domingo, 16 de junho de 2013

Sexo faz bem a saúde física e mental.


Fonte. Kratia

Faça sexo. A mais vital das atividades físicas humanas faz bem para a saúde, inclusive a mental. São tantos os benefícios que, além dos psicólogos, os médicos também passaram a recomendá-lo - embora as relações sexuais não sejam remédio ou tratamento, propriamente dito. Melhor assim, pois está garantido que não há contra-indicações ou efeitos colaterais, nem mesmo é preciso usar com moderação. Assim como alimentação saudável e exercícios regulares, a atividade sexual regular alivia o estresse, ajuda no combate à depressão, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda é um excelente exercício aeróbico e anaeróbico.

"O sexo é um termômetro da saúde física e emocional do ser humano. Quem tem uma vida saudável tem um desempenho sexual satisfatório. No entanto, as pessoas que praticam relações sexuais com regularidade conseguem equilibrar seus hormônios e estimular suas potencialidades. Elas são mais felizes com elas mesmas".
Deixar de fazer sexo pode fazer mal à saúde, se não for algo muito bem resolvido: "Quando é uma opção deliberativa, por exemplo, a religião não permite, a pessoa canaliza a energia sexual para outras atividades. Já alguém que tem o desejo, mas reprime, corre o risco de sofrer de doenças psicossomáticas, como úlcera, infarto, asma brônquica e estresse", avalia o psiquiatra e sexólogo Ronaldo Pamplona da Costa, membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Isso ocorre, diz Costa, porque o inconsciente transfere para o corpo suas repressões e desejos.
Não é a toa que o sexo transforma, felizmente para melhor, o desempenho físico e psíquico de seus praticantes, já que ele modifica toda a química do corpo. Entre as diversas substâncias liberadas no ato sexual está a endorfina. Essa proteína afeta mecanismos cerebrais que controlam o humor, a resistência ao estresse e à dor e, principalemente, as sensações de prazer.

Por isso confira as doze provas sobre o bem estar que o sexo proporciona. Confira:

1) Combate resfriados e gripe: Manter relações sexuais uma ou duas vezes por semana podem elevar os níveis de IgA (imunoglobulina A), primeira linha de defesa para gripes e resfriados.
2) Queima calorias: o sexo pode ser considerado um exercício físico divertido, pois ao aumentar o fluxo sanguíneo faz o coração bater mais forte.
3) Regula os níveis de hormônios, o que melhora sintomas como menopausa e promove ciclos menstruais regulares.
4) Alivia dores de cabeça e física, por liberar o hormônio ocitocina, que atua contra a dor.
5) Reduz o estresse e a pressão arterial: O responsável também é a ocitocina que acalma e promove o sono, reuzindo o estresse.
6) Diminui o risco de câncer de próstata: Homens que ejaculam pelo menos cinco vezes por semana têm menos riscos de ter câncer de próstata.
7) Diminui o risco de câncer de mama: O aumento da frequência de relações sexuais diminui os riscos de câncer de mama.
8) Reduz o risco de doenças cardíacas: Segundo um estudo do New England Research Institute o sexo duas vezes por semana reduz o risco de doenças cardíacas em 45%.
9) Melhora a auto-estima e o humor: As pessoas sexualmente ativas são menos propensas a ter alexitimia. Um traço de personalidade caracterizado pela incapacidade de expressar ou compreender emoções, consequentemente melhora a auto-estima e o humor.
10) Previne a pré-eclâmpsia: Vários estudos têm demonstrado que se a mulher esteve mais exposta ao sêmen do parceiro terá menos riscos de pré-eclâmpsia.
11) Melhora o olfato, devido a elevação do hormônio prolactina no homem e na mulher. Esse hormônio desenvolve atua nos neurônios do bulbo olfativo do cérebro.
12) Melhora o controle da bexiga: A movimentação pélvica estimula o mesmo conjunto de músculos da bexiga, o que pode contribuir para evitar incontinência urinária mais tarde.
Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Rô Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...