domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vou falar o que acho sobre preconceitos.

By Rô Carvalho;

Vou falar o que acho sobre preconceitos.
O dicionário diz que preconceito é:
**Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
No Brasil, preconceito é Crime, De modo geral,o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo". Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", ou "todos os ingleses são frios", o conceito de 'raça pura" e outros stress considerados por Freud, que costumam beirar a Loucura, segundo o médico clínico geral, que se aprofundou no estudo de pacientes com doenças não físicas. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar e/ou não - denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa, por vezes questionada pela Ciência e a Psicologia.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença e sentimento de Medo, segundo Freud, não necessariamente do conhecimento originado da Ciência, ou seja ele tem uma base irracional, ligada a Ideologia de um mundo imaginado e não real, Freud relacionava em sua obra ao chamado ... "conceito abstrato de República ideológico, que não é real nem para seus autores, Platão e Aristóteles, que tentou aprimorá-la dentro da Monarquia ...", e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio de Lógica - Matemática, compreendido apenas na chamada por ele Freud de "Nova - medicina" e que o mundo chama de Psicologia.
Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito.Essas atitudes, trazem muitas coisas negativas e e também problemas.[1]
Segundo Paradela e colaboradores (2006) [2], alguns buscam utilizar a ciência, especialmente a "genética", para criar situações que justifiquem o preconceito. De tal forma, os autores definem que que os fundamentos evolutivos para o surgimento da espécie humana e os aspectos genéticos a respeito da expressão de genes fornecem respaldo para a afirmação de que não há raças humanas. Adicionalmente, a classificação dessas supostas raças por características como cor de pele e inteligência não é aceitável.** Fonte Wikipedia.
Boa definição e ótima explicação para o PRECONCEITO, infelizmente apesar de ser bem divulgado pelos meios de comunicação e pelo Governo Federal, sobre o crime de preconceito, ainda existe muitos que desconhecem, ou simplesmente ignoram. Fico observando ao meu redor certos preconceitos com relação a credo religioso e também opções sexuais, e senão fosse só isso, os outros preconceitos, quanto a formação educacional, pobreza, magreza, obesidade, beleza, feiura, e por aí vai...rsrsrrs a Lista é enorme de preconceitos. Por que isso? Ao meu ver só existe uma simples explicação, o ser humano não se conforma e nem aceita nada diferente em sua cabeça, que não seja sua própria linha de raciocínio, e não há como fazer pessoas mudarem suas formas de pensamento, isso somente a pessoa que tem preconceito, que poderá mudar isso dentro dela. Infelizmente!!!! Heehehe
Pois cada ser é individual, em toda sua natureza humana e errônea, imperfeita de ser e existir...
Sempre digo a mim mesma, graças a Deus, que Ele em toda sua potencialidade e soberania nos perdoa e vê o quanto somos limitados.
Para aqueles curiosos como eu deixo um link do Código Penal.Lei n° 7.716, de janeiro de 1989.
Isso só para terem ciência de que qualquer tipo de preconceito é crime previsto em Lei. Mas a coisa vai mais longe que observar apenas a lei. No Brasil a proporção de vagas para empregos está criteriosa da seguinte forma: Idade, peso, aparência física, grau de instrução, etc...As empresas querem uma pessoa bonita, jovem, capacitada, nos padrões de peso que a sociedade acha que seja correta, e experiência. Vagas tem, segundo as pesquisas de mercado, mas o que falta são pessoas qualificadas, eles informam, assim na maior cara de pau, sendo que na verdade o que eles acham como qualificação nem sempre é o grau de instrução e experiência da pessoa, ou seja, entre escolher alguém que é jovem e bonito(a) a um que seja instruído e velho para os padrões da empresa, eles optam pelo jovem, mesmo sabendo que essa pessoa nem sempre tem as mesmas qualificações da mais velha, e não tão bonita...Isso é preconceito e ninguém faz nada pra colocar a boca no trombone...aff!!! Me chateia certas coisas, quando para observar...Mas...Quem sou eu neh verdade??? Um grauzinho de areia, uma misera semente de mostarda...uma gotinha no oceano...hehhehhe...Não poderei mudar o mundo,mas posso mudar o meu mundo...
Você deve estar se perguntando como assim? Minha linha de raciocínio funciona da seguinte forma:
O que é meu mundo? Meu mundo é onde vivo, pessoas que estão ao meu redor, circulo de amizades, convivência no ambiente de trabalho...como sou em meu lar...o que eu passo de positivo e negativo para as pessoas que convivem comigo....Meu mundo se resume a isso...
Uma pessoa que eu admiro muito e por quem tenho grande respeito e amor, falou e fala algo pra mim com essas palavras: O que você não quer pra você, não faça com os outros. Isso gerou em mim,uma disciplina de respeito ao meu próximo...Cada vez que me vejo sendo tentada a fazer algo, que não seja politicamente correto, paro, reflito, e retrocedo se caso for uma negativa daquilo que não desejo pra mim...Uma lição de vida...um mantra a ser exercitado diariamente... Outra coisa que aprendi também, errou? Peça desculpas...tente reparar seu erro, seja humilde, seja solidário, seja verdadeiro...seja honesto...
Não vou dizer que não erro, erro sim sou humana, imperfeita, passível de enganos, falhas, equívocos diários...Busco ser humilde...peço perdão,desculpas...tento me refazer...
Também não sou hipócrita de dizer que na minha mente eu não tenha nenhum tipo de preconceito. Ora bolas, sou gente...mas meu preconceito é só com piriguetes, vagabas, e mulheres que se enquadram em uma conduta moral que eu reprovo, não posso fazer nada quanto a isso, simplesmente não me desce ver esse tipo de mulher dando em cima de homens comprometidos, no mais o que elas fazem da vida delas é problema delas, sou da seguinte opinião: Quem planta colhe. Eu não me importo com a colheita delas, então, não se metendo no que é meu, ou ciscando em meu terreno, vivam da maneira que acharem melhor...rsrsrsrs
Isso é crime da minha parte? Não vejo assim, simplesmente é uma opinião pessoal minha que não atrapalha a vida promiscua de ninguém. Atrapalharia se eu colocasse verbalmente para as pessoas que as acho assim, citando os seus nomes, etc...Como não é um preconceito direcionado, estou isenta de penalidade criminal. Srrsrsrsrrs...É bom, saber um pouquinho de leis neh? Ufa a gente se safa de muitas coisas...rsrsr.
Para vocês terem ideia, como funciona as Leis, saibam que tudo tem uma brecha na Lei, ou seja, tudo pode ser modificado, desde que você tenha um excelente advogado,(todo advogado sabe como recorrer a uma causa) que estude seu caso, isso se você por um descuido deixou escapar seu preconceito para seu alvo...Exemplo: Uma amiga fez uma piada certa vez, com outra amiga, referente a obesidade, lógico que não usou palavras rebuscadas, disse que ela era uma baleia, horrorosa e que por isso não arrumava homem nenhum...Outro conhecido, o vi tratar com atitude de desprezo e humilhação, um senhor idoso e afrodescendente, (negro), usando a seguinte frase: Preto quando não caga na entrada, caga na saída...Puts meu!!! Me deu vontade de dizer um monte pra ele, por causa daquela frase ridícula, preconceituosa e mesquinha...Mas engoli em seco...Outro fato que também tive o desprazer de presenciar e por graças a minha coragem evitei, foi uma brincadeira que amigos de trabalho fizeram com outro companheiro, imprimiram uma folha falando de obesidade, e o buchicho referente a isso (fofoca é terrivel), estava longe já...o que evitei foi que a pessoa *saidinha*(sempre tem um engraçadinho), colocasse o nome do colega naquela folha e mostrasse para o mesmo...Fiquei pensando,poxa vida...como essa pessoa iria se sentir? Por que cada um tem uma forma de reagir diante de uma brincadeira, e sei que certas brincadeiras devem ser evitadas em ambiente de trabalho, até porque ali não é local pra isso...enfim...graças a Deus, me senti bem em evitar que isso atingisse uma pessoa...Se quero medalha de honra ao mérito por isso??? Não!!!! Obrigada!!! Simplesmente fiz aquilo que estou exercitando na minha vida...O que não quero pra mim, não faço com os outros.
Temos que vigiar sabe? Vigiar mesmo,existem pessoas que nascem dentro de uma denominação evangélica, ou outro credo religioso, mas não fazem um terço do que pregam, e aí vejo que ninguém mesmo será perfeito...
Talvez o texto de hoje, tenha tocado alguém, que por descuido fez algo para seu próximo, e se sentiu mal por que fez, ou por que julgou essa pessoa...Vai lá e diga fulano me desculpe...Não vai resolver 100% do problema, mas irá, fazer com que você comece a mudar suas atitudes,seus gestos, e seu pensamento...tudo tem um começo para começar, então que seja hoje sua nova busca pra ter um mundo pessoal melhor, por você e pra você...( Lembre-se: existe a Lei do retorno, ela é divina, tudo que vai, volta, igual um bulmerangue, cuidado com o que você anda fazendo, as vezes a intensidade com que as coisas voltam é tão grande, que você pode não suportar)

Obrigada pela visita em meu Blog Pessoal, e por curtir as reflexões que posto...Uma linda semana a todos, e fiquem com Deus...Bjoooo.... ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...