sábado, 1 de junho de 2013

A Mentirinha Nossa de Cada Dia



A questão entre a fidelidade de um casal vai muito além das relações extraconjugais. Me parece que este é justamente um dos maiores problemas dos relacionamentos amorosos. Pequenos atos de omissão e de mentira para salvar a própria pele (ou poupar a pele do parceiro) vão criando uma grande distância afetiva entre os pares. Nunca vi maior agente de separação do que os segredos! A curto prazo eles podem poupar a relação. A longo prazo, dificilmente isso se aplica.

Os motivos para tantos pontos cegos são muitos, mas normalmente envolve pelo menos um desses dois fatores: uma falta contra o relacionamento ou um companheiro que não respeita a individualidade do outro.

Um dos tipos que mente tende à ser cercado de medos a respeito das consequências de seus desejos. Então ele escolhe o desejo, mas não tem coragem de assumi-lo (ou melhor dizendo, assumir-se). Tão bom seria se todos tivessem a coragem de ser em essência e em aparência a mesma coisa. Talvez a questão do distanciamento que a mentira provoca nos relacionamentos seja de pouca importância, sendo muitíssimo mais grave o distanciamento que ela causa em nós próprios.

A partir do momento que meu parceiro só pode entrar em determinadas áreas de minha vida aparece um limite. Um muro, que deixa bem claro: você só pode entrar até aqui! E muitos fazem isso não porque possuem um grande segredo para esconder, mas sim porque temem que o parceiro invada seu território e se torne o novo ditador, dizendo quem pode e quem não pode entrar nessa cidade. Enfim, medo de que o outro se transforme no chefe dos sistemas legislativo, executivo e judiciário de seu próprio território. E que bom seria se ninguém confundisse pessoas com propriedades. Nesse caso o medo é o de fundir-se (e confundir-se), de perda da independência.

Algumas pessoas tem tanto medo disso que quando começam a gostar de alguém logo querem correr para bem longe! Mas aqueles que já se conhecem muito bem não se confundem mais, mesmo se entregando ao amor!

Fonte: Terapia em dia.
Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Rô Carvalho.

2 comentários:

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...