Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

sábado, 15 de março de 2014

Como Dividir as Tarefas de Casa e Melhorar o Relacionamento


Mulher Aspirando Tapete
  By IrresistívelApesar da divisão de trabalho ter tido suas vantagens séculos atrás, com as mulheres formando uma parte significante da força de trabalho, é fisicamente impossível para uma mulher tomar sozinha as responsabilidades do trabalho e da casa. Além das vantagens práticas de dividir as tarefas de casa, quando ambos os parceiros contribuem juntos para o trabalho doméstico, cria-se uma compreensão melhor entre o casal e a base para o respeito e apoio mútuos. Aqui vão algumas dicas sobre como dividir as tarefas de casa para que ambos os parceiros se sintam felizes e consigam melhorar o relacionamento com uma casa bem administrada.

Comece certo

No começo de um relacionamento, a mulher tende a mostrar seu amor mimando seu homem e fazendo tudo para ele. Isso vai de acordo com os papéis de gêneros estabelecidos há muito tempo, onde mulheres são supostamente as encarregadas do relacionamento, e cuidar do homem é como ela pode expressar seu amor. Inicialmente quando a mulher está meramente passando o fim de semana na casa do namorado ou os dois têm poucos pertences, as tarefas domésticas não parecem ser desgastantes e a mulher está satisfeita para lavar a roupa ocasionalmente ou cozinhar o jantar preferido de seu namorado.
Entretanto, quando um casal está morando junto há algum tempo e os pertences se acumulam, ou principalmente com a chegada dos filhos, as tarefas domésticas multiplicam-se várias vezes. A essa altura, a mulher sente-se sobrecarregada, mas o homem que se acostumou a não fazer nada, ainda não vê razão para dividir as tarefas de casa. Apesar de essa ser a equação de gênero mais comum, há também exemplos onde é o homem que está estressado com as responsabilidades do trabalho e da casa. Mas o fato é que no fim, em um arranjo distorcido, é só uma questão de tempo antes de começarem a resmungar e aí a coisa muda para vozes alteradas e ânimo exaltado.
Então, se você deseja evitar conflitos em casa no futuro, faz sentido começar com o pé direito e dividir as tarefas de casa desde o início. Mesmo antes de morar juntos, tenha uma conversa sobre quem vai fazer o quê. Apesar de não parecer romântico no início, é muito melhor ser prática do que tomar uma decisão emocional e depois descobrir que você não pode fazer tudo sozinha.

Liste suas prioridades

A primeira coisa que você precisa fazer quando dividir as tarefas de casa entre você e seu parceiro é decidir quais são suas prioridades como casal. Discutam o que vocês acham sobre as refeições serem cozinhadas em casa, ou serem congeladas ou comer fora de vez em quando. Se refeições caseiras forem mais importantes para você e seu parceiro, então alguém vai ter de fazer as compras, cozinhar e depois limpar. Por outro lado, se economizar tempo é a prioridade, vocês podem comer fora ou pedir comida pelo telefone.
Do mesmo modo, veja quais são suas ideias sobre limpar a casa, lavar o banheiro, fazer a cama, cortar a grama, pagar as contas e assim em diante. Uma vez que vocês organizem quais aspectos da vida são mais importantes para vocês – como lavar banheiro – e o que vocês podem se virar sem – como limpar seus cristais – vocês serão capazes de apontar as tarefas domésticas que precisam ser feitas e assim dividi-las entre si.

Atenção aos hábitos individuais

Quando dividir as tarefas de casa, tente considerar o relógio biológico de cada um. Algumas pessoas não têm problemas em acordar de manhã, enquanto outras são corujas noturnas. Forçar o outro a fazer algo quando não está pronto para isso só cria tensão e não vai melhorar o relacionamento. Então, se seu parceiro não está no melhor dele pela manhã, combine de você levar o cachorro para passear no começo do dia e seu parceiro pode recolher o lixo à noite. Do mesmo modo, organizem os horários – se você precisa sair mais cedo que seu parceiro para o trabalho, ele pode lavar a roupa enquanto você faz as compras na volta, já que provavelmente vai voltar mais cedo que ele.

Mantenham um ao outro avisados

Informem-se de como a próxima semana será e assim pensem nas reuniões, compromissos, ocasiões especiais dos planos dos dois. Então decidam quem vai fazer o quê, façam uma lista, coloquem em algum lugar visível e pronto. Não aborreçam um ao outro em relação às tarefas domésticas que se propuseram a fazer. Algumas pessoas perdem mais tempo que outras. Se a tarefa não ter sido feita até a semana seguinte, quando você se sentar para dizer suas expectativas é o momento para falar sobre a tarefa que ainda não foi feita.

Não ceda às expectativas dos papéis de gênero

Uma desculpa comum dos homens é a de que trabalharam o dia todo para manter o estilo de vida da família, então não deveria fazer nada quando chegam em casa. Alguns maridos vêem as tarefas domésticas como sendo trabalho feminino e não masculino. As questões da família de origem também podem ser motivo para opiniões diferentes acerca das tarefas.
Se você é uma dona de casa, você pode ver que o peso inteiro de cuidar da casa e dos filhos cai nos seus ombros. Mas nesse caso, culpar seu marido pelo que não foi feito ou terminado é só desperdício de energia. Comece reconhecendo que seu parceiro trabalha duro sim, mas ao mesmo tempo indique que apesar de você não receber um salário para ser mãe e fazer os trabalhos domésticos, seu tempo é precioso também.

Evite falhas na comunicação

Se você e seu parceiro não estão em sintonia, então a logística de administrar uma casa está destinada a sofrer. Portanto, quando seu parceiro chegar em casa do trabalho, não o interrompa imediatamente com uma lista de coisas que você quer que ele te ajude. Dê um abraço e um beijo carinhosos e pergunte como foi seu dia. Mostrar ao seu parceiro que você se importa com seu dia vai levá-lo a se importar com o seu, sendo o resultado ele se motivar a dividir as tarefas de casa que possam estar te estressando para melhorar o relacionamento, como aspirar o chão ou o dever de casa das crianças.

Resolva problemas subjacentes, se houver

Frequentemente, um homem vai parar de fazer sua quota de tarefas como uma forma de mostrar que está ofendido em algum aspecto do relacionamento. Entretanto, ao manter o canal de comunicação aberto, não só vocês serão capazes de dividir as tarefas de casa, como, mais importante, resolver questões antes que elas afetem negativamente outros aspectos do relacionamento.

Vá com calma

É importante não estabelecer padrões muito altos para seu parceiro seguir quando o assunto é a dividir as tarefas de casa. Embora algumas pessoas sejam naturalmente meticulosas e organizadas em seu trabalho, muitas podem simplesmente estar satisfeitas em fazer suas tarefas brevemente e terminar logo. Então, se você critica seu parceiro repetidamente por não fazer as tarefas domésticas perfeitamente ou exatamente como você faz, ele vai perder qualquer interesse em dividir o trabalho.
Se ele não guardou os pratos exatamente como você gosta ou se ele não aspirou o sofá da sala corretamente, deixe pra lá. Do contrário, seu parceiro vai fazer o trabalho devagar ou desleixadamente de propósito, sabendo que uma perfeccionista como você prefere tomar controle das tarefas, deixando-o livre para curtir seu lazer.
No fim, é tudo uma questão de percepção. Muitos casais olham para a divisão de tarefas de forma diferente. A desordem doméstica simplesmente não aborrece algumas pessoas, enquanto outras não toleram a visão de um lençol amarrotado. Se conversar com seu marido não melhorar o relacionamento neste ponto, então você tem a opção de fazer você mesma, ou contratar alguém que faça.
A segunda opção pode ser um desgaste de seus recursos e a primeira pode te deixar sobrecarregada e estressada. Em casos extremos de desacordo, a única solução pode ser falar com um terapeita ou manter casas separadas para que os hábitos de vida de um não afetem o outro. O que você escolher vai depender, no fim, do quão longe você está disposta a ir para melhorar o relacionamento, ajustando seus hábitos pessoais à necessidade de estar com seu parceiro.

Você e seu marido costumam dividir as tarefas de casa? O que você acha que ele podia te ajudar mais? Você se sente injustiçada com a carga de tarefas domésticas que caem sobre você? Comente abaixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares