quarta-feira, 27 de março de 2013

Os sete pecados capitais...

By Rô Carvalho.


Hoje vou falar dos 7 pecados capitais... gula, preguiça, soberba, ira, luxúria, inveja e avareza. Mas, a gente sabe também que tem um pouquinho de cada um deles...
Então, quando é que esses comportamentos se tornam pecados, que ferem a outra pessoa e o próprio pecador?
Eu não estou aqui hoje somente pra falar sobre os sete pecados capitais, nem tão pouco falar sobre religião...Religião prende, dá confusões, Deus é libertador, Ele não julga, não humilha, não ofende, e nem faz os seus filhos oprimidos e ignorantes...Ele é supremo...Oniciente, onipotente, onipresente...Então para aqueles que professam um credo religioso especifico, sugiro que antes de criticar meu texto, leia com toda sua atenção e com a mente aberta para mudanças produtivas em sua vida...sem julgar, por favor...rsrsr...Você apenas conhece meu nome, e não minha história, e também não ganha salário de Juiz pra andar fazendo isso de graça, não é verdade? Srrsrsr
Por isso começo falando da Gula:
1- Gula: É o desejo incontrolável por comida. Comer somente por prazer, em quantidade superior àquela necessária para o corpo humano. Essa definição de Gula, vai além do que o corpo humano precisa pra se manter, ela é também origem de problemas psicológicos enraizados na pessoa, onde pra escapar de seus anseios e angustias, ingeri comida e mais comida, pra suprir sua carência, muitas vezes emocional...Pessoas gulosas, geralmente são obesas, e com tendências a serem criticas demais, julgadoras demais, pois se veem na necessidade de querer se sobressair de alguma forma, achando assim, defeitos nos outros dos quais realmente é portadora. Comete então inúmeros pecados capitais...
2- 2- Avareza ou ganância: É o apego pelo dinheiro de uma forma exagerada, uma vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Um desejo descontrolado, uma cobiça à bens materiais, ganância. Vivemos em um mundo onde bens materiais, posses, status, são cada vez maiores de se observar...existem pessoas que ficam fazendo o mal aqueles ao seu redor, simplesmente pra garantir um espaço, usam de meios vis e torpes, como fofocas, pequenas obras de efeito contra quem é a ameaça, que supostamente ele acha em sua cabeça que o roubará de seus interesses materiais para atingir seus objetivos...usam de má fé...de falsidade, de esperteza e todos os meus que possam garantir seu posto...Limitam-se a viver sugando, o tanto que podem para sempre obter mais e mais...fazendo assim, uma bola de neve para seus interesses...e vai sendo assim mais um pecador...e mais e mais.
3- 3- Inveja: É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo. Nem sempre inveja quer dizer que quer algo material da outra pessoa, pessoas invejosas, ficam a espreita de qualquer coisa que elas não conseguem ter ou ser. Exemplo: Inveja uma pessoa por sua simpatia, por sua delicadeza, por sua educação, por sua garra, por sua inteligencia, ou no contexto em geral, inveja a pessoa por que vê nela as qualidades que não consegue obter para si...os invejosos, também usam de coisas baixas, como fofoca, planos arquitetonicos de desmoralizar e inferiorizar a pessoa invejada...De um carater dissimulado, usa de muita falsidade para estar sempre próximo a pessoa invejada, até mesmo, parecendo ser o melhor amigo, ou a pessoa que mais lhe quer bem...Cuidado redobrado, pois o fatos psicologico de um invejoso e igualmente baixo nos ardis para se conquistar seus objetivos.
4- Luxúria: Consiste no apego aos prazeres carnais, sexualidade extrema. Não estou falando de apenas sexo, ou se fazer sexo...Pessoas que deixam-se envolver pela luxuria, são sem limites e portam-se de maneira vulgar, e usam mesmo o sexo para seus mais profundos interesses, sejam: materiais, físicos, e afins...Quer reconhecer um praticante de luxuria? Veja suas fotos em redes sociais, veja seu comportamento em festas, veja seus trajes diários, e veja a quantidade de parceiros sexuais que essa pessoa tem...Lembrando só que uma pessoa é considerada promiscua, quando já teve mais de 30 relacionamentos...então, mulherada, cuidado com o excesso de liberdade, e com aquilo que vocês buscam pra suas vidas...Um homem quer sim e deseja sim,uma mulher sensual, atraente, mas quando ele vê que a mulher é mais rodada que as rodas do carro dele, ele cai fora...Luxuria é também um desvio de personalidade, existe uma doença patológica, de pessoas viciadas em sexo, existe tratamento especifico para isso no DASA. Grupo de auto-ajuda. Compulsivos sexuais...enfim, na fase da luxuria aguda, a pessoa perde valores morais e sentimentais, trazendo a ela mesma e outras pessoas vários problemas, financeiros, de saúde e emocionais...Pecado sim...
5- Preguiça- É a negligência ou falta de vontade para o trabalho ou atividades importantes. Preguiça é a inatividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. Tem gente que tem preguiça até de pensar, e quando tenta fazer esse esforço, da cabeça dele começa a exalar um cheiro fétido de fezes...rsrsrsr...é verdade pessoal, a preguiça incapacita o ser humano de ser ativo em sua vida, em qualquer área...Tudo lhe é dificultoso, tudo lhe dá fadiga, tudo lhe prende a um estado de estagnação...e resta pouco pra lhe chegar a morte...srrsrsrs...Pessoas preguiçosas, são aquelas que geralmente se encostam nas outras, para resolverem tudo, seus problemas, suas dificuldades, seus afazeres, e são os mais queixosos de tudo , reclamam que não conseguem, reclamam que não podem fazer, por isso, por aquilo...e está aí mais um pecador...rsrsrsr Necessita de tratamento terapêutico e de energias novas e focos novos...mas nunca é capaz de ir em busca disso...
6- 6- Ira- É definida como a raiva , contra alguém e o desejo de vingança .Pessoas que são dominadas pela ira, geralmente são as que mais maquinam vinganças, além de querer mostrar ao mundo pelo grito, e pela força o que querem, jamais dão a outra pessoa a oportunidade de se mostrar, ou fazer com que aquilo que lhe veio a cabeça seja conversado e resolvido com calma e serenidade...Pessoas dominadas pela ira, são mais propensas a ataques de fúria e as que cometem homicídios com mais facilidade, pois não sabem dosar sua raiva e sua frustração...Patologicamente são pessoas voltadas a praticas ilegais, sujas, baixas, e mesquinhas...são egoístas natos, não interagem cordialmente, são pessoas que querem sempre forçar os outros a aceitá-las como ela é...Eu tomo muitos cuidados com pessoas que são doentes de ira...já fui vitima de uma...
7- Vaidade ou orgulho: É um conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo, se julgando melhor que o outro. É o orgulho excessivo, arrogância e soberba, preocupação excessiva com o aspecto físico para conquistar a admiração dos outros. Hoje em dia é o que mais se vê, usam de tantos meios pra se fazer um exterior aprazível, mas esquecem-se de que o mais bonito é aquilo que trazemos dentro de nós, zelar pelos bons sentimentos...zelar por bons convívios...Sempre digo: por fora bela viola, por dentro pão bolorento...de que adianta fazer plástica de bunda, peito, barriga, e afins, se não pode fazer uma plástica interior? Se acha que estou hipócrita em dizer isso, saiba que não recrimino quem fez ou fará plásticas no corpo, eu faria com certeza, mas estou querendo dizer que: O principal é poder mudar internamente como ser humano em evolução... Aí sim valeria a pena...orgulho? Odeio gente orgulhosa, que não sabe o significado na integra da palavra humildade...e para esses que não sabem, vou lhes dizer o que é ser humilde... Ser humilde é assumir sua pobreza e se achar rico, é não ligar ou dar valor as coisas do mundo; como andar com roupas de grife, etc., etc., A perfeição não existe , mas muitos estão tentando se reformar intimamente, já é um bom caminho andado. Mas não é só isso ser humilde, ser humilde consiste em saber tratar as pessoas, sejam elas, doutores, ou um faxineiro, ser humilde é ser verdadeiro, e não querer ostentar ou ser o que não é...Ser humilde é saber partilhar...Amo partilhar...por isso sou blogueira, cada post que faço no meu Blog não é para me vangloriar e me mostrar, longe de mim...rsrrsrsr...(mas há quem pense assim, infelizmente, esses não conseguem me conhecer de verdade) Ser humilde é saber analisar seu próximo e reconhecer que ele pode ter vários pecados capitais enraizados, mas que ele pode assim como penso e busco eu, se auto analisar com sinceridade e tentar se modificar em seus defeitos...
Não seremos perfeitos jamais...eu sei disso...E para quem não sabe, eu li a Bíblia duas vezes, e nasci em berço cristão, sei inúmeros trechos bíblicos que falam de se auto analisar, e também uma mensagem bem especifica e verdadeira de um dos apóstolos, creio seja *Paulo* afirmando em Efésios que só atingiremos a estatura de varão perfeito quando estivermos na Glória...Jesus nosso Mestre, sabia disso, que nascemos imperfeitos, e Deus em sua infinita soberania reconhece isso, e nos deixa uma mensagem de amor e esperança...
Não estou ressalvo, querendo falar de credos religiosos, na cabeça defini isso muito bem, a mensagem que absorvi foi que eu tenho que amar meu próximo como eu mesma...Amai teu próximo, como a ti mesmo...e eu estou tentando fazer isso, não sou a dona da razão, muito menos penso em ser algo além do Projeto de meu Poder Superior (Deus)...Sou limitada como todos são nesse processo de evolução aqui na terra...simplesmente pretendo ser melhor do que fui ontem, e assim ir aprendendo ao longo da vida...coisas a serem feitas, em mim, ou no mundinho em que habito...(meus amigos, meus familiares, meu trabalho) Por isso antes de terminar de ler esse post, se dê ao trabalho de ser um observador...veja não só o que seus olhos estão vendo, aprenda a enxergar com a alma...
Recentemente fui perguntada por uma amiga evangélica, se eu era espírita, srrsrsrs...Eu disse não...eu só respeito a religião dos outros, eu tenho que me preocupar comigo mesma...só isso...Não vai adiantar de nada você querer fazer as pessoas entenderem sobre algo, antes delas mesmas vivenciarem a experiência...Para os bons entendedores acho que respondi...Para os que não entenderam, humildemente digo: Não vou tentar provar a quem quer que seja como sou...isso só compete a mim mesma fazer, por mim...
Nunca diga a uma pessoa, principalmente se ela for ou professa um credo religioso diferente do seu que ela vai para o inferno...Sabe por que? Por que você não é Juiz, pra julgar a conduta alheia, ou que ela faz...isso só é permitido a Deus...saiba respeitar os outros na integra, suas escolhas, seus gostos, seu jeito de ser...Jesus irá se orgulhar de saber que seu filho se esforça pra ser como ele...rsrssrs...
E se por um acaso você enxergou-se em algum dos pecados capitais, não fique grilado, vai lá, e começa a fazer uma outra história pra você...nunca é tarde pra começar novas mudanças e novo aprendizado...eu aprendo todos os dias novas lições de vida...
Namastê...(minha essência, saúda a sua essência )

Boa e iluminada semana Santa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...