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terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Montando o cardápio semanal ;)


Reeducação alimentar requer disciplina, e para nós mulheres que trabalham fora de casa, requer um esforço a mais nessa luta diária de se manter bem alimentada.

No meu caderno de organização, esse está sendo um ponto bem complicado de se definir, aí mais uma vez, fui em busca do Dr.Google pra me ajudar a montar ao meu gosto meu cardápio semanal.

Primeiro ponto e o mais importante, as compras no supermercado. Como verduras, legumes e frutas deterioram rapidamente,anotei que devo ir ao supermercado semanalmente, para fazer a feirinha da semana, é mais prático e econômico também, porque assim não estragará nada. Escolha o dia promocional do mercado mais próximo a você, aqui o dia de promoção da feirinha é na quarta-feira e na quinta-feira, escolhi a quinta-feira,porque fica mais perto do fim de semana. Mas só poderei fazer isso até começo das aulas, então vou passar pra quarta-feira, ou acordar mais cedo e ir ao mercado antes do trabalho, coisa que não acho muito bom srrsrsr...

Priorize as frutas e legumes da época, assim você economiza.

Legumes para facilitar eu faço conservas, cozinho tudo separadamente, escorro, e fervo a metade da medida do vidro, e depois acrescento dois copos de vinagre, só coloco uma colher de café de sal, e para dar um sabor na conserva eu coloco 3 dentes de alho cortados em fatia, pimenta de cheiro ou pimentão em tiras grandes, e uma cebola cortada em fatias grossas, só pra realçar o sabor da conserva. Mas se você não gosta de conserva por causa do vinagre, cozinhe os legumes e guarde em recipientes separadamente na geladeira.

Os Ingredientes:
Agua e vinagre
Sal
Pimentão
Alho
Cebola
Chuchu cozido e fatiado
Cenoura cozida e fatiada
Vagem cozida e cortada em pedacinhos.
Couve flor ou brocules    
Ovos de codorna a gosto. (eu coloco pq adoro srsr)

Em um vidro grande e esterilizado,você coloca fazendo camadas diversas os legumes, por ultimo despeje a agua e o vinagre ferventes, espere um pouco e tampe o vidro.
Como faço em um vidro grande dá pra semana toda, eu cozinho a beterraba separada, por causa da cor, e faço uma conserva a parte, a diferença é que na agua que ferve além do sal eu acrescento uma colher de açucar, despejo em cima e e fecho o vidro.

As verduras eu lavo e deixo em um saco mesmo, não compro muito também, geralmente rúcula,almeirão e couve...faço com tomate.
Compra da semana...
O que não pode faltar na geladeira:
Rúcula, almeirão,couve.  
Tomate
Cenoura
Beterraba
Chuchu
Abobrinha
Vagem
Pimentão
Batata.
Batata doce
Berinjela
Maracuja
Laranja
Maçã
Abacaxi
Uva
Mamão
Melão
Limão
Gengibre
Hortelã

Montarei agora meu cardápío:

De segunda a sexta feira, só alterarei a carne, fazendo cada dia uma diferente pra não enjoar. Detalhe usar carnes sempre magras, grelhar, ou cozinhar,nunca fritura...rsrsrs Minha vesícula agradece muito...rsrsrs   
Café da manhã:

Suco de berinjela com laranja, limão e linhança.

Almoço 11:30 hrs:

Conserva de legumes, um pratinho com rúcula, tomate,um bife médio, suco de maracujá com maçã, hortelã e gengibre.

Lanchinho da tarde 16:00 hrs (geralmente estou no serviço essa hora)

Levar uma fruta, e um iogurte.

Jantar 20:30 hrs:

3 colheres de arroz.
Conserva de legumes
salada verde (qualquer folha verde)
Feijão verde (contem menos calorias e é rico em vitaminas)
Um peito grelhado.
Suco de Cenoura,laranja, gengibre e hortelã.

Lanchinho antes de dormir:
Um copo de leite ou um iogurte  ou uma fruta.

Como observaram, eu no almoço não como arroz, pelo simples detalhe que só eu como alguma coisa no almoço, meu marido faz um café reforçado da manhã e sai pra trabalhar, por isso priorizo o arroz e o feijão na janta...  

Sábado e Domingo eu me dou ao luxo de comer um mousse, um pudim, e fazer algumas receitinhas diferentes,mas só aos finais de semana e moderadamente... Vamos ver se esses 8 quilos não vão embora de vez em 2014 rsrsrs

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