Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Motivação Para a Vida

MOTIVAÇÃO PARA A VIDA
por Geraldo de Souza -

A vida é um dom maravilhoso que recebemos de Deus. Deus criou este Universo maravilhoso e colocou nele o homem para ser feliz, para conquistar sonhos, prosperidade, vencer; enfim, viver uma grande e maravilhosa aventura. É essa fé que devemos ter, acreditar que este Universo conspira a nosso favor. Estamos neste planeta com a missão de jamais perdermos a fé, devemos ter a certeza da vitória do presente sobre o passado e de que a solução para os nossos problemas está dentro de nós, precisamos aprender a nos conectar conosco, a ouvir a nossa voz interior.

Em primeiro lugar devemos nos amar, nos valorizarmos enquanto pessoa que tem sonhos, que tem desejos e viver em busca da realização desses sonhos definindo objetivos e metas que nos conduzirão ao alcance desses objetivos. Devemos perder os medos que nos impedem de descobrirmos as nossas qualidades, as nossas potencialidades, de reconhecermos que temos uma missão, e que Deus nos deu esse dom maravilhoso da vida, mas com uma grande responsabilidade que é a de sermos felizes e de darmos manutenção a sua obra de criação. Muitos correm atrás da felicidade sem saber que a felicidade é um estado de espírito que se encontra em seu próprio coração, e pior, confundem felicidade com conquista de bens materiais, os quais são importantes é claro, pois nos trazem conforto, mas não significam felicidade. Felicidade é voltar a sonhar, a se amar, a viver de uma forma simples.

Outro fator importante a ser repensado e modificado é a questão sobre passado, presente e futuro:

Passado: Devemos encarar o passado como algo que não existe, já passou, não temos como mudá-lo e, portanto o passado deve ficar enterrado. A única coisa do passado que devemos manter em nosso presente são as coisas boas que ficaram, sobre as lembranças positivas, aquilo que realmente nos traga algum beneficio no presente, fatos que nos mostram que fomos capazes de lutar, que enfrentamos as dificuldades e vencemos, aprendemos e crescemos, e reconhecer que muitas vezes esse crescimento veio através de erros e quedas que foram de fundamental importância. O que fazemos de errado é ficarmos amargando um passado que não pode ser modificado, alimentando o que deu errado, lembrando tristezas, mágoas, rancores, que só trazem desesperança e desmotivação. Devemos fazer o exercício de auto perdão, reconhecendo nossos erros como oportunidades para aprendizado para futuros acertos. Devemos aprender a nos perdoar e a pedir perdão eliminando tristezas, rancores, mágoas, tudo de negativo que nos impede de crescer.

Todos os fatos desagradáveis, todos os obstáculos, todos os problemas são formas que a vida encontra para nos testar, para que busquemos dentro de nós as soluções e respostas que nos façam superá-los, ganhar força e crescer em aprendizado galgando um degrau a mais na escala da vida. E podemos ter certeza de que a vida não nos coloca diante de problemas e obstáculos que não possamos suportar, se os problemas vem para nós é porque temos condições de enfrentá-los e superá-los.Devemos, pois não reclamar tanto diante das dificuldades e vicissitudes que a vida nos coloca, mas agradecer a Deus, pois é através delas que crescemos e aprendemos.

Futuro: Devemos deixar de viver ansiosos e angustiados por coisas que estão previstas para acontecer no futuro, deixando de viver o presente na expectativa de fatos e acontecimentos futuros, correndo atrás do amanhã, ou mesmo deixando para amanhã o que pode e deve estar realizando hoje. O futuro a Deus pertence, e só Deus sabe se estaremos ou não aqui amanhã.

Presente: Passe a encarar o hoje como sendo o último dia de sua vida. Devemos valorizar sim o presente, o aqui e agora traçando metas e correndo atrás da realização de nossos sonhos e objetivos. Descubra o quão importante você é, existe alguém em algum lugar que espera por você, que acredita em você, que te ama... E você como se coloca diante da vida, qual a sua atitude? Quais os seus sonhos? O que você está fazendo para realizar seus sonhos, para conquistar seus objetivos. Você acredita em você? Você reconhece seus potenciais? Você se conhece? Você se ama?

É importante que façamos uma reflexão sobre quem realmente somos, se temos nos valorizado, se gostamos de nós, se temos buscado a realização de nossos sonhos. Muitas vezes assumimos posturas que vão contra a nossa alma, que não são condizentes com o que realmente queremos, escolhemos relacionamentos, ambientes, profissão, roupas, atitudes, baseados em aparências ou em medo da crítica, negando nosso verdadeiro eu, e trazendo tristezas, mágoas, insatisfação, frustração e daí advém uma vida de tristeza e dor, nos sentimos derrotados, e a nossa auto-estima é jogada no lixo. Precisamos parar e refletir sobre o que vale e o que não vale a pena em nossa vida, sobre o modo como estamos vivendo, sobre as coisas que estamos fazendo, sobre o nosso trabalho, sobre as pessoas de nossos relacionamentos, enfim, o que está realmente valendo a pena. Precisamos passar tudo na peneira e deixar apenas o que realmente vale a pena, o que realmente está contribuindo para o nosso crescimento, para o alcance de nossos objetivos, o que nos faz realmente felizes. E a partir daí tomar uma decisão de mudança, abandonando tudo o que não vale a pena, tudo o que nos faz infelizes e nos impede de crescer.

Quando acreditamos em nós e definimos nossos verdadeiros objetivos nada nos tira do nosso caminho, nem problemas, nem dificuldades, nem doenças, nem drogas, nem mentiras, nem solidão, nada nos abala, pois sabemos o que queremos e confiamos em nós. Somos os responsáveis pelas nossas derrotas e pelos nossos sucessos, colhemos o que plantamos, somos os responsáveis pelos nossos atos, temos livre arbítrio e devemos manter o leme de nossa vida em nossas mãos, e não entregá-lo a mãe, pai, namorado, amigo, filhos, doença, trabalho, drogas, etc., enfim não entregá-lo a ninguém.

Devemos valorizar o momento presente, cuidando de quem amamos, de nós, praticarmos o exercício do amor e perdão para conosco e para com todos os que nos cercam, para com a natureza, para com os animais, para com o Universo...

Fonte: Compilado por Fátima Corga, Terapeuta do Instituto Luz (publicação autorizada a Geraldo de Souza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares