domingo, 7 de agosto de 2011

A Família



A base da igreja é a família. Família forte, igreja forte, família fraca, igreja fraca.

É muito importante ter uma família bem estruturada, onde há respeito, amor, fidelidade, correção, orientação e apoio aos filhos .

Deus instituiu a família no Jardim do Éden, quando disse que não era bom que o homem vivesse só e fez para ele uma adjuntora e disse: “Crescei e multiplicai”. E, assim, formou-se a família.

Ainda, colocou ordem na casa relatando as responsabilidades de cada um. O homem seria o cabeça, a mulher, sua companheira fiel e ajudadora. Aos filhos determinou que honrassem seus pais para que se prolongassem seus dias na Terra.

O homem não foi criado para viver só, ele é um ser social. Vivemos em sociedade. O que segura este mundo perverso é a boa estrutura familiar.

O diabo quer destruir a família instigando a corrupção, a traição e a prostituição.
Já ouvi de muitas pessoas que se prostituem que a família vive uma utopia e que é uma farsa, achando que todos querem trair suas esposas e maridos, pois não são felizes.

Se a pessoa não ama seu cônjuge, é um problema pessoal. Não é necessário ter vários parceiros para ser feliz. É necessário ter um lar bem estruturado onde há amor e respeito.

Hoje em dia muitos filhos já não respeitam mais seus pais, discutem de igual para igual, se achando moderninhos. Por quê isto? Por que os pais não souberam educar. Esta é a mais pura verdade.
Educaram para serem críticos, contestadores e agressivos .Enfrentam os mais velhos sem respeito nenhum. Então, em um determinado momento, ninguém terá domínio sobre esta criança.

Se os filhos não respeitam seus próprios pais, não vão respeitar mais ninguém,nem os professores, nem seus próprios amiguinhos. Infelizmente, é a dura realidade.

Normalmente a mãe é mais carinhosa e o pai não sabe demonstrar sua afetividade.Quando esta criança crescer vai ter dificuldades de se relacionar com o pai, não vai ter a intimidade , e ficará muito distante, podendo escolher o caminho errado,dependendo de suas companhias.
Os pais tem que ser afetuosos com os filhos.Têm que ter tempo para conversar, ouvir, contar histórias, acompanhar nos estudos,dar atenção,sair com os filhos, levando-os aos parques,etc

O que fazer para ter uma família feliz? Como educar? Veja alguns passos:
- falar do amor de Deus, criar os filhos na igreja. Assim vai incutindo na criança os ensinamentos de Cristo.
- seja exemplo sempre. Se você fizer algo de errado sem querer e se justificar, ou seja, não se arrepender, você será espelho e seu filho te imitará.
- seja honesto, não minta para a criança. Fale com jeito, mas fale a verdade, porque a criança percebe tudo, mesmo quando você pensa que a está enganando.
- ensine aos filhos o respeito pelos outros, mostrando que não se deve fazer com os outros o que não quer que façam com eles.
- oriente-os a se afastar de más companhias logo no início. Se o adolescente vir que o amigo ou namorada não é coisa boa, afaste-se logo no início, porque depois ele acaba gostando da pessoa e justificando seus atos. Aí começa o caminho árduo, pois sem querer a pessoa se apega e vai ter que enfrentar as consequencias. É mais fácil se afastar no início do que mais tarde.
- corrija seu filho quando precisar. Não encubra seus erros. A criança sabe quando errou e fica decepcionada quando não é corrigida.
- nunca deixe seu filho se dirigir a você com palavras torpes. Desde pequeno ele tem que saber te respeitar. A criança não vai ficar traumatizada se os pais lhe derem umas palmadinhas quando necessário (de leve é claro),ou deixá-lo de pensamento .
- sempre deve-se explicar o porquê da punição.
-lembre-se que seu filho é criança e não tem atitudes adultas.Procure entendê-lo.Criança age como criança. Mas deve-se ensiná-lo desde pequeno e exigir comportamentos adequados dentro de sua faixa etária.
- educar dá trabalho, mas você vai colher os frutos disso no futuro.
- se você deixar a criança fazer tudo o que ela quer, ela se tornará um adulto alheio ao respeito, que não saberá seus limites.
-mesmo que você tenha boas condições financeiras não dê tudo para a criança,faça-a conquistar.Ensine-a dar valor para as coisas.
- não há necessidade de gritar com a criança, simplesmente converse .
- é óbvio que a criança é fruto do relacionamento de um casal e se este casal for nervoso e agitado, jamais terá uma criança calma. Muitas vezes os pais falam da criança, mas não enxergam que eles são raivosos, irritados, gritam e perturbam o ambiente.
- em um lar tem que ter paz, nunca brigue perto dos filhos, você deixa um ambiente hostil e pesado.
- cuidado com quem você coloca em sua casa. Não tenha amizades com pessoas perturbadas.
-demonstre amor ao seu filho, faça carinho, abrace-o.Faça com que ele se sinta amado.
-peça sempre orientação a Deus e tome atitudes de acordo com os ensinamentos bíblicos.


Sem dúvida, uma família harmoniosa tem a base cristã. Jesus ama a família e por ela veio ao mundo.

Lute e não deixe ninguém causar desafetos em seu lar. Expulse todo mal e seja feliz.

Lembre-se: a família tem que ser flexível porque estrutura rígida quebra-se com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...