quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como lidar com homens que não querem compromisso


Escritor ensina como lidar com homens que não querem compromisso
Steve Carter é autor de "Homens que não conseguem amar"



Escritor ensina como lidar com homens que não querem compromisso Divulgação.

Carter diz que homens com medo de compromisso devem ser encarados como portadores da síndrome do pânico Foto.


O encontro foi perfeito, mas o telefone não tocou no dia seguinte. Ou pior, vocês passaram um mês intensamente apaixonados e ele simplesmente desapareceu do mundo logo depois. Se isto soa familiar, cuidado. Estes são sinais claros de relações com homens com fobia de compromisso, explica o escritor americano Steve Carter, autor do recém-lançado "Homens que não conseguem amar" (ed. Sextante). Em entrevista, Carter fala do livro, que é um manual para mulheres que buscam entender este comportamento tipicamente masculino ou, melhor, querem aprender de uma vez por todas a não se envolver com este tipo de homem.
Quais os principais sinais de que a mulher está diante de um homem com medo de compromisso?
O histórico amoroso dele é sempre o melhor termômetro. Se ele tem uma certa idade e nunca namorou sério, morou com alguém ou pensou em se casar, é bem provável que isto não vá mudar. Não espere que ele transforme seu comportamento em nome do amor. Outro sinal óbvio, mas que as mulheres insistem em não reconhecer, é quando ele diz que tem um problema com compromisso e relacionamentos sérios. Não fantasie, ele vai dizer que quer mudar, e ele pode até acreditar que um dia vai mudar, mas não espere que isto aconteça na sua vez. Se o homem tem dificuldade de organizar suas finanças, tem uma história profissional conturbada ou está há anos sem emprego fixo, é melhor se afastar. Infelizmente, os sinais são sempre claros, as mulheres é que têm dificuldade de percebê-los.
Por que as mulheres sempre encontram motivos para justificar este comportamento masculino?
É mais fácil culpar a si mesmo porque assim sentimos que temos algum controle da situação. É uma forma de não fazer o papel de vítima ou de coitadinha. As mulheres, quando um relacionamento dá errado, repetem que não investiram o suficiente, não se doaram o suficiente, não foram pacientes o bastante... É claro que nada disso é verdade. Mulheres, muitas vezes a culpa é do homem que não sabe se comprometer e ponto final.
É possível tomar as rédeas da situação?
Em um relacionamento assim, a mulher nunca consegue ter o controle da situação. Sinceramente, nem ele. Por isso, se você está numa relação destas, o importante é cuidar do seu bem-estar emocional. Aprenda a se proteger. Não se entregue tanto, mantenha uma distância e esteja preparada para dar um ponto final na situação se ela sair dos limites. Se um homem com fobia de compromisso está pressionando por mais intimidade de forma ambígua, saia correndo!
Quais os maiores erros que as mulheres cometem quando se envolvem com este tipo de homem?
Os erros são vários, mas o principal, sem dúvida, é tentar mudar o novo parceiro. Infelizmente, nenhuma mulher muda um homem, isto é trabalho para psicólogos. Elas assumem que ele vai mudar para melhor em breve, quando o que acontece é justamente o contrário, o comportamento piora com o passar do tempo. Outro problema é tentar ser a parceira perfeita, aquela que compreende tudo, não se chateia com nada e faz tudo para agradá-lo. Mulheres, a culpa não é de vocês! Ser a parceira perfeita só vai afastá-lo ainda mais, porque isto vai alimentar seu pânico de intimidade.
No livro, você menciona que é um fóbico em recuperação. Por que a mudança?
Mudei quando resolvi me comprometer a uma vida emocionalmente mais saudável. E percebi que não teria isso se ficasse sozinho para sempre. A maioria dos homens com medo de compromisso não pensa assim e ainda por cima acha que só está sozinho porque não encontrou a pessoa certa (risos). Fiz terapia e isto me ajudou tremendamente. Hoje sou casado e muito comprometido em manter uma vida a dois feliz. Porque também tem isso, muitos homens se casam e vivem como se fossem solteiros... Traem suas esposas, se afundam em trabalho, evitam o sexo e criam conflitos toda vez que a relação fica íntima demais.
O sexo pode atrapalhar o início de um relacionamento?
As relações sexuais, em teoria, servem para aumentar a intimidade entre duas pessoas. Mas essa proximidade aumenta o pânico de quem tem medo de compromisso. Não podemos esquecer que o homem com este medo tem uma sensação claustrofóbica quando se aproxima de uma nova mulher. Quanto mais rápido a mulher se aproxima, maior é o pânico. A contradição – e a armadilha para elas – é que os homens com medo de compromisso são os que mais forçam a barra para a intimidade e o sexo no início de uma nova relação.

Mesmo se a mulher for devagar, ele vai colocar uma pressão para acelerar o ritmo das coisas. Quando ele consegue o que quer, entra em pânico, é realmente confuso. Mas se você olhar para um homem com medo de compromisso como alguém que tem algum tipo de distúrbio de pânico, fica mais fácil conduzir a situação e até prever suas reações.
Homens com medo de compromisso podem mudar?
Primeiro, as mulheres nunca devem tentar mudar um homem. Nunca. É algo que não funciona e pode custar anos de sua vida. O homem só vai mudar quando ele quiser, quando ele estiver pronto. Acho que eles podem mudar, mas é quase impossível sem a ajuda de um profissional especializado. E como este processo demora anos, é melhor sair fora e arrumar um parceiro mais estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...