sábado, 1 de junho de 2013

A verdadeira droga do amor - Ocitocina.



Fonte: Apotheca

Se fosse possível fazer uma droga do amor, a ocitocina seria sem dúvida o principal ingrediente. A ocitocina é um hormônio produzido principalmente pelo hipotálamo (uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa localizada perto do tronco cerebral, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária). A ocitocina é liberada diretamente no sangue através da glândula pituitária, ou para outras partes do cérebro e da medula espinhal. Embora provavelmente mais conhecida por seu papel no parto e amamentação, a pesquisa mostrou que a ocitocina pode ter muitos efeitos de longo alcance para homens e mulheres em muitas áreas de suas vidas, particularmente quando se trata de relacionamentos e envolvimento emocional.

Se voltarmos ao parto por um momento, podemos ver o quão poderoso podem ser os efeitos da ocitocina. Ocitocina desempenha um papel vital no desencadeamento e regulação das contrações uterinas. De fato, se as contrações não são fortes o suficiente para completar um parto, a mãe provavelmente será dada a ocitocina para ajudá-la ao longo do trabalho.

Durante o terceiro estágio do trabalho de parto, a ocitocina ajuda a garantir que a placenta e as membranas sejam entregues. Obstetras, muitas vezes, injetam na mãe ocitocina sintética após o nascimento do bebê para acelerar a entrega da placenta.

Após o nascimento, os níveis de ocitocina são muitas vezes ainda maior. Isso ajuda a proteger a mãe, porque a ocitocina faz com que o útero se contraia para parar a hemorragia.

Mas este não é o fim do envolvimento da ocitocina com o parto. A ocitocina é às vezes chamada de "hormônio de ligação". Para a sobrevivência dos mamíferos é fundamental que a mãe comece a nutrir e passar para os seus filhos imediatamente após o nascimento e os estudos revelaram que a ocitocina parece ser responsável por essa reação. É claro que para muitos bebês humanos o estabelecimento de uma ligação tão imediatamente após o nascimento não é uma questão de sobrevivência, mas os efeitos da ocitocina no cérebro ainda desempenha um papel importante no estabelecimento comportamento materno e o vínculo entre mãe e bebê. Você só tem que olhar para a mãe com seu bebê para ver o quão poderoso os efeitos da ocitocina podem ser, uma vez que ajuda a gerar o vínculo mais profundo e surpreendente.

A ocitocina também desempenha um papel crucial na amamentação, pois faz com que ocorra a "descida reflexo" permitindo que o leite flua e permitindo uma mãe para alimentar seu bebê. A ocitocina também desempenha o seu papel no ciclo menstrual de uma mulher como ela é responsável pela contrações uterinas que acompanham a menstruação e causar a expulsão do conteúdo uterino.

A verdadeira emoção em torno de ocitocina e seus efeitos para além do parto, lactação e da menstruação começou na década de 1990. Pesquisas posteriores revelaram que a ocitocina tem muitas outras funções e não apenas confinado à alimentação parto e de mama.

De fato, devido ao seu papel no parto e lactação, foi erroneamente assumido no início que a ocitocina era um "hormônio feminino". Sabe-se agora que não só é presente no sexo masculino, mas que também é importante para eles também. Por exemplo, novos pais também experimentam uma onda de sentimentos para com seu novo bebê e, assim como com as mães, a ocitocina ajuda a forjar esse vínculo e obter todas as informações importantes dessa devoção para com os seus descendentes. A ocitocina é também a razão pela qual formamos todos os tipos de conexões profundas não só com nossos filhos, mas com os nossos parceiros, amigos e até mesmo os nossos animais de estimação.

A ocitocina também pode ser responsável por transformar experiências potencialmente estressantes em oportunidades para expressar amor e alegria. Mais uma vez, olhar para o parto. Para muitas mulheres, o parto é uma experiência incrivelmente estressante que poderia facilmente dar origem a distúrbios de estresse pós-traumático, mas a ocitocina parece desempenhar um papel em ajudar uma nova mãe a gerenciar ambas as respostas emocionais e fisiológicas ela a uma experiência estressante e impedir Depressão pós parto. Acredita-se que é a ocitocina, que desempenha um grande papel em ajudar a gerar esses sentimentos. A ocitocina também ajuda a reprimir as lembranças da dor do parto tornando mais provável que uma mulher vai passar por tudo de novo e ter mais filhos.

Pesquisa também revelou que a ocitocina desempenha um grande papel nos aspectos não-procriativa de sexo. Homens e mulheres liberam a ocitocina durante o ato sexual - mas não só é a ocitocina liberada durante o orgasmo, ela parece ser responsável por causar orgasmos em primeiro lugar.

Às vezes chamado de "hormônio do aconchego", a ocitocina é liberada em resposta a uma variedade de estímulos ambientais, incluindo a pele-a-pele e estimulação cervical experientes durante o sexo. Em níveis normais ocitocina estimula um desejo leve a ser beijada e abraçada por seu amante. Mas sendo tocada (em qualquer parte do corpo) leva a um aumento nos níveis de ocitocina. Isso provoca uma cascata de reações dentro do corpo, incluindo a liberação de endorfinas e testosterona, o que resulta na excitação biológicas e psicológicas. Os nervos em zonas erógenas, tais como os lóbulos das orelhas, pescoço e genitais tornam-se sensibilizados pelos efeitos da ocitocina. Ela promove uma ligação de proximidade, intimidade e desejo que aumenta a receptividade sexual e o desejo de ser tocado provoca ainda mais a ocitocina para ser liberada e assim desejo e excitação são aumentados ainda mais. Simplificando, a ocitocina adora as preliminares.

Mas não é só nas preliminares do amor que a ocitocina atua, ela também desencadeia orgasmos poderosos. A pesquisa indica que a ocitocina faz com que os nervos nos órgãos genitais peguem fogo de forma espontânea, e isso leva ao orgasmo. Durante o orgasmo, os níveis de ocitocina masculino quintuplica, mas isto não é nada em comparação com os níveis de ocitocina feminino. Mulheres precisam de mais ocitocina, se quiserem chegar a um orgasmo e durante o pico da excitação sexual, os níveis de ocitocina chegam a níveis estratosféricos. Se este ponto for alcançado e o cérebro da mulher é inundado com ocitocina, ela pode certamente ser capaz de atingir orgasmos múltiplos.

E a boa notícia não para por aí - a ocitocina pode oferecer benefícios de saúde real. Ocitocina ajuda a regular os padrões de sono, acalmá-lo e contribui para uma sensação geral de bem-estar. É também a razão pela qual, por exemplo, as pessoas com animais tendem a se recuperar mais rapidamente da doença, por que as pessoas casadas tendem a viver mais e por grupos de apoio para beneficiar as pessoas com câncer. Embora ainda não totalmente compreendidas, acredita-se que a chave para os benefícios da ocitocina a saúde residem na sua capacidade de combater o stress e os efeitos do hormônio do estresse cortisol. Quase todas as doenças tem sua condição agravada pelo estresse - aliviar o stress inevitavelmente cura.

Dada a sua capacidade de gerar profundas conexões emocionais, e sua capacidade de combustão de sentimentos, intimidade e desejo sexual culminando em orgasmos poderosos, a ocitocina é realmente a coisa mais próxima de uma droga do amor.

Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Um comentário:

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...