domingo, 11 de março de 2012

Fortaleza Sua Auto Estima Em Tempos De Crise


Fortaleça sua Auto-Estima em Tempos de Crise

:: Osvaldo Shimoda ::

A vida tem que ser levada com bom humor.
Sempre parti de um princípio que aprendemos
na escola: A regra-de-três, que consiste em
eliminar os denominadores e simplificar o
problema para encontrar a solução. Desdramatizo
tudo por profissão e temperamento.
Com isso vivo melhor.
Lan, Cartunista criador do Ziraldo.

Antes de entrar no assunto da auto-estima, gostaria de abordar um pouco a respeito da crise que estamos atravessando neste País. Aliás, a palavra crise dentro do ideograma chinês é Wei-Ji e tem dois significados: O primeiro é perigo e o segundo é oportunidade para mudar, dar uma virada na vida, um período crucial, decisivo para se mudar algo. Neste sentido, a crise convida todos a mudarem, a reverem a forma de pensar. Você pode notar que toda mudança vem precedida de uma crise. Agora, se você vê a crise como uma inimiga, se recusa a rever sua forma de pensar, acaba se fechando para a vida e se torna rígido e inflexível.

Observe as pessoas que tem uma vida infeliz, problemática, que estão desempregadas, tem relacionamentos difíceis, dolorosos, seja com seus familiares, cônjuges ou amigos. São pessoas rígidas, que estão presas a alguma coisa. Uma pessoa desempregada, muitas vezes, perdeu seu emprego porque se recusou a mudar, não se atualizou, não estava, portanto, aberta às exigências da nova realidade.

Por outro lado, a pessoa que vai bem profissionalmente é aquela que está sempre se atualizando, se movimentando que não se acomoda. É que nem o movimento das marés. Quando a maré sobe, se você ficar parado e não sair do lugar, a água vai te encobrir. Se você tem dificuldades de se relacionar com seu marido ou com sua esposa, é provável que esteja esperando que ele(a) mude, ao invés de provocar suas próprias mudanças.

A tendência da maioria é sempre esperar que os outros mudem, culpando-os e reponsabilizando-os pela sua infelicidade. Mas por quê? Porque mudar dá trabalho, você precisa abrir mão de muitas coisas, daí é mais fácil esperar que os outros mudem. Então, é preciso agir feito o bambu; ele é flexível, se molda de acordo com a força do vento. Diante de um vento forte, ele não oferece resistência, se adapta, por isso não se quebra. Da mesma forma, precisamos ser flexíveis em tudo na vida.

Nos dias atuais, o que mais as pessoas, a mídia falam é essa palavra: mudança. Mudanças na economia mundial, mudanças para o novo milênio, mudança de mentalidade, etc. Agora, mudar significa o quê? Significa transformar, soltar o velho e estar aberto para o novo. Porém, mudar assusta porque o novo é algo desconhecido e, portanto, ameaçador. Mas como diz um velho dito popular: Se você não mudar pelo amor, pela inteligência, vai ter que mudar pela dor, pelo sofrimento. Infelizmente, muitos preferem mudar pela dor, segurando o velho, o que é conhecido. Por outro lado, sua vida não flui, fica emperrada porque a vida funciona de forma dinâmica, nada fica parado, nada na natureza está estática, mas está sempre em constante movimento, em constante mutação. Na verdade, a dor, o sofrimento, tem uma função, que é o de convidar a pessoa a rever sua forma de pensar. Mas a maioria não faz isso até que seja forçado a mudar. Espera a dor vir para se transformar.

Tem gente que só muda quando está no fundo do poço. Freud, o pai da Psicanálise dizia: Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa tende a mudar. Aliás, este é um comportamento humano clássico. Você espera até aquele ponto máximo para provocar suas próprias mudanças. A razão pela qual nós temos tanto stress no mundo de hoje é muito simples: nós nos recusamos a mudar. Mudar o nosso próprio comportamento. Agarramo-nos rigidamente aos nossos padrões. Nós agarramos ao passado, às experiências do passado.
Observem que gastamos 80% do nosso tempo pensando no passado, principalmente nas coisas que fizemos e que não deram certo. Ora, se você tiver que ir ao passado, vá de maneira positiva e procure descobrir quais foram suas vitórias, tudo aquilo que você fez de bom, e que você pode celebrar e anote tudo isso e então use estas experiências para poder dar Poder às suas metas do futuro. A maioria dos seres humanos não têm metas claras. Numa pesquisa feita recentemente com 200 pessoas, foi perguntado: Vocês têm suas metas escritas diariamente sobre o que estão almejando? Apenas 4% responderam que escrevem as metas que têm a cada dia. Então, é preciso estar claro sobre quais são suas metas.

No meu consultório, ao indagar aos pacientes sobre suas metas, muitos se sentem incomodados e inseguros com a pergunta porque não acreditam que são capazes de realizá-las. Explico que todos nós temos o poder da escolha. E este poder não está lá fora. Está dentro de nós. E a única forma de alcançá-lo é através de uma viagem interna. Uma viagem interior, para dentro de sim mesmo. É por isso que os sábios praticam a meditação. Eles entram dentro de si para encontrar o Poder, para restaurar a sua autopercepção, eles viajam para fazer uma escolha consciente do que querem conseguir em suas vidas, ou seja, para alcançar suas metas, criam uma visão. Eles têm consciência que não basta ter vontade, desejo de se conseguir algo, mas é preciso visualizar o objetivo de forma que possam vê-lo, senti-lo e tocá-lo. Criam cenas mentais daquilo que almejam em suas vidas, através da imaginação e da visualização. Talvez você desconheça o Poder da imaginação como recurso para se alcançar algo em sua vida. Sabe-se hoje que a ciência vem estudando a fundo o uso e o controle das ondas cerebrais ALFA nos estados mentais. A Alfagenia, denominação dada pelo Dr. Anthony Zaffuto, em seu livro Alfagenia, como usar as ondas cerebrais para melhorar sua vida, se baseia na geração de estágio eletroencefalográfico ALFA, ou seja, gerando estas ondas cerebrais, com as quais iremos controlar nossa saúde física, fisiológica ou mental.
Nas olimpíadas de 1976, o psicólogo americano, Dr. James Counsieman, utilizou a técnica alfagênica , usando relaxamento e a visualização em estado ALFA e ajudou a equipe americana de atletas a conquistar 12 medalhas de ouro. Há pessoas que nem sequer ousam imaginar, visualizar cenas mentais daquilo que almejam, simplesmente porque não acreditam que são capazes de concretizar seus sonhos. Levam uma vida tão limitada porque têm uma cabeça limitada, acreditam e cultivam a crença na falta. Há um dito popular que diz: Rico pensa rico; pobre pensa pobre. E realmente quando você pensa pobre, irá viver uma vida de falta, isto é, falta de dinheiro, de amor, de saúde, etc. Será que vou conseguir pagar minhas despesa?. Será que vou adoecer?. Será que vou ser abandonada(o)? Vou ficar sozinha(o) . E se não der certo?

É preciso então, mudar seus padrões de pensamento, procurando nutrir seus pensamentos de coisas boas, ser alegre, ter espírito de criança. O grande mestre Jesus já dizia: “Se não te tornares criança, não entrarás no reino dos céus” . É preciso também ter atitudes adultas, tomando decisões e ter firmeza. Ser feliz quando tudo vai bem na sua vida é fácil; o difícil é ser feliz nas experiências dolorosas, buscar crescer sem perder o humor e a alegria. Em muitas situações, nós não podemos mudar os acontecimentos da vida, mas podemos mudar a maneira com que reagimos a eles. De que forma? Evitando cultivar o hábito de comentar aspectos de sua vida com as pessoas. Quando você têm o hábito de comentar algo negativo, está realçando, sublinhando esse algo. E, de tanto comentar, acaba materializando seu temor. É que nem o medroso, observe, ele só fala no medo. Ele só pensa e fala nas coisas trágicas, dramáticas. Por isso sua vida é tão complicada.

Muitas pessoas tendem a valorizar seus problemas e subestimar sua capacidade de resolvê-los . Lembre-se: Quanto mais você valorizar seus problemas, pensando, falando e se lamentando para os outros, mais eles aumentarão. Ao invés disso, comente, realce, sublinhe, pinte, desenhe algo que você tanto almeja, mas faça isso do fundo do coração. Verá que seu desejo se realizará. A vida está aí para ser vivida intensamente, mas se você fica preso ao passado, fica preso na sua mente temerosa, cheia de ilusões, isso vai impedi-lo de viver o momento. Veja o caso do radialista Osmar Santos. Você acha que ele depois do acidente de carro que sofreu, chegando a perder 1/3 de seu cérebro, se acovardou numa cadeira de rodas ou numa cama? Ele voltou a ser criança. Está reaprendendo a pensar, falar, andar. Tinha tudo para se sentir uma vítima, uma pessoa amargurada, queixosa, infeliz. No entanto, a cada dia se recupera, surpreendendo a família e a equipe de profissionais que o trata. Mas por quê? Porque ele gosta de viver; ele não desistiu de viver. É a vontade de querer viver que o faz se superar. Talvez ele nunca volte a ser aquele brilhante locutor de esportes da Rede Globo, mas está se superando a cada dia. Osmar Santos nos dá uma lição de vida do que é gostar de viver, dar valor à vida. Então, é preciso viver cada minuto dela, viver cada instante da melhor maneira .

Agora, para se ter entusiasmo em querer viver, é preciso antes de tudo viver bem consigo, cultivar um profundo respeito por si, gostar de tudo o que se refere a seu respeito, tanto aquilo que te orgulha, como o que te envergonha. Gostar verdadeiramente de si resulta em querer viver, ter paixão pela vida.
Quando você aprende a gostar de si, torna-se uma pessoa funcional do ponto de vista amoroso, sua vida se torna mais fácil e produtiva. Você se sente melhor, consegue o emprego que quer e seus relacionamentos se tornam mais carinhosos e nutritivos, resgatando sua capacidade de amar. Por outro lado, como dá para uma pessoa viver bem consigo e se valorizar se tem uma autocrítica acentuada? Vive se censurando, se criticando, se corrigindo constantemente. Agora, porque será que uma pessoa vive se corrigindo? Na verdade, é porque tem uma auto-imagem negativa. Auto-imagem é como você se vê, isto é, o que você pensa e sente a seu respeito. ”Eu sou uma pessoa fracassada, nada dá certo na minha vida”. Se você pensa assim, é porque têm uma auto-imagem negativa. Agora, você tem uma auto-imagem positiva, se pensa que é capaz, competente, merecedor e se julga uma pessoa valorosa.

E o que você pensa e sente a seu respeito, vem da forma como seus pais, tios, avós, professores, o viam e falavam de você. É preciso também vencer seus pensamentos autolimitadores do tipo: “Não consigo, não posso, não sou capaz”. Veja o caso de atletas que sonham com medalhas nas olimpíadas. São exemplos do que é se superar. Numa das Olimpíadas passadas, uma atleta de maratona chegou por último na linha de chegada e foi aplaudida em pé dentro do Estádio. Mas porquê foi aplaudida em pé se foi a última a chegar? Foi aplaudida porque cumpriu o que se propôs a fazer. Chegou toda cambaleando, “torta”, mas chegou. Cumpriu sua meta. Se superou!!!
A maravilha da vida humana apenas existe e se perpetua porque os espermatozóides nunca perdem a fé. Mesmo os mais deficientes e frágeis, com milhões de concorrentes mais fortes, nunca desistem da busca e luta pelo tão sonhado óvulo. Aliás, a própria vida é uma testemunha de fé. Tudo em nós e no Universo foi feito para crescer, evoluir, acertar, consertar, ser feliz. Pôr-se ao contrário disso é buscar a dor e a infelicidade. Por isso, não faça da vida um depósito de lamentações, críticas e artimanhas. Creia em si. Acenda uma luz que ilumine toda a estrada. Seja alegre, resistente ao desânimo e descobrirá a felicidade. Acenda o otimismo!!! Lembre-se: O fogo no palito de fósforo ou na floresta começa de pequena faísca. Sejamos essa faísca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...