sábado, 16 de março de 2013

Depressão e Ignorância


O título deste post ia ser Depressão e Falta de Informação. Mas achei que o outro título atrairia mais leitores, então agora que já chamei sua atenção, vamos ao que interessa!

Eu só queria dizer que fico impressionada com a falta de informação do público geral quanto à depressão. Já falei sobre a doença aqui no blog porque convivi anos com ela, li muito sobre o assunto e até hoje me policio (um dia de cada vez é o meu lema).

E confesso que até hoje fico surpresa ao ver gente educada falando que depressão é fraqueza. Queridos amigos e leitores, em pleno século XXI, com tantos artigos e livros publicados sobre o assunto, não é possível que tenha gente que ainda acredite nisso! Fico triste porque isso significa que o depressivo acaba sofrendo duplamente: com a doença (sim, depressão é doença e das sérias) e com o preconceito. Gente que nunca viveu isso na pele nem viu um membro da família sofrer e que acredita que depressão seja uma questão de escolha, força de vontade...ou sei lá o que mais.

Eu tive três depressões sérias que marcaram a minha vida em muitos aspectos. Me tratei, me conheci melhor e hoje sou uma pessoa mais sábia por causa disso. O que muita gente não sabe é que depois de uma primeira depressão, o risco de ter um segundo episódio é maior (principalmente se a primeira não for tratada, como foi o meu caso). Depois de uma segunda depressão, o risco de uma terceira é maior ainda. Depois de uma terceira, o psiquiatra geralmente recomenda medicamento de manutenção - o que significa que eu vou tomar antidepressivos a vida inteira. Não tenho a menor vergonha de dizer isso porque depressão é doença e como toda doença, deve (e pode) ser tratada.


Pra finalizar, recomendo um título excelente (que espero que vocês NUNCA precisem ler): O Demônio do Meio-Dia, Uma Anatomia da Depressão de Andrew Solomon. Quem quiser mais dicas, é só entrar em contato.

A Pri é psicóloga e escreveu um texto tão bom sobre o assunto que eu resolvi indicar a leitura pra vocês: Sobre as doenças psicológicas e psiquiátricas



Fonte: Blog Noites em Claro.


Aviso importante:
Este blog pessoal está de acordo com a lei.9.610 dos direitos autorais na internet
para ver a postagem de origem clique na fonte ou no autor.

Obrigada pela visita e volte sempre...

Rô Carvalho



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...