sábado, 4 de janeiro de 2014

10 maneiras rápidas de diminuir seu estresse.

Se alguma situação está tirando seu sono e alimentando seu estresse, a melhor solução seria lidar com ela. Contudo, muitas vezes o estresse vem em momentos em que não temos como resolver a situação que o gerou. Nesse caso, as 10 dicas a seguir podem ajudar a aliviar a carga enquanto não há como cortar o mal pela raiz.

10. “Pegue-o no começo”

10
O escritor Joe Robinson, que fala sobre como conciliar vida pessoal e profissional, aponta que “a espiral do estresse é mais fraca no início, e é aí que você deve contestá-la”. Antes de se deixar tomar pela preocupação com um problema (como uma caixa de e-mails lotada), pergunte-se se vale a pena se estressar com ele.

9. Dê nome aos seus sentimentos

9
“Estressado” nem sempre é a melhor palavra para descrever como você se está sentindo, e essa imprecisão pode atrapalhar na hora de lidar com o sentimento. Será que você não está “desmotivado”, ou “fisicamente cansado”, ou “entediado”? Reconhecer o problema traz mais segurança para resolvê-lo.

8. Melhore sua postura

4
Além de aumentar sua autoconfiança, uma postura “forte”, que demonstre confiança e determinação, pode diminuir seu estresse. Por isso, procure manter a coluna reta, o olhar voltado para frente e os ombros ligeiramente para trás – sem tensionar os músculos, porém.

7. Coma

7
Não estamos falando para você devorar uma barra de chocolate com a desculpa de diminuir o estresse (embora seja algo tentador). Às vezes, o mau-humor e o estresse podem estar ligados a fome ou a baixos níveis de açúcar no sangue, e um bom lanche pode ajudar – mas nada de abusos, já que o sentimento de culpa e os quilos a mais podem atrapalhar.

6. Desligue seu celular

6
Mensagens de texto, notificações, chamadas… Se puder (ou seja, se não estiver esperando uma ligação importante ou algo do gênero), deixe seu celular desligado por algumas horas – a simples sensação de “se desconectar” por um tempo acalma. É claro que, se você tiver receio de ficar “incomunicável”, faça algo menos extremo, como desabilitar temporariamente notificações e acesso a internet no celular.

5. Tome uma decisão

5
Existem situações em que você precisa “pesar” muito bem as consequências antes de decidir algo. Em casos mais simples, contudo, não é preciso pensar demais, e simplesmente decidir (se vai na padaria ou não, por exemplo) já tira um “peso” das costas.

4. Ria alto

4
Bem como rir pode melhorar seu humor, também é uma maneira de combater o estresse. Por isso, se puder, vá a sites de humor ou procure canais divertidos no YouTube (ou, melhor ainda, dê uma olhada na categoria Bizarro do Hype).

3. Faça exercícios

3
Mesmo para quem não gosta de praticar esportes, ir à academia ou simplesmente caminhar pode diminuir o estresse. O corpo “entende” que você está em uma situação de estresse (o que até pode ser o caso, dependendo da intensidade do exercício) e o cérebro libera substâncias que ajudam a lidar com ela. Além disso, libera endorfinas, que dão sensação de bem-estar.

2. Medite

2
Não se preocupe em atingir o Nirvana ou em chegar a um patamar espiritual elevado: apenas se sente confortavelmente, respire fundo, solte o ar lentamente e mantenha o foco na respiração, sem ficar pensando em todas as coisas que estão causando estresse.

1. Comece a lutar contra o estresse constante

1
Se um trabalho pendente estiver te “assombrando”, por exemplo, comece a fazê-lo, mesmo que não termine naquele momento – apesar da tentação de procrastinar (ou, em outras palavras, “deixar pra depois”), o simples fato de começar a combater uma fonte de estresse ajuda. Se o estresse for muito constante e intenso, porém, talvez seja melhor procurar orientações médicas. Fonte: [LifeHacker]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...