sexta-feira, 22 de abril de 2011

O ANONIMATO

É de costume colocarmos na mesa de coordenação das nossas reuniões um cartaz com os seguintes dizeres:
"Quem Você Vê Aqui,
O Quê Você Ouve Aqui,
Ao Sair Daqui,
Deixe Que Fique Aqui".

O ANONIMATO É O ALICERCE ESPIRITUAL DA NOSSA PROGRAMAÇÃO, O SUSTENTÁCULO.

Assim, quando encontro uma companheira e essa me pergunta quem estava na reunião, ou do que se tratou na reunião, devo me manter calada.
Já eu posso me virar para uma companheira e dizer, por exemplo:
- Sabe, certa feita, em uma reunião uma companheira foi extremamente feliz em seu depoimento ao dizer que a tradição tal...
Se alguém quer saber como ocorre uma reunião, devo dizer:
- Vá a uma reunião, amiga.
Não somos uma Irmandade Secreta, todos devem saber da existência dela, mas o que falamos e o que se passa em sala de reuniões é ABSOLUTAMENTE CONFIDENCIAL, dizendo respeito apenas a quem participou da reunião.
Claro que posso me identificar com o depoimento de alguém e, na saída, pedir para a pessoa uns minutinhos para eu colocar a minha identificação (trata-se de feedback saudável) ou pedindo que me esclareça melhor algo que não ficou bem apreendido; mas não devo me chatear se a companheira não quiser tratar da questão. Por outro lado, pode acontecer de nem sempre simpatizarmos, gostarmos ou concordarmos com as pessoas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos, opiniões e com quem queremos ou não nos relacionar, como todas as pessoas o têm; mas temos OBRIGAÇÃO de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós outros e vice-versa. Por isso os mais antigos em MADA costumam dizer: "LEVE O QUE GOSTOU E DEIXE O RESTO".
Repercutir os depoimentos e a identidade das pessoas que freqüentam as reuniões de MADA ou de outras Irmandades Anônimas (assim como publicar na Lista de MADA depoimentos de pessoas de outras listas de grupos anônimos ou vice-versa), é quebra de anonimato.
É mexer na BASE das Irmandades Anônimas.
Quebra de Anonimato é uma ANOMALIA da 12ª Tradição, o indivíduo que a pratica coloca a própria personalidade acima dos Princípios de Irmandade.
Entendemos ser este comportamento uma demonstração humana do egoísmo e irresponsabilidade, portanto uma falta de compreensão do sentido de IRMANDADE que, neste caso, se expressa pelo respeito fraterno ao próximo para que não tenha sua privacidade invadida e vice-versa.
Comportamentos de quebra de anonimato nos grupos são principalmente uma falta de respeito com as Irmandades Anônimas, portanto uma demonstração do não-comprometimento pessoal com os programas de 12 Passos e 12 Tradições por parte dos indivíduos que os praticam e, conseqüentemente, um sintoma de seu NÃO-COMPROMETIMENTO PESSOAL COM SUAS PRÓPRIAS RECUPERAÇÕES...
Do correto entendimento de quão preciosa é a confidencialidade em MADA todos seremos beneficiados.

Fonte Grupo Mada
www.grupomada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...