domingo, 26 de agosto de 2012

Como ser trabalhador autônomo



Estima-se que no Brasil haja mais de dois milhões de trabalhadores autônomos, alguns deles entraram no mercado independente por necessidade após uma inesperada demissão, outros escolheram que queriam ganhar a vida sem ser subordinado e obedecer horários. Mas quais as vantagens e desvantagens em ser um trabalhador autônomo? Qual o perfil ideal de pessoa para ser dar bem nessa modalidade de trabalho? Saiba como ser um trabalhador autônomo!

Instruções
O que você precisará

cartões de visita
Site, blog e/ou rede social do seu negócio
Telefone
Fax
Computador
Materiais de escritório

1
Como ser trabalhador autônomo Sobre ramo de atuação
Geralmente trabalham como autônomos, nutricionistas, psicólogos, vendedores, esteticistas, entre outros, seja lá qual ramo de atividade que você decidir atuar é preciso em primeiro lugar, ser muito bom no que faz, ter experiência na prática e estar sempre se aperfeiçoando através de cursos, palestras e leituras direcionadas. Decidir que será autônomo porque não conseguiu arrumar emprego deixa uma pergunta no ar: Por que você não está conseguindo colocação no mercado de trabalho formal? Se for por falta de qualificação, prepare-se melhor antes de embarcar em um mercado como autônomo, que tem várias vantagens, mas também instabilidade.

Organize um material de apresentação do seu trabalho (folder, site, etc.), contendo portfólio, cases, diferenciais e seus contatos: telefone, celular, fax, email, MSN e retorne a todos. Essa organização passará profissionalismo e terá mais chances de se dar bem.

Marketing: Lembre-se você não trabalha mais naquela empresa que já tinha uma carteira de clientes fixos, precisará conquistar os seus próprios clientes, por isso divulgue o que você faz, como faz e onde o cliente pode te encontrar.
2
Conquiste sua segurança
Registre-se como autônomo: Não é porque você vai trabalhar como autônomo que será ilegal, procure o INSS da sua cidade para se inscrever como autônomo, com a contribuição mensal ao INSS você garantirá benefícios importantes como auxílio doença, caso venha a precisar e terá uma reserva para aposentadoria lá na frente. Para mais informações acesse: www.previdencia.gov.br.

Previdência privada:
Além de contribuir mensalmente com o INSS, você pode garantir um futuro ainda mais tranqüilo, procure o gerente do seu banco e saiba as opções de previdência privada, contrate aquela que couber no seu orçamento e garanta uma velhice tranqüila.

Estratégias financeiras:
Quem não tem carteira assinada, não tem férias, 13º salário, nem FGTS para sacar, por isso mantenha suas contas em dia, evite financiamentos e poupe 10% dos seus ganhos, assim consegue se manter, mesmo que o seu negócio oscile.
3
Não embarque em canoa furada
Não é qualquer pessoa que pode ser e se dar bem como profissional autônomo, confira as características fundamentais:
- Ser pró-ativo, quem não consegue antecipar-se a possíveis problemas e resolvê-los rapidamente, enfrentará problemas para se manter como autônomo.
- Ser ágil, se o rendimento do profissional for baixo, não fará para as despesas, quanto mais para vencer como autônomo. Se não for ágil, “antenado” com as novidades do mercado no seu ramo, será “atropelado” pelos concorrentes.
- Ser determinado e persistente: Por mais que se tenha tudo planejado, o trabalhador autônomo precisa ter habilidade e disposição para lidar com a instabilidade e possível oscilação de contratos, ser determinado e persistente é indispensável.
http://www.blogger.com/img/blank.gif

Dicas & Advertências

Qualificação, disciplina, entusiasmo pelo que faz, ousadia com pé no chão e persistência, com esses ingredientes, você tem tudo para vencer no mercado como trabalhador autônomo.


Fonte:Assim se faz



Aviso Importante:Este Blog Pessoal está de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet.Para ver a postagem de origem clique na fonte.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!
Rô Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...