segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Organizando os estudos.

 
As minhas aulas voltaram e a maratona trabalho/faculdade está com força total. Agora eu só tenho os finais de semana pra fazer as coisas, então eu to tendo que me organizar pra não ficar maluca durante a semana. Quem trabalha e estuda sabe que não é nada simples conciliar as duas coisas, mas com um pouquinho de disciplina e dedicação as coisas vão se ajeitando no final. 

O blog ocupa grande parte do meu tempo livre, pois é nessas horas que eu escrevo post, respondo e-mails e trabalho em projetos futuros (vem novidade ai amgs). Agora eu to tendo que desdobrar pra poder encaixar os estudos nessa miséria de tempo livre que eu tenho. 

Sei que muitas leitoras aqui do MS passam por isso também e pensando nisso trouxe umas dicas que eu mesmo to fazendo pra me organizar, olha ai:

1. SEPARE A PAPELADA: quem estuda sabe que aparece um imensidão de papéis e você vai acumulando aquilo sem necessidade. Reserve um lugar, como uma pasta pra você arquivar todos os papéis importantes como: matéria de prova, exercícios e textos. Os demais se não servirem para nada, descarte-os.
 
2. MANTENHA A LEITURA EM DIA: tanto pra quem ta no ensino médio ou quem já está na facul sabe que todo semestre os professores passam uma lista de livros obrigatórios. Para as meninas que estão cursando o ensino médio, isso é ainda mais presente. Pois os professores aproveitam a maioria dos livros cobrados no vestibular em sala de aula e isso exige muita leitura. E acredito que já tenha acontecido com você ou alguma amiga. O professor passa o livro com três meses de antecedência, mas quando falta dois dias pro prazo final é aquele desespero doido pra ler ou pelo menos tentar saber do que  se trata o assunto discutido. Para evitar isso, se organize. Se o professor deu um prazo grande para ler o tal livro, não perca tempo, comece a ler imediatamente. Assim, você vai poder ler com tranquilidade. Mas se o prazo for curto, tipo 15 dias, faça o seguinte: estabeleça uma meta. Veja quantas páginas o livro possuí e quantas você terá que ler todos os dias para terminar a leitura no prazo estipulado. Não é uma tarefa fácil, mas se planejado fica bem mais fácil. 
 
3. GERENCIE SUAS FALTAS: não há como negar, todos nós precisamos faltar a aula de vez em quando. Não importa o motivo, afinal imprevistos acontecem. Pense nisso como algo ao seu favor, vai chegar um dia que você vai perceber que aquela aula não fará tanta falta se você não for. Aproveite esse tempo para terminar um trabalho ou uma leitura que está pendente. Fique de olho nas suas faltas e tente não usá-las atoa. Pode ser que você fique doente e precise faltar.
 
4. APRENDA A ASSISTIR AULA: no meu ensino médio estudei em um colégio federal e o que eu mais gostava era o modo que os professores davam aula. Tem gente que é viciado em copiar e acaba perdendo muitas dicas da matéria por isso. Se você não tem tempo pra estudar (que nem eu), aprenda a assistir aula. Ao invés de ficar copiando tudo, procure prestar mais atenção no que está sendo falado e se você tem dificuldade em copiar/prestar atenção, copie apenas o necessário e depois pegue a matéria num livro. Mas dê atenção ao que está sendo ensinado. Tenho usado essa tática nas minhas aulas de Cálculo e Física e ta funcionando que é uma beleza.
 
5. APRENDA A LIDAR COM TRABALHOS EM GRUPO: tem coisa mais chata que fazer parte daquele grupo onde tudo sobra pra você? A ideia do trabalho em grupo é fazer com que a galera toda interaja e cada um fique com uma parte, mas nem é assim que acontece. Morar sozinha tem suas vantagens nessas horas. Da pra marcar com o pessoal em sua casa no final de semana e fazer uma pizza. Assim todo mundo participa e ainda interage. Eu adoro <3

To aplicando tudo isso ai que eu falei e to vendo resultado. Outra coisa que eu fiz especialmente para nós, são esses horários personalizados. É só escolher o que você mais gostou e imprimir, fica uma gracinha pra organizar o horário das aulas. Eu já fiz o meu, só não tive tempo ainda de fotografar. 
PS: Gostou e que imprimir? É só clicar com o botão direito do mouse e salvar a imagem. Ela já está com um tamanho bom pra impressão, então se você for ampliar corre o risco de ficar desfocada. Eu imprimi a minha na metade de uma folha A4 e deu certinho. Depois de pronto manda uma foto pra mim de como ficou, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...