O passo a
passo de um bom plano de negócios
1. Sumário executivo
É uma descrição clara e concisa do negócio. Evite hipérboles - como "modelo revolucionário" ou "tecnologia de última geração". O plano serve para mostrar que o modelo é sustentável. E não para impressionar pessoas.
2. O produto
Mantenha o foco. Não tente ser tudo para todos. Inclua um cronograma lógico para aumentar a oferta de produtos.
3. O mercado e a concorrência
Mostre em detalhes o mercado em que pretende atuar. Quem ganha dinheiro? Como ganha? Quem são os clientes? Use dados disponíveis na literatura de negócios e nas análises de consultorias e bancos de investimentos.
4. Planejamento de marketing e vendas
Não basta mostrar que o mercado existe ou apenas quantificá-lo. Deixe claro como encontrará seus clientes e como chegará até eles.
5. A equipe de gestão
Responda a duas perguntas: quais são as competências de cada gestor e as habilidades necessárias para a execução do negócio. Reconheça quando for necessário trazer talento de fora.
6. Os riscos e as oportunidades
Uma das maiores falhas de um plano de negócios é deixar de incluir os prováveis obstáculos que a empresa enfrentará e os planos de contingência.
7. Planejamento financeiro
Esse item deve antever o fluxo de caixa até pelo menos dois anos depois do negócio se tornar auto-sustentável. E, claro, não deixe de apontar a expectativa de retorno.
É uma descrição clara e concisa do negócio. Evite hipérboles - como "modelo revolucionário" ou "tecnologia de última geração". O plano serve para mostrar que o modelo é sustentável. E não para impressionar pessoas.
2. O produto
Mantenha o foco. Não tente ser tudo para todos. Inclua um cronograma lógico para aumentar a oferta de produtos.
3. O mercado e a concorrência
Mostre em detalhes o mercado em que pretende atuar. Quem ganha dinheiro? Como ganha? Quem são os clientes? Use dados disponíveis na literatura de negócios e nas análises de consultorias e bancos de investimentos.
4. Planejamento de marketing e vendas
Não basta mostrar que o mercado existe ou apenas quantificá-lo. Deixe claro como encontrará seus clientes e como chegará até eles.
5. A equipe de gestão
Responda a duas perguntas: quais são as competências de cada gestor e as habilidades necessárias para a execução do negócio. Reconheça quando for necessário trazer talento de fora.
6. Os riscos e as oportunidades
Uma das maiores falhas de um plano de negócios é deixar de incluir os prováveis obstáculos que a empresa enfrentará e os planos de contingência.
7. Planejamento financeiro
Esse item deve antever o fluxo de caixa até pelo menos dois anos depois do negócio se tornar auto-sustentável. E, claro, não deixe de apontar a expectativa de retorno.
10 Erros Comuns Ao Se Iniciar Um Novo Negócio
Primeiro
de tudo, parabéns pela corajosa decisão de iniciar um novo negócio!
Isso pode ser o início de uma aventura incrível – contanto que você seja
esperto e fique focado. Os erros irão acontecer – o objetivo é
construir uma base sólida para que, caso você caia, seja fácil de se
levantar. E com a preparação e o planejamento certo, você pode se
preparar para estes erros com antecedência.
Vejamos aqui quais são os erros mais comuns e como você pode evitá-los:
Não pesquisar seu mercado-alvo
Descubra o máximo de informações
possíveis sobre o seu público-alvo. Você precisa conhecer seus hábitos e
comportamento como consumidores: onde eles estão, seus canais de
comunicação favoritos, seus níveis de renda e assim por diante. Quanto
mais você sabe sobre as pessoas que você deseja ter como seus clientes,
mais focado o seu o seu plano de marketing será, melhorando a relação
custo-benefício dele.
Plano de negócios incompleto
Começar um negócio sem um plano sólido e
responsável é besteira. Você deve ter algum tipo de previsão financeira
para as despesas, um plano de marketing inicial, a composição do seu
público-alvo e seus concorrentes e, o mais importante, alguma ideia de
como o seu negócio será rentável. Sem um plano de negócios que se baseia
em pesquisa e conhecimento, você não vai ser levado a sério por ninguém
no mercado, e você vai descobrir que é impossível gerir o seu negócio
dessa forma.
Emprestar dinheiro de amigos e familiares
Isso geralmente termina em uma
catástrofe. Se você tiver uma grande ideia e um plano de negócios bem
organizado, você deve ser capaz de receber empréstimos de instituições
especializadas nisso. Você realmente quer a família e amigos envolvidos
em suas decisões de negócios? Você quer arriscar a relação com as
pessoas que você ama? Seja inteligente e resista à tentação, mesmo que
eles se ofereçam para ajudar.
Esperar lucro imediato
Novos negócios costumam levar dois anos
para se tornarem rentáveis. Verifique se você tem capital suficiente
para mantê-lo durante esse período, porque no começo você irá, na maior
parte do tempo, gastar dinheiro, e não fazê-lo. Saber disso e
preparar-se para esta situação não só irá ajudar a mantê-lo funcionando,
mas também irá evitar que você perca o ânimo durante este difícil
período de crescimento.
Não focar no cliente
O mercado de hoje é muito voltado ao
consumidor. Você precisa se concentrar em oferecer soluções que atendam
os interesses de seus clientes – pois é aqui que o seu lucro real se
encontra. Se a sua empresa fornecer-lhes algo de valor em suas vidas,
eles permanecerão sendo clientes fiéis que irão recomendar seus serviços
com facilidade.
Não testar
A única maneira de descobrir exatamente o
que funciona para o seu negócio é planejar, testar e analisar. Isto
deve ser feito de uma forma controlada e em pequena escala, se possível.
Não basta investir todo o seu dinheiro em publicidade aleatória ou
marketing de massa. Teste diferentes estratégias em um pequeno grupo e
analise os resultados antes de dar um passo maior.
Fazer seus próprios serviços jurídicos e contábeis
Se você não tem anos de experiência e
prática em direito comercial e contabilidade, provavelmente você não
deva confiar apenas em si mesmo com algo tão importante como o seu
próprio negócio. Especialistas são considerados especialistas por uma
razão, então contrate-os e durma tranquilo.
Confiar em acordos verbais
Ter um bom relacionamento com
prestadores de serviço é algo fantástico. Ainda assim, quando há
dinheiro envolvido, você precisa ter um acordo por escrito para proteger
seus interesses. E os contratos não devem ser apenas uma formalidade –
ao assinar um, certifique-se que você realmente entende e concorda com o
seu conteúdo.
Tentar fazer tudo sozinho
Existem tantas coisas para cuidar com um
novo negócio que, mesmo se você estiver planejando algo pequeno, você
vai precisar de assistência muito em breve, mesmo que temporariamente.
Procure pessoas cujas habilidades se equilibrem com as suas, de modo que
você possa se concentrar no desenvolvimento de suas ideias e no
gerenciamento do seu negócio.
Sacrificar relacionamentos pessoais
A maioria dos esforços empresariais
requerem dedicação em tempo integral, e pode atrapalhar os
relacionamentos íntimos e familiares, se você permitir. Você precisa do
apoio de seus entes queridos, por isso não os ignore-os. Manter uma vida
privada saudável é fundamental para o seu bem-estar e, se você não
fizer isso, eventualmente a sua empresa também será afetada por ela.
Fonte: Px.Wix
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