quinta-feira, 27 de março de 2014

Feedback Positivo e Coaching, ajudam?



By Rô Carvalho.
Aviso Importante:
***Olá amigos leitores;
O post de hoje, vai ser todo baseado em fatos reais. Por esse motivo pedi autorização para a pessoa que irei citar no post, contando a sua história de mudança de hábitos positivos. Brinquei com ele dizendo que ele havia sido minha cobaia sem perceber e que usei um Feedback Positivo nele disfarçado, e graças a Deus ele compreendeu os motivos...rsrsrssr...(ninguém gosta de ser cobaia rsrsrs) Mas ele foi super compreensivo em saber que isso ajudará outras pessoas a buscarem melhorias.
Expliquei corretamente meus propósitos, que são simplesmente para colocar em prática, aquilo que só tinha conhecimento na  teoria. E como vocês devem saber, sem prática, nenhuma teoria (conhecimento) é eficaz e válida.
Bom...então gostaria de explicar em uma forma resumida o que é o Feedback Positivo.

´´Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.”. Ressalvo aqui que a maioria das empresas Multi Nacionais, já utiliza em seus RHs, profissionais que cuidam da saúde psicológica de seus funcionários, obtendo assim, uma melhor produtividade, e diminuindo o índice de demissões. Estima-se que a maioria das empresas que hoje em dia não utilizam nenhum método de aproveitamento  pessoal, chega a ter  até 70% de demissões, anuais. Que seria facilmente corrigidas essas  deficiências, se no quadro de profissionais tivessem um terapeuta, ou psicólogo, para fazer esse acompanhamento de estimulação em seus funcionários.
Explico também o que é Coaching.

“O psicofisiologista e coach ontológico Marcello Árias Dias Danucalov explica que o coaching é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. "Essa técnica possibilita um aumento de desempenho e implementação de ações que aproximam o coachee [pessoas que contrata o serviço] de seus objetivos". Ou seja, utilizado juntamente com o Feedback Positivo, dá ao individuo, motivação dentro e fora do trabalho, proporcionando uma qualidade de vida melhor.
Acho que coloquei aqui as principais definições dos métodos.
Quero ressaltar mais uma vez que o texto aqui postado foi autorizado, e que é somente para ajudar outras pessoas. Não é aceito plágio do texto, nem cópia, preservando assim a vida do *Colega* que gentilmente, me cedeu a autorização. ***

Caso Edvaldo Alcantara. 34 anos, casado, religioso (cristão).
Ele estava a mais ou menos 30 dias atrás, pesando 94 kgs.
 Apresentava índice de obesidade I, baixa produtividade no trabalho, sonolência durante o dia, insônia a noite, fadiga, ansiedade generalizada, desmotivação, leve tendência a se mostrar confuso e relapso, medo, timidez, falta de iniciativa, baixa auto estima. Levando a crer, que poderia estar com uma depressão leve, ou reprimida. Sofre de má circulação, e por esse motivo já fez uma cirurgia de varizes, onde se chega a conclusão que há um grau elevado de medo, e desencorajamento na vida, fazendo se sentir sobrecarregado o tempo todo ( pessoas com problemas de varizes sentem-se desencorajadas constantemente, leia sobre doenças psicossomáticas aqui no Blog). Falta de foco em objetivos pessoais.
Métodos empregados:
Coaching.
Feedback Positivo. (Sutil, sem que percebesse)
Indução sutil a mudanças de comportamento.
 Insentivo.
Abordagem:
Fiz com que nas conversas banais sobre o dia a dia, ele fosse liberando informações que eu precisava.
Observação. Muita observação (kkkkkk).
O perfil dele me mostrou que é uma pessoa fácil de se lidar. A religião o torna disciplinado. Detalhe esse que observo como muito positivo, pois todo ser humano tem que buscar uma força acima de si mesmo. E essa fé, voltada para crescimento pessoal, se torna útil em todos os aspectos da vida.
A maneira tranquila de falar e se exprimir, mostra uma pessoa com grande auto controle de suas emoções. E o fato de ter tido uma educação na infância boa, com princípios e respeito aos seus pais, o fizeram um adulto respeitoso com deveres.
Então despertado a se auto ajudar, buscou ajuda para si mesmo, indo em uma nutricionista, a qual lhe deu uma dieta a seguir, e buscou por conta própria sair do sedentarismo, e fazer atividades físicas diariamente, usando bicicleta e simulador de caminhadas.    
Apresentava um alto nível de cortisol (hormônio), o cortisol elevado gera aumento de peso, consequência a obesidade, fazendo com que a pessoa se sinta, cansada e improdutiva. O grau elevado de Cortisol, gera estresse, e ansiedade também. Com boa alimentação, ou uma alimentação saudável, baixa-se o nível de cortisol no sangue. Consequentemente, a pessoa dorme melhor, e a fatiga, o estresse e a ansiedade desaparecem. 

·         O Feedback Positivo, faz a pessoa enxergar uma nova forma de se melhorar, e a cada item positivo incluído em seu balde, ( porque todos nós temos um balde) vai fazer com que busque por seus esforços, mudanças positivas, mais e mais...e gradativamente se obtêm resultados satisfatórios na mudança de hábitos alimentares e tira-se o sedentarismo.Tornando-o mais produtivo.
·         Ao usar os principais métodos, há uma queda significativa do cortisol, fazendo com que os resultados na perda de peso logo apareçam.
·         Também baixando o nível de cortisol, há uma queda na depressão, no desanimo, fazendo com que a pessoa durma melhor e se torne mais ativa.
·         A boa alimentação, ou como queiram chamar, alimentação saudável, começa a dar resultados em outras áreas, pois libera mais serotonina. A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.  
·         Coaching; a troca livre de informações pessoais dão uma visão de como a pessoa está se sentindo após alguns dias.
·         A auto estima melhora com os resultados positivos, fazendo com que não desista de buscar mais seu objetivo, ao qual nem tinha. Observa-se uma satisfação em si mesmo, em ver seus esforços sendo atingidos. Em 30 dias ele baixou o peso, de 94 Kg para 88 kgs. E não desanima de alcançar sua meta.   
·         Conclui-se então que a melhora usando os métodos de Coaching e Feedback Positivo, resultam em 80% dos casos, positivamente, proporcionando o bem estar da pessoa.
·         Mas, a pessoa tem que aceitar mudanças positivamente. E isso só se consegui respeitando o tempo da pessoa em querer mudar. Nada é forçado, pois com força e desrespeito, não se modifica, impõe-se.  
·         O objetivo dessa matéria é despertar o interesse a mudanças positivas em nossas vidas...seja essas mudanças, a perca de peso, a melhoria na área de estudos, trabalho, relacionamentos, etc.
·         Como ficou bem grande o post, terei que parar por aqui, mas volto a falar do *Colega* assim que ele atingir a sua meta, que é perder peso.
·         Deixo meus agradecimentos a ele (Edvaldo) e que essa busca por melhorar a saúde e qualidade de vida  perdure.

·         Congratulations To me kkkkkkkkkkkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...