A redação pelo parágrafo – Parte 4: Tipos de parágrafo
O assunto muitas vezes determina a estrutura do parágrafo. Os tipos
de parágrafos usados na composição do texto possuem princípios
estruturais. Dentre eles, temos os parágrafos de: introdução,
exemplificação, comparação e contraste, repetição de ideias, definição,
causa-e-efeito, eliminação de alternativas, analogia, classificação e
divisão, processo mecânico, descrição, ordem espacial, narração,
dissertação, métodos combinados e conclusão.
Introdução – o parágrafo introdutório delimita o
assunto da informação ou opinião. Requer um tema (o que?) e o tipo de
leitor (para quem?), estabelecendo um período tópico forte e claro.
Algumas maneiras interessantes de começar o parágrafo introdutório: (i)
narração de uma anedota ou fábula; (ii) citação; (iii) pergunta; (iv)
estatística; (v) definição sofisticada de um termo; (vi) oposição
rápida; (vii) fato recente.
Exemplificação – o exemplo ou ilustração transmite
com mais vivacidade o pensamento. Parte da apresentação do geral (classe
ou categoria) para o particular (exemplos), prestando maiores
esclarecimentos. Os exemplos podem usar conectivos como: por exemplo, a
saber, tais como.
Comparação e contraste – usado para mostrar as
semelhanças ou diferenças entre dois assuntos. Após sem enunciado o
período tópico, o parágrafo pode ser desenvolvido comparando aspecto por
aspecto dos assuntos; como também, ser desenvolvido primeiro um assunto
(primeira metade do parágrafo), para depois tratar do outro assunto
(segunda metade do parágrafo).
Repetição de ideias – utilizado no parágrafo para
dar ênfase e clarificar a ideia central, elaboradas por meio de frases
originais e com palavras novas.
Definição – método bastante utilizado para explicar o
que uma coisa é ou o que um nome significa. A definição pode ser: (i)
formal, colocando o termo dentro de uma classe ou família e depois
recebendo características próprias; (ii) etimológica, explicando o
assunto pelo emprego do sentido etimológico da palavra; (iii)
estipulativa, selecionando apenas um sentido do assunto; (iv)
sinonímica, elucidando rapidamente o termo com um sinônimo; (v)
parentética, breve explicação do tempo dada entre parênteses, travessões
ao após uma vírgula; (vi) longa, um trabalho científico pode incluir
vários tipos de definição (formal, estipulativa, etimológica).
Causa-e-efeito – são enfatizados as conexões entre
resultados (efeitos) e os seus precedentes (causas), começando com a
introdução de um efeito e passar a explicar as causas, ou abrir com a
causa para depois explorar os efeitos.
Eliminação de alternativas – reforça a ideia central eliminando as diversas alternativas.
Analogia – explicação por meio de comparação entre duas coisas diferentes, elucidando com mais facilidade o conceito difícil.
Classificação e divisão – no parágrafo são
enumerados e descritos as principais divisões do assunto, para
clarificá-lo, ou como introdução do assunto para futura discussão.
Assim, a classificação atinge três objetivos: servir como preparação do
texto; providenciar estrutura adequada; e contribuir para enriquecer o
assunto.
Processo mecânico – segue várias ações, em ordem cronológica, para se chegar a um fim específico.
Descrição – apresentam informações apropriadas sobre
algo (objeto, pessoa, itens diversos), respondendo algumas destas
perguntas: “o que é isso?”, “para que serve?”, “isto se parece com
quê?”, “de que é feito?”, “como funciona?”, “quando isto ocorreu?”,
“quem fez e como?”. A descrição é técnica (objetiva) ou sugestiva
(subjetiva).
Ordem espacial – parágrafo descritivo para construir
relações entre pontos cardeais (do leste para oeste, do norte para o
sul), posições (de cima para baixo, de baixo para cima, do centro para
fora, de fora para o centro, daqui para lá), tamanho (do pequeno para o
grande, do grande para o pequeno).
Narração – discurso relacionado com eventos que
ocorrem no tempo, seguindo, cronologicamente, o começo e o
desenvolvimento da história e respondendo a pergunta “o que aconteceu?”.
Dissertação – expressa uma tese, que pode ser
expositiva (discute o assunto com a finalidade de esclarecer, sem
convencer o leitor) ou argumentativa (tem a finalidade de convencer, por
meio de argumentos, o leitor).
Métodos combinados – pode-se combinar os vários
tipos de parágrafos, como o uso da dissertação argumentativa e da
comparação e contraste no mesmo parágrafo.
Conclusão – resume rapidamente o assunto,
apresentando algo interessante retirado do próprio trabalho e que dê
ideia geral do que foi dito, convencendo e impressionando o leitor.
Algumas sugestões: (i) não pedir desculpas; (ii) não fazer apenas o
resumo do que foi dito; (iii) não introduzir assunto novo; (iv) terminar
com uma citação que amplifique a ideia do parágrafo introdutório; (v)
terminar com uma alusão, citação de alguma figura mitológica ou
histórica; (vi) terminar com convite otimista.
Bibliografia: Figueiredo, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.