Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

sábado, 1 de junho de 2013

Frases que devemos evitar


Fonte: Psicóloga Marisa
Frases que bloqueiam nossa mente
Desde muito cedo em nossas vidas ouvimos ditados, conselhos e lições de moral, grudam em nossa mente e, com o tempo, se transformam em bloqueios, culpa e insegurança.
Aprenda a identificar essas frases e tente se libertar dessas armadilhas, pois podem gerar muita angústia desnecessária.
Pare um segundo e pense: Tem alguma frase que você costuma dizer ou escuta muitas vezes ou que surge em sua mente naqueles momentos quando você tem que tomar uma decisão ou dar um passo importante?
Vou dar os exemplos que a jornalista Liane Camargo de Almeida Alves menciona em sua bela matéria:
“Seja sempre muito forte!”.
“Você podia fazer melhor!”.
“Ande depressa!”.
“Eu sou assim e pronto!”
E outras mencionadas com detalhes abaixo.
Porque não devemos mencionar estas frases
Essas são frases que podem te deixar atordoados e, com o tempo, podem minar sua auto-estima e bloquear suas ações.
Muitas vezes a gente nem nota que está se aprisionando, repetindo afirmações disfuncionais como se fossem verdadeiras.
Tudo o que falamos formam o molde de nossas ações, pois as crenças internas comandam todos nossos sentimentos e atitudes.
É isso que ensina a psicologia cognitiva. A palavra cognição significa pensamento. Os pensamentos que você permite que andem pela sua cabeça vão determinar tudo em você, vão determinar as atitudes que você vai tomar, determinam se você reage bem diante de uma fechada no transito, ou se você grita feito um louco com o outro. Os pensamentos que você permite que andem pela sua cabeça determinam se você permite que seu marido, esposa, namorada, noivo, o que for, te trate com desrespeito. Seus pensamentos determinam se você vai ficar deprimida ou se você vai ter atitude e dar a volta por cima.
Seus pensamentos determinam se você vai passar a vida ansiosa, com pânico, com medo do outro, com fobia social, ou se vai finalmente viver a vida e não se arrastar na vida.
Porque deixamos que pensamentos disfuncionais comandem nossa vida?
Segundo estudos, o cérebro não consegue guardar na memória as milhares de informações que recebe durante a vida toda, precisa que selecionar algumas. Nossa memória arquiva partes de cada informação. O perigo está justamente em considerar esta parte como o todo. É como se seu cérebro fizesse um resumo de tudo que recebe durante o dia, e serão retidas na memória as informações que foram vividas com maior carga emocional. Estas frases que mencionarei a seguir normalmente são ditas com grande carga emocional, mas não significa que sejam verdadeiras.
Analise comigo o significado de oito frases que eu selecionei e podem causar angústia e prejudicar as relações. E veja porque a psicologia te aconselha a varrê-las da sua mente.
1- “Eu sou assim e pronto!”
Parece a síndrome de Gabriela “Eu nasci assim, eu sou mesmo assim, Gabrieeela!!”. Lembram da musica?
Perceba que ninguém é a mesma coisa o tempo todo. Querer se manter como você já se viu alguma vez só significa que você sofre da síndrome do “chinelo velho”, ou seja não abre mão do velho e confortável conhecido por mais que ele seja horrível.
Vamos aprender a desfrutar de novas possibilidades, para novas formas de ser.
2- “Nunca dá tempo para nada!”
“Estou exausta!” e “Nunca consigo fazer o que quero”. Repita isso muitas e muitas vezes e verá sua vida travada de vez. Já vi muita gente “dar pulinhos no lugar” o dia todo, e no final do dia não realizou nada. Porque? Normalmente é porque a desorganização não permite.
A dica é: Use um pouco do seu tempo para aprender um pouco de logística, de organização, e perceberá que será o melhor tempo já “gasto” na sua vida.
Comece tentando sozinho, às vezes dá, mas quando não estiver conseguindo procure um psicólogo que ele te ajuda a trabalhar essas neuras.
3- “Seja forte, você pode agüentar!”
É muito bom se perceber forte. Existe um termo em psicologia “capacidade de resistência à frustração” que é levado a sério demais por algumas pessoas. Perceber que nem tudo é uma catástrofe é ótimo, mas achar que você sempre vai poder suportar tudo, é exagero.
Se dê o direito de delegar tarefas, de pedir ajuda, de contar com outras pessoas. Tem até outra frase que ajuda a contra equilibrar esta “O que não tem solução, solucionado está”. Isto é diferente de agüentar. Isto é aceitar.
4- “Filho de peixe peixinho é!”
Já foi muito bonito ter todos na família com a mesma profissão, morando no mesmo bairro, com total identificação de valores e costumes. Mas será que isso é possível? Será que forçar essa barra não e exigir um modelo irreal?
Esse tipo de frase não oferece espaço para as diferenças, para a diversidade.
Perceba como pode ser divertido que um coelhinho seja filho do peixe.
5- “Coitadinho, tão bonzinho!”
Ao dizer isso, você deve achar que está protegendo essa pessoa. Ledo engano, você está contando pra ela que ela é vitima, e como toda vítima é incapaz de lidar com suas dificuldades sozinha.
Sem dizer que a pessoa que usa esse tipo de frase está no mínimo “se achando o máximo”, como se ele fosse superior ao “coitadinho” ali a sua frente.
Não diga isso principalmente se você pretende ajudar esse pessoa, mostre a ela o potencial que ela tem e pode ser usado para enfrentar as dificuldades.
6- “Não jogo fora porque pode servir no futuro!”
Essa frase é muito parecida com “Não jogo fora porque isso tem valor sentimental!”. Ok, é possível que alguma coisa possa ser útil em um futuro próximo, ou guardar algumas lembranças nos torna mais humanos, mas a repetição desta frase faz quer que tudo deve ser guardado sempre, e quando vamos ver encontramos armários e corredores entulhados de coisas que jamais serão usadas mesmo porque não dá nem pra encontrar algo útil no meio disso tudo.
Uma das coisas mais gostosas da vida é renovar. Tirar o velho e colocar o novo, novas possibilidades, novas cores, novos sentimentos.
Se você percebe que não está conseguindo abrir espaço para o novo na sua vida, significa que sua mente está cheio que “travas” te segurando num passado que deve ser superado.
7-“Você poderia ter feito melhor!”
Essa é a lei do perfeccionista. A pessoa que repete este tipo de frase normalmente faz muito menos e em pior qualidade que a maioria das pessoas. É o paradoxo do perfeccionismo, quanto mais quer fazer melhor e melhor, mais ansioso fica, mais tempo demora para fazer, mais reclamação recebe das pessoas e por fim, mais considera que precisa melhorar.
Acredito que você ficou cansado só de ler o parágrafo anterior. Imagine esta pessoa que aprendeu esta frase como lema de vida.
Aceitar pequenos erros significa aproveitar oportunidades de experimentar o novo, de aprender coisas novas, que então podem ser aplicadas em uma vida muito mais significativa.
8- “Ande mais rápido!”
Esta frase me lembra outra: “Quanto mais se tenta ir depressa, mais devagar se vai”. No fim o resultado é esse mesmo, a ansiedade não te faz mais ágil ou inteligente, te faz paralisar.
Mude esta frase para: “Ande no seu ritmo, aproveitando o que de melhor você pode tirar das experiências”, e perceberá que será desta forma que você chegará mais rápido em todas situações.
Um psicólogo o ajudará a manter seus pensamentos da forma mais positiva possível.

Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Rô Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares