quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Egoísmo, como viver com ele...


FONTE PORTAL DO AMOR


E por que o egoísmo é uma praga para o relacionamento? Porque ele é totalmente oposto ao significado de amar, que em resumo é doação. Amar é colocar a dedicação ao outro sempre antes do próprio interesse. Quem realmente sabe amar entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria.

Logo, uma pessoa egoísta não é capaz de demonstrar amor, não é capaz de cuidar do ser amado, muitas vezes o abandonando por causa de suas próprias necessidades e vontades. Claro, que como outras pragas como o ciúmes, existem níveis de egoísmo normais e prejudiciais.

O grande problema surje quando duas pessoas completamente opostas se apaixonam. Uma delas é uma amante potencial (no sentido de saber amar, saber doar) e a outra é extremamente egoísta e só pensa no seu próprio bem estar. Parece que a incompatibilidade é eminente e que duas pessoas tão diferentes jamais conseguirão ficar juntas.

Se nesse momento você identificou sua relação nesse cenário, muita calma! Em nenhum momento disse que essas pessoas não podem ser felizes juntas, apenas que o percurso a ser percorrido é mais tortuoso, ingrime e com maiores obstáculos. Mas chegar ao destino depende da vontade dos dois, de muito treinamento, paciência e persistência.

Estar com uma pessoa egoísta é uma tarefa difícil. Se sentir desprezada e sem importância deixa qualquer um se sentindo um nada. Vale a pena? Quanto tempo uma pessoa em sã consciência agüenta tanta falta de atenção, carinho e cuidado? Será que apenas o amor que sente é suficiente para lidar com uma pessoa egoísta?

Cabe a cada um responder a essas perguntas. Seu(sua) parceiro(a) que é egoísta sabe e aceita esse defeito e tem vontade de ser diferente?

Se a resposta for sim, vocês terão grandes chances de sucesso, afinal o primeiro passo para uma mudança é a auto aceitação das dificuldades e defeitos. Só de você saber que ele(a) quer ser melhor e quer aprender a amar já é suficiente para te dar energia para caminhar todo o trajeto junto dele(a).

Porém, se a resposta for não, a chance de brigas para o resto da vida e de uma desilusão é grande. Quem sabe amar e se doar sofre por não receber o mesmo do(a) companheiro(a). E imaginar que a pessoa não aceita e não quer mudar é penoso e prejudicial para a vida à dois.

Portanto, assim como o ciúmes, o egoísmo pode acabar aos poucos com um amor.

Se você sabe que é uma pessoa egoísta tente ser diferente, aprenda a amar; você não precisa ser um Don Juan, mas apenas respeitar as necessidades do outro vai fazer seu relacionamento durar muito e ser forte.

Se você tem uma pessoa egoísta ao seu lado, tente mostrar para ela o quanto você sofre e quanto ela te magoa; e se mesmo assim ela não quiser mudar, a escolha da sua felicidade estará em suas mãos.

Aviso importante

ESTE BLOG ESTÁ DE ACORDO COM A LEI 9.610 DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET.
PARA VER A POSTAGEM DE ORIGEM, CLIQUE NA FONTE OU NO AUTOR.

Obrigada pela visita e volte sempre!

RÔ CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...