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sábado, 24 de outubro de 2015

O que é a Psicopedagogia




A psicopedagogia tem por definição o trabalho com a aprendizagem, com o conhecimento, sua aquisição, desenvolvimento e distorções. Este trabalho é realizado através de processos e estratégias que levam em conta a individualidade do aprendente. É uma prática comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem.
Geralmente as pessoas buscam a ajuda da psicopedagogia porque ocorre o fracasso escolar.     Considera-se fracasso escolar uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola. Esta questão pode ser analisada e estudada por diferentes perspectivas: a da sociedade, da escola e do aluno.
A psicopedagogia tem o papel de trabalhar alunos com dificuldade em aprender, visando melhorar ao máximo seu desenvolvimento e aprendizagem. Esta dificuldade aparece por vários motivos e um deles é conseqüência da parte emocional da criança que se reflete no momento de aprender.
Além disso, a psicopedagogia tem como objetivo reconhecer a escola como um espaço para o aluno adquirir conhecimentos e transformá-los num saber. Também contribui com os pais de alunos esclarecendo dúvidas e orientando-os em relação às dificuldades apresentadas.
A Psicopedagogia também tem um caráter preventivo além de terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento do aprendente, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir por meio das etapas de diagnóstico e tratamento.
1. Quem são os psicopedagogos?
São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.

2. Onde atuam?
O psicopedagogo poderá atuar em escolas, empresas e clínica.


3. Como se dá o trabalho na clínica?
O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), histórias, material pedagógico etc.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial (anamnese), com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da freqüência, da presença e o histórico do cliente desde seu nascimento .

4. O diagnóstico é composto de quantas sessões?
Geralmente faz-se o diagnóstico entre 8 a 10 sessões.
5. E depois do diagnóstico?
O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá encaminhar o cliente para um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista ou outro profissional dependendo do caso.
6. E durante o tratamento?
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, histórias, computador e outras coisas que forem oportunas.
A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade.
É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros.Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.
O profissional poderá ir até a escola para conversar com o(a) professor(a), afinal é ele(a) que tem um contato diário com o aluno e pode dar muitas informações que possam ajudar no tratamento.
O psicopedagogo precisa estudar muito e muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para conversar, trocar idéias, pedir opiniões.
7. Como se dá o trabalho na Instituição?
O psicopedagogo na instituição escolar poderá:
- ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor o conteúdo;
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;

- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicas;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.


Como se dá o trabalho na Instituição?

 ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas;

 ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
   
  orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
 
    realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
   
  encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
   
  conversar com os pais para fornecer orientações;
  
   auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
  
   Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar.



8. O que é fundamental na atuação psicopedagógica?
A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa, “perceber o inter jogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, sentimentos, lapsos etc.
Sobretudo não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.
 Obs: Contribuição Elias.

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