segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Aprendendo a organizar as minhas contas.

Fonte: Blog Morando Sozinha. como eu organizo as minhas contas
contas-7
Uma pergunta que sempre aparece nos e-mails que eu recebo é: como eu organizo minhas contas. Admito que quando eu fui morar sozinha, não tinha tanto cuidado como tenho hoje. No máximo o que rolava era anotar os gastos na planilha (o que ajuda muito) e pronto. Mas com o tempo e com as responsabilidades começando a aumentar, percebi que eu precisava me dedicar um pouquinho mais em manter as coisas em ordem. Hoje sinto que cheguei a um modelo ideal e que funciona muito bem pra mim.
PASTA PARA DOCUMENTOS: Algo simples, mas que fez toda diferença, é ter uma pasta com divisórias para organizar as contas/cartas/documentos. Antigamente eu guardava tudo dentro de uma caixa e apesar de deixar tudo agrupado por “categorias”, sempre me enrolava quando precisava encontrar o boleto do mês tal. Vi essa dica de usar uma pasta para organizar a papelada no Vida Organizada e decidi aplicar.
contas-8
A minha pasta tem exatamente 12 divisórias, uma para cada mês do ano.
contas-2
Nela eu guardo documentos, contas, boletos, tudo separado pelo mês do pagamento/recebimento.
contas-3
AGENDA PARA DATAS: Eu sempre anotei datas e coisas importantes no meu caderno de organização, mas percebi que ele estava ficando um pouco bagunçado e como nele eu não tenho um lugar exato para cada dia do mês (como uma agenda), acabava esquecendo muita coisa. Para minha alegria na semana do meu aniversário ganhei essa agenda fofinha da HeyInvent e foi a solução dos meus problemas.
Infelizmente algo que eu ainda não consegui fazer, é agendar pagamentos que eu tenho que fazer ao longo do mês para a mesma data. Então seja no começo, meio ou no final do mês, sempre tem alguma conta vencendo.  Eu já desencanei da ideia de ficar guardando todas essas datas na cabeça, pois tem hora que ela pifa, rs. Como eu trabalho com o blog e alguns serviços freela, datas e prazos são coisas muito importante para mim. Pelo fato da agenda ser dividida por cada dia do ano, ficou muito mais fácil ficar de olho nas datas e eu também estou usando para as coisas da facul, pois sempre tem aquela lista de exercícios que a gente esquece de entregar né?
contas-1
PLANILHA: E por último, algo que eu nunca deixei de usar: a planilha de controle de gastos. Eu uso a mesma que tem disponível para download aqui no blog. Ela me ajuda muito a ter uma visão rápida dos gastos e a controlar tudo com muita facilidade, já que ela faz todos os cálculos sozinha.
contas-4
Três atitudes simples, mas que me ajudam muito a manter as coisas em ordem por aqui.
E vocês, organizam como? Deixem ai nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...