais como medo do fracasso, crise de identidade, inferioridade, egoísmo, frieza, moralismo, dificuldades em desenvolver e manter relacionamentos afetivos, entre outros.





Márcia - Psicoterapeuta
Consultório I – (11) 5051.1356/5051.6528 – Moema
Consultório II -(11) 5062.7806 - Jardim da Saúde
Celular: (11) 9118.9622
mamalvazzo@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...