Quando certos sentimentos ou impressões são recebidos pelos órgãos,
agitando a mente consciente, ou quando pensamentos sensuais ou
materiais são fortemente acordados na mente consciente, o sistema
nervoso, que é o recetáculo tangível da kámamaya kośa e da mente,
torna-se irrequieto e instável. Uma impressão dessa inquietude permanece
nas células nervosas, por muito ou pouco tempo, dependendo da sua
intensidade. Por vezes, uma impressão forte desaparece das células
nervosas, pois é compelida a dar lugar a uma nova impressão, resultante
do impacto de uma contra-agitação ou inquietude.
Se durante o estado de sono, o tecido nervoso ficar agitado,
frequentemente devido a uma causa física ou a calor cerebral causado por
pensamento intenso, as células nervosas também são ativadas e
perturbadas. Esta agitação cria na esfera mental desejos semelhantes às
impressões acumuladas nas células nervosas. Logo, a citta agitada (a
mente subconsciente) toma como real o fluxo de pensamentos que surge de
uma ou mais destas impressões. Uma vez que os órgãos sensoriais deixaram
de funcionar, estes desejos idênticos que surgem dos desejos adquiridos
previamente não parecem ser imaginários, mas sim bastante reais. Estes
sonhos raramente se tornam verdade, pois são pura imaginação ou uma
simples sequenciação de pensamentos diferentes e desconexos. Por outras
palavras, este tipo de sonhos são o que comummente chamamos de sonhos
confusos ou inconsistentes. Este tipo de sonhos oréticos é comum em
pessoas cujos tecidos nervosos estão enfraquecidos devido a alguma
doença do cérebro, ou devido a alguma doença prolongada, ou devido a
disfunções do sistema digestivo. Este tipo de sonhos podem ser
denominados passionais ou sensuais. Como já disse, estes sonhos são uma
fiel reprodução de objetos previamente imaginados ou de impressões
desconexas de pensamentos passados. Comer em excesso também origina este
tipo de sonhos. Pessoas que tenham pensamentos puros e uma dieta
restrita são geralmente menos suscetíveis a este tipo de sonhos. Estes
sonhos nunca surgem durante o sono profundo.
Existe ainda outro tipo de sonhos. Mesmo quando uma pessoa está a
dormir profundamente, pode surgir através de um sonho na mente
subconsciente, a premonição de uma grande catástrofe ou de boas ou más
notícias. A mente omnisciente ou inconsciente não consegue exprimir a
sua omnisciência devido ao burburinho das mentes consciente e
subconsciente ou devido à sua incapacidade de expressão. No entanto,
quando há tranquilidade na mente consciente ou subconsciente de uma
pessoa que está a dormir profundamente, a mente inconsciente pode
acordar essas visões ou premonições de acontecimentos do passado, do
presente ou do futuro, envolvendo profundamente a pessoa ou deixando-a
abismada. O fluxo vibracional que brota da fonte da mente inconsciente e
que vibra a mente subconsciente também é uma espécie de sonho. Estes
sonhos não são desprovidos de significado, pois são oriundos da mente
causal omnisciente. A isto pode dar-se o nome de “visão supra-mental”.
Por vezes, mesmo durante o estado acordado, o fluxo cognitivo da
mente inconsciente consegue chegar à mente subtil. O resultado é que,
mesmo durante o estado acordado, com alguma concentração, é possível
adivinhar situações relativas a entes queridos que estão longe. A isto
pode dar-se o nome de “visão telepática”.
Através de visão telepática concentrada, ou seja, quando a mente
consciente está calma e relaxada, é possível visualizar acontecimentos
externos respeitantes a entes queridos distantes, com os seus próprios
olhos no mundo externo, ou sentir como se os estivesse a ver. A isto
pode dar-se o nome de “clarividência telepática”.
Se uma pessoa acreditar por engano que estes feitos são obra de
espíritos, é possível que essa pessoa venha a acreditar no espiritismo.
De facto, estes incidentes não tem qualquer conexão com espíritos ou
fantasmas.
A visão telepática e a clarividência telepática são intrinsecamente o
mesmo que a visão supra-mental. Elas na verdade nascem da mente
inconsciente, a conhecedora do universo, sob a forma de intuições ou de
pensamentos inspirados. Acreditar em fantasmas e espíritos não é mais
que permanecer mergulhado na mentalidade medrosa das pessoas da
pré-história. Devido à atividade da mente consciente, os incidentes de
visão telepática são raros em relação à visão supra-mental, e mais raras
ainda são as ocorrências de clarividência telepática. Mesmo a visão
supra-mental, por norma não acontece mais do que oito a dez vezes na
vida de uma pessoa. Contudo, a frequência destas experiências depende
inteiramente da realização de práticas espirituais e dos saḿskáras
(dinâmica reativa mental) que a pessoa tenha. (É preciso relembrar que a
telepatia ou a clarividência auto-adquiridas são uma coisa diferente.)
Mesmo no caso da visão supra-mental, é comum não se compreender as
coisas corretamente. Pois essas ondas cognitivas são expressas
geralmente através dos saḿskáras pessoais. Suponhamos que num
determinado país as vacas são indispensáveis para várias tarefas como
cultivar, fazer girar o moinho de sementes ou para transporte. Por
norma, as pessoas nesse país tem um grande respeito pelas vacas. Tendo
vivido do leite de vaca desde a infância, acabam por nutrir uma grande
estima pelas vacas. Para eles as vacas fortes e saudáveis são animais
nobres e símbolo de boa sorte e prosperidade. Estes sentimentos pelas
vacas são o seu saḿskára que nasce das necessidades do dia a dia. Agora,
imaginemos que uma pessoa desse país sonha que uma vaca emagrece de dia
para dia por se alimentar apenas de palha de arroz seca. De seguida,
vem outra vaca e tem mais ou menos o mesmo destino. E ainda uma terceira
vaca aparece e também não se dá melhor que as restantes. No entanto
este padrão de pensamento nunca tinha ocorrido antes a essa pessoa. A
partir deste sonho a pessoa pode concluir que os três próximos anos irão
ser de mau agoiro. Uma vez que considera as vacas e o arroz como
símbolos de prosperidade e boa sorte, o sonho pode ser interpretado como
presságio de adversidades, devido às vacas magras e à palha de arroz
seca. Portanto, para se alcançar a premonição através de sonhos, é
necessário ter algum controlo sobre as mentes consciente e
subconsciente. Aqueles que conseguiram obter controlo sobre estes dois
níveis da mente através das práticas espirituais, conseguem facilmente
visualizar imagens de eventos passados, presentes e futuros mesmo quando
acordados. Isto explica a clarividência meditativa, a visão interna de
objetos distantes, ou acontecimentos demonstrados pelos diversos sábios.
Algumas pessoas demonstram ter alguma capacidade em visualizar
acontecimentos do passado, presente ou futuro através da contemplação de
cristais, espelhos de unhas, o da contemplação de espelhos. Isto é
apenas a expansão do campo cognitivo, causada pela absorção parcial das
mentes consciente e subconsciente na mente inconsciente, como resultado
de concentração intensa num objeto brilhante. Em estado de hipnose ou de
concentração numa planchette de divinação, as atividades da mente
consciente e subconsciente cessam, sendo que a abrangência do
conhecimento de uma pessoa pode-se alargar, pelo menos durante a duração
desse estado. Contudo, devemos ter presente que caso a pessoa consiga
realmente ver alguma coisa num estado de hipnose, ou em espelhos de
unhas, ou através da contemplação de espelhos, ela apenas estará a ver o
reflexo dos seus próprios saḿskáras, ou as suas próprias pré conceções
mentais. Isto acontece em quase cem por cento dos casos. Isto quer dizer
que, a pessoa hipnotizada vai proferindo palavras de acordo com os seus
próprios saḿskáras, para espanto de quem a observa, tomando essas
mesmas palavras como verdade absoluta.
Aqueles que simulam teofania ou transes demoníacos são completos
charlatães. Tudo aquilo que eles fazem ou dizem não passa de farsas e
disparates. Mas mesmo aqueles que invocam espíritos ou deuses com
devoção (seja por medo ou amor), ou os que se sentam à volta de uma
planchette de divinação, mesmo nestes casos, aquilo que dizem pouco mais
é que a expressão dos seus próprios saḿskáras e pré conceções. Até pode
ser que, devido à concentração mental, um ou dois por centos das suas
previsões estejam corretas. Contudo estas eventuais previsões corretas
nem sempre são expressões da mente inconsciente. Pois não existe nada de
anormal ou incomum se no meio de tantas previsões, um ou dois por cento
delas se tornar verdade. Isto pode acontecer a qualquer pessoa comum.
Existe um provérbio Bengalês que diz:
Jhaŕe kák mare
Phakirer kerámáti báŕe.
Phakirer kerámáti báŕe.
[O corvo morre numa tempestade,
O fakir atinge a sua forma.]
O fakir atinge a sua forma.]
Agraháyana Purnimá 1956, Monghyr
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