sábado, 30 de novembro de 2013

Estudo da semana: Rede Sociais, Mundo Virtual

By Rô Carvalho.

Vou confessar uma coisa a vocês, eu sabia dos Direitos Autorais em toda sua atuação, estudei isso por que tenho um Blog, mas não sabia de assuntos relacionados ao mundo virtual em si e suas aplicações de Leis e Direitos. 
Recentemente, o assunto mais comentado nas redes sociais foi o Monitoramento no Brasil, até mesmo nossa Presidenta foi monitorada pelos USA. Foi tantos disse me disse, e deu muito pano pra manga nas especulações. Também vimos vários assuntos relacionados a vida de famosos, atrizes, atores,cantores(as), e toda sorte de pessoa pública, que vira e mexe é fuçada no mundo virtual. Uma Lei foi criada por causa de uma atriz famosa que teve suas imagens divulgadas na internet,Lei Carolina Dieckmann.
Bom até aqui  tudo bem, é um direito de qualquer cidadão se manter informado pelo que navega na internet. E eu sou muito curiosa também e pesquiso sobre diversos assuntos. Mas aí percebi que até minha curiosidade excessiva em saber mais e mais,podia me comprometer...Como assim? As vezes não somos bem interpretados, até mesmo nas postagem do Blog informativas sobre assuntos de sexo, de saúde, de humor, etc...Por que cada pessoa tem uma mentalidade que pode ser apreciativa ou depreciativa, vai de como é interpretado o texto, ou a imagem ou seja lá o que foi publicado.
Mexer com mundo virtual dá trabalho, e a Lei dos Direitos Cíveis ainda dá muitas brechas as interpretações expostas na rede/internet.
Outro dia postei uma matéria sobre PRECONCEITO, expus até o âmbito jurídico, mas principalmente, e por ser eu a Blogueira expus minha linha de raciocínio. Fui claro e sincera em dizer que não sou perfeita e o único preconceito que tenho é com mulheres de má índole. (Estou tão comportada hoje rsrsrs, sou e tenho preconceitos com piriguetes, pronto falei rsrsrs). Esse creio eu, ser meu único preconceito, por que acho inadmissível uma mulher envergonhar a classe de muitas outras que lutam ainda por direitos diante da sociedade, que no geral é preconceituosa em tudo mesmo...Mas fora isso,não tenho preconceito com Negros,brancos, pardos, amarelos, religiosos, ou de qualquer opção sexual, tenho amigos gays e lésbicas, e convivo normalmente, não tenho preconceito de aparência física, pra mim seja gordo,magro, careca, cabeludo, feio ou bonito, ele será sempre um ser humano,igual a mim, imperfeita, imperfeito...
Mas já sofri e sofro preconceito,o famoso Bullying da atualidade. Não estamos livres de ser vistos com olhos depreciativos e preconceituosos, seja em qualquer lugar, no trabalho, no seu grupo religioso, na escola, na faculdade, enfim, em todo lugar existirá sempre alguém que não apreciará algo em você...acostume-se amigo, pois você não poderá processar todo mundo, por não te aceitar como você é...
Mas voltando ao assunto em questão,que é o Mundo Virtual, e especificamente as redes sociais, fui ver muitas coisas que na verdade nem sabia que existia para se questionar Direitos na Internet. Fiquei pasma...é sério,fiquei de boca aberta no grande conteúdo que o Dr. Google me deu nas buscas...rsrsrsr...
Vou mostrando alguns tópicos interessantes que achei e devo compartilhar com meu público Blogueiro...

Das características fundamentais das redes sociais

São características fundamentais das redes sociais virtuais:
(a) abertura: como regra, as redes sociais virtuais são abertas ao ingresso e participação de qualquer pessoa que tenha acesso a rede mundial de computadores. Por outro lado, ninguém é obrigado a permanecer nas redes sociais, podendo abandoná-las a qualquer momento.
(b) porosidade: as redes não possuem uma estrutura rígida. “Uma rede pode se desdobrar em múltiplos níveis ou segmentos autônomos, capazes de operar independentemente do restante da rede, de forma temporária ou permanente, conforme a demanda ou a circunstância” (MARTINHO, 2001). Nas palavras de Fábio Duarte e Klaus Frei: “Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente” (DUARTE & FREI, 2005, p. 156).
(c) ausência de hierarquia: na medida em que funda relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes, todos são iguais e ao mesmo tempo diferentes entre si. É a diversidade de talentos e experiências dos participantes, colocados em paridade, que resulta na riqueza das redes sociais (apesar de ser este, também, o principal elemento dificultador dos processos de articulação das redes).
(d) conexão pela identidade: o ponto de conexão entre os freqüentadores das redes se dá por meio da identidade estabelecida entre eles. Segundo Fritjoj Capra: “Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações”. (CAPRA, 2005, p. 156)
(e) o compartilhamento de informações: as redes permitem o compartilhamento, entre os seus usuários, de dados e informações nos mais variados formatos: textos, imagens, vídeos, sons, etc.
(Fonte: www.jus.com.br)

Essa é só uma introdução daquilo que realmente é importante frizar hoje. O facebook é hoje no Brasil,o campeão de acessos diários, essa rede usada por muitos, (também acesso muito) tem um histórico abaixo:
(a) Facebook: rede social fundada em fevereiro de 2004, por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ex-estudantes da Universidade Harvard. Nela, usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. Possui mais de 800 milhões de usuários cadastrados, sendo a maior rede social do mundo e a mais freqüentada entre os brasileiros, atualmente, com 30,9 milhões de usuários únicos no mês de agosto de 2011 ou 68,2% dos internautas no trabalho e em domicílios (IBOPE Nielsen Online).(Fonte jus.com).
 Diante de números e fatos, posso afirmar que hoje também é a mais que causa prejuízos sociais e pessoais...Devido a imensa quantidade de imagens na rede, informações partilhadas, conteúdo as vezes sensual, que ressalvo,  nem é a intenção de se propagar a imoralidade visual, mas porque achou que isso não iria causar danos a outros, privacidade invadida, fotos expostas pessoais, enfim...um leque de coisas e as conversas no bate papo do face, de cunho pessoal,privado e que se fosse levado a sério,não seria vasculhado os históricos pessoais e expostos muitas vezes para denegrir outras pessoas...Se eu fosse ficar falando só de facebook, levaria o post inteiro...deixo isso para outra postagem, pois meu foco é: Legitimar os Direitos Privados e Direitos de cidadão ao uso da internet aos seus fins pessoais e profissionais.
Indo pelo pressuposto de que é meu (seu) direito de ir e vir, adentro em uma questão bem ambivalente que é a profissional e uso de internet. A empresa tem por dever ao empregado,informar que seu computador é monitorado. Visto que por ter acesso e autorização a acessar suas redes sociais, ele pode ser analisado, questionado, sofrer bullying, e ser demitido por ter sua privacidade e seu direito de ser como é, invadido. A postura de um profissional não deve ser avaliada por seu estilo de vida pessoal, suas predileções sexuais, sua forma de se relacionar com outros em sua vida pessoal, sendo assim é para âmbito jurídico importante saber se o monitoramento foi devidamente exposto ao empregado...(Vendo aqui todos os textos que li, há várias brechas sobre esse assunto. Mas o que entendi, é que a empresa pode sim monitorar,desde que o empregado tenha ciência disso. pois é de direito Constitucional sua privacidade.)
Bem abrangente esse assunto em questão, então eu resolvi colocar abaixo os posts mais interessantes que li, e espero que todos possam também ficar mais a par desse assunto interessante e atual em nossas vidas hoje, que é o uso da internet. Para mim tem sido de grande valia, haja visto que sou usuária em redes sociais, Blogueira Voluntária que tira seu tempo para partilhar informações de boa qualidade.
Tópicos interessantes retirados do site www.jus.com.br. Um site que esclarece muito sobre direitos Cíveis, trabalhistas e criminais, gostei tanto desse site, pois ele traz uma linguagem menos rebuscada e de fácil interpretação...Tenho certeza que irão apreciar também.
***Obs: é só clicar em cima do tópico e será redirecionado a pagina original. ***

 

Como podem observar são muitos tópicos relacionados a um mesmo assunto de interesse público.
O mais importante é que se saiba exatamente onde haverá uma investida para se questionar a conduta do empregado... 

Esse texto aqui me chamou a atenção:
*Nos danos desse gênero o ofendido se vê privado do direito fundamental,  constitucionalmente assegurado, de, respeitando o direito alheio, livre dispor de seu tempo fazendo ou deixando de fazer o que bem entender. Em última análise, ele se vê despojado de seu direito à liberdade e à sua dignidade humana.[7]*

Observei que é de direito humano, pessoal e intransponível, ter suas próprias idéias e atitudes na vida pessoal, direito de ser você mesmo, (direito de ser EU mesma). Ou seja,ter idéias formadas, ações que gosta de executar, ter o livre arbítrio de ter sua religião ou não, e tudo que se refira a sua integridade psicológica e efetiva no meio em que vivi.
 
Caro leitor, temos direito de ser como somos...Se temos defeitos são nossos, se não somos bonitos diante de uma sociedade com padrões distorcidos de beleza, somos assim, e seremos assim sempre, pois a cada ser é aceitável agir como acha que deva agir no âmbito sociável...ou não...
Amei tanto essa pesquisa, e saber que graças a Deus, meus direitos como cidadã, humana, blogueira, cheia de falhas sim, mas confiante de que posso estar me melhorando a cada dia são também defendidos na Lei dos Homens ou como queiram Leis Brasileiras. (Porque tenho certeza que a Lei Divina é perfeita e não há como escapar dela...quem deve paga e quem merece recebe!)
 
Me senti temerosa de ter que parar de blogar...pois eu gosto muito de escrever, e também partilhar postagens...me senti segura agora de poder respirar e dizer: Puxa posso ser eu mesma...graças a Deus,isso não me impedirá de obter meu ganha pão honesto...
 
Eu sei respeitar Leis e regras, mas é melhor quando as conheço a fundo...
 
Deixo meus parabéns ao Site www.jus.com.br...Serei com certeza mais uma a acessar sempre e me manter informada sobre meus direitos legais...e também a aprender o que devo ou não fazer como cidadã brasileira.
 
Próxima postagem voltando a falar de Bullying...(Preconceitos em geral) 
 
Bjosss
 
Obrigada  pela visitinha e volte sempre ;)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...