sexta-feira, 6 de junho de 2014

A felicidade mora onde mesmo?

By Rô Carvalho.

Começo assim:
***Para muitos, a felicidade é loucura dos psicólogos, delírio dos filósofos, alucinação dos poetas. Eles não entenderam que os segredos da felicidade se escondem nas coisas simples, tão distantes e tão próximas deles***   Augusto Cury.
Felicidade...e o que é mesmo ter felicidade?
Creio que todos nós almejamos alcançar a felicidade plena, mas já parou pra pensar que ninguém é totalmente feliz ou infeliz?
Não vivemos nossas vidas em estado de euforia, alegria intensa, não...isso é ficção, é uma ilusão que muitos apregoam por aí, mas também não podemos viver apenas de dissabores e tristezas, angustias e dores sem fim...Na vida tudo é dosado, temos que aprender a dosar mais nossas emoções...Hipocrisia é dizer que nunca se senti infeliz, ou afirmar que sempre está feliz, essa é uma grande hipocrisia que muitos ainda cultivam...querem enganar a quem? Lógico que a si mesmos...
Pessoas são seres mutáveis, essa crença errônea que ninguém muda, já está caindo por terra a muito tempo, por isso que mesmo que uma pessoa tenha passado por diversas batalhas na vida, sofrido horrores no mar da ignorância alheia, jamais poderá dizer categoricamente, que é assim pelos fatos que viveu, temos a grande ferramenta em nossas mãos, e ela se chama resiliência (Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.) Críticas destroem, corroem a auto estima do ser humano, e os tornam em pessoas doloridas e sofridas, mas existem pessoas que com as críticas se tornam melhores, valorosas, cheias de garra e de amor pela vida, elas atingiram um grau de mutação positivo...lendo o livro essa semana do Augusto Cury, * Pais brilhantes, professores fascinantes* me deparei com esse trecho que me deixou impressionada:
 "Ela pensou e escolheu o sol real. Então, completei, mesmo que as pessoas não acreditem no seu sol, ele está brilhando. Você tem luz própria. Um dia, as nuvens que o encobrem se dissiparão e as pessoas irão enxerga-lo. Não tenha medo das críticas dos outros, tenha medo de perder a sua luz" Pg 37.
Observei essas palavras e de repente vi diante de meus olhos algumas pessoas queridas para mim, pessoas que estão sucumbindo as críticas alheias, estão se deixando vencer pela visão do prejulgamento dos outros, e aos poucos, vejo que essas pessoas estão se tornando marionetes...infelizes e amargas, corrompidas por palavras e gestos alheios que ferem as vossas almas, e vejo em seus olhos um pedido de socorro. Mas infelizmente a constatação dessa procrastinação (Prorrogar para depois) as levam a ficar e aceitar pacificamente os desmandos da opinião dos outros, como se isso as deixassem presas num lugar seguro e inerte...Até o momento, que torço eu, venham a sair dessa cômoda aceitação que lhes impuseram e finalmente consigam ser protagonistas de suas próprias vidas...
Tudo na vida é questão de escolha; Escolhemos o que vamos vestir, o que vamos comer, o que vamos ser profissionalmente, e escolhemos ser que tipo de ser humano...
Existem batalhas diárias, é verdade...muitas mesmo...falo por mim. Se manter empregada em mundo competitivo, e com valores distorcidos, se manter saudável, se manter lúcida, se manter alegre, se manter focada, e por aí vai...esqueci de uma importante: se manter amada...porque sem amor nada conseguimos...Olhar o extrato bancário, e ver que as obrigações em nos manter chega todos os meses, poucas vezes sobra para se comprar um presente, pois preciso me presentear, oras!!!!!!!! Trabalho, é justo que eu me dê um presente...mas vou chorar por que esse mês não vai dar? Lógico que não...posso esperar outra oportunidade para isso, esse pequeno momento de felicidade...estão compreendendo o que quero dizer? Felicidade é poder ver nas pequenas coisas a importância que foi o antes do fato acontecer...
Tenho pequenos momentos de felicidade, coisinhas que significam muito pra mim...que só eu sei o que significa...como essa semana me senti tão feliz, em ver alguém fotografar as mensagens que deixo no meu mural da minha mesa, feliz porque ninguém havia feito qualquer menção de que aquilo ali era visto e importante...me senti valorizada, sem a pessoa dizer nada...Pois pequenos gestos para mim valem mais que mil palavras saidas de uma cabeça vazia...*Pessoa* onde quer que você vá, saiba que a mesma luz que você enxerga nos outros, é essa que te acompanhará por toda vida, grata por sua nobreza de espírito.   
Voltando ao livro, me deparei também com essa frase impactante: * Ser feliz é um treinamento e não uma obra do acaso* 
Outra de igual importância: Diariamente podemos plantar flores ou acumular lixo no solo da memória, a escolha sempre será sua. Pg 80.
Tentando parar de escrever, deixo minha ultima conclusão sobre a felicidade; A Felicidade mora onde imaginarmos, onde foi que você, enxergou sua felicidade da ultima vez? Se respondeu que foi em outra pessoa, você não enxergou a felicidade, apenas criou uma ponte ilusória, tentando descobrir onde ela está. Comece aos poucos como eu estou fazendo, tente o caminho contrario, reveja seus conceitos e suas ideias, não tenha medo das mudanças, das batalhas, das criticas, muito menos de outras pessoas...Saiba aninhar-se como criança e deixar essa criança sair, seja você mesmo sempre...admita suas fraquezas, suas falhas, ria de si mesmo...Abra o coração para aprendizagem que é viver...
E deixo para mim, as seguintes palavras: ***Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu***
Amanhã me sentirei feliz, em ver minhas contas pagas, amanhã me sentirei feliz por ir ao supermercado, amanhã me sentirei feliz, pelo abraço do meu marido, amanhã me sentirei feliz com as lambidas dos meus cachorros, etc...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Momentos, resta somente a mim, torna-los felizes ou não...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...