quinta-feira, 12 de junho de 2014

Metodos naturais para não engravidar.

O objetivo deste artigo é meramente informativo.
Muitas pessoas não têm sequer a menor idéia da existência de tais métodos, mas devido ao seu alto índice de falhas e ao fato de não prevenirem as doenças sexualmente transmissíveis, não vou entrar em muitos detalhes. Não será um tutorial minucioso de “como fazer” e “como não fazer”.
AVISO IMPORTANTE: Não explicarei detalhes nos comentários, portanto, não percam seu tempo me perguntando.
Os métodos naturais partem do princípio que se a mulher conhecer o próprio corpo e o seu período fértil, saberá quando engravidar e quando é seguro ter relação sem risco de gravidez.
São eles: A tabelinha, a temperatura basal, e o muco cervical. Aqui incluirei o coito interrompido, apesar de fugir da descrição inicial. Método para casais fiéis, casados ou com união estável.

A Tabelinha

tabelinha
Tabelinha confiável quando a mulher se conhece bem. Conhece seu ciclo menstrual.

A tabelinha requer abstinência sexual durante o período mais provável de ovulação da mulher. Para saber o dia de ovulação, primeiramente deve-se determinar o ciclo menstrual, e o primeiro e trabalhoso passo, é anotar de oito a doze meses desse ciclo, e tirando a média.
A ovulação ocorre aproximadamente na metade de tal ciclo, e como um espermatozóide pode sobreviver até 3 dias no útero, a abstinência deve ser de 3 a 4 dias antes da ovulação até 3 a 4 dias depois. Praticamente uma semana de abstinência.
Na prática, a ovulação da mulher varia muito, por N fatores. Doença, tensão, viagem, irritabilidade, perda de peso, etc… Além de requerer organização extrema, tanto da mulher ao anotar seu ciclo, quanto do casal, que tem a espontaneidade da sua atividade sexual alterada. Exige bastante prática e cumplicidade do casal. Parceria é fundamental para dar tudo certo.

O Método da temperatura basal

 

Neste método, a mulher anota a sua temperatura vaginal, oral, axilar ou anal, sempre do mesmo lugar, toda manhã, antes de se mexer ou levantar da cama, durante vários meses.
É necessário confeccionar um gráfico com a temperatura diária, e tal gráfico permanece mais ou menos estável até a ovulação, quando ocorre um aumento pequeno, que perdura durante 12-13 dias, até a menstruação, quando retorna ao nível normal.
Mas tem lá seus percalços. Dá trabalho. A mulher não pode levantar antes de tirar a temperatura, pois isso “aquece” o organismo. Qualquer doença ou febre altera a aferição e também a ovulação. É um método que falha bastante. Aconselho usar sempre com método natural.

O Método do muco cervical (Método Billings)

 

Baseia-se no fato que pouco antes da ovulação, a maioria das mulheres apresenta notáveis mudanças no muco, espécie de um catarro, localizado na abertura do útero (cérvix).
Depois da menstruação, a cérvix uterina quase não produz muco, e a vagina fica seca (salvo quando a mulher se excita). Após alguns dias, a cérvix começa a produzir um muco claro e pegajoso, com consistência semelhante à clara de ovo. Este muco marca o período fértil. É seguido por um muco mais espesso e transparente.
Normalmente, o primeiro dia que a mulher detecta o muco mais afilado significa que a ovulação ocorrerá dali a 1 ou 2 dias, e deve ocorrer a abstinência.

O coito interrompido


Consiste na retirada do pênis da vagina logo antes de o homem ejacular. Apesar de muito usado só é  eficiente,quando a mulher conhece bem seu corpo, sabendo como está sua saúde íntima. Ou seja livre de infecções de todos os tipos para poder observar o muco cervical. OBS:  (dica importante para quem quer aderir ao método natural para não engravidar)
- Muitos homens, antes da ejaculação, apresentam um escape de fluido seminal, com quantidade suficiente de espermatozóides que podem fecundar uma mulher.
- Não é todo cara que tem autocontrole suficiente para realizar tal prática. Mas com muito esforço ele e companheirismo (seu parceiro) aprende a se controlar.
Outra dica importante para o método natural, é que ambos tenham um bom diálogo e intimidade para não ocorrer o receio e a insegurança. A mulher pode ter inseguranças a respeito do seu parceiro quanto a não conseguir se controlar e isso pode diminuir o desempenho sexual destas. Pode também causar uma tensão suficiente no homem que o faça broxar. (Geralmente em homens imaturos pode ocorrer)

Eficácia de métodos e uso combinado

Alguns estudos apontaram as eficácias de tais métodos :
Tabelinha – 70%
Temperatura basal (com relação somente em uma parte do ciclo) – 98%
Muco cervical – 70 a 90%
Um parêntese aqui sobre a “eficácia” elevada da temperatura basal : Só ocorreu tal porcentagem associada a uma abstinência de metade do ciclo menstrual, ou seja, 15 dias sem sexo, em média. Impraticável. (srsrrs)

Uma forma de diminuir o risco é a combinação de métodos. Assim maximiza-se a proteção. E não só dos métodos naturais, pode-se combinar a camisinha com o muco cervical, tornando o evento gravidez (em caso de falha da camisinha) apenas uma possibilidade remota.
Ah, claro, o conceito de combinação de métodos também pode (e deve) ser aplicado aos chamados métodos artificiais.
Combinação de pílula com camisinha, por exemplo, aumenta demais a segurança quando a possibilidade de gravidez. Como gosto de dizer, se depois de uma combinação dessas, ainda assim engravidar, tem que batizar o filho como MacGyver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...