O conceito de gênero textual e seu uso em aula
Para trabalhar com gêneros nas aulas, deve-se ter atenção às razões de sua escolha, às características e às funções do tipo selecionado. Isso é essencial para elaborar bons planos de aula e para que esses resultem em relatos de experiência excelentes
1. Fatores a considerar no trabalho em sala
Há cerca de dez anos, durante uma sessão de fechamento dos trabalhos
do Congresso de Leitura (Cole), evento organizado a cada dois anos pela
Associação de Leitura do Brasil na Universidade Estadual de Campinas
(UNICAMP), um eminente pesquisador da área dizia-se impressionado pelo
modo como o conceito de gênero textual marcara presença
entre os trabalhos apresentados naquele ano. Segundo o professor, a
tendência era o conceito aparecer cada vez mais. Ele tinha mesmo razão.
"Gênero" tornou-se uma referência comum em pesquisas, propostas
curriculares e nas práticas de sala durante as aulas de Língua
Portuguesa.
De fato, há grande consenso quanto ao interesse em se explorar a noção de gênero textual em contexto didático. Entretanto, para que essa atividade seja proveitosa, é necessário que o professor esteja bastante consciente de alguns fatores:
- Quais as razões para selecionar determinado gênero;
- Quais características o configuram;
- Quais as funções específicas do gênero selecionado;
- Quais objetivos de aprendizagem (específicos à área) o gênero selecionado propicia atingir junto a seu grupo de alunos;
- Que saberes prévios e estratégias de leitura ativa o gênero selecionado mobiliza.
A mim parece necessário que esses pontos estejam claros para os que se lançam à empreitada de desenvolver propostas de atividades com o uso do gênero. Nos capítulos deste artigo, proponho abordarei cada um desses aspectos, culminando com a ênfase em dois gêneros importantes para o professor: o plano de aula e o relato de experiências.
Saber selecionar o gênero a ser trabalhado é uma necessidade para o professor
De fato, há grande consenso quanto ao interesse em se explorar a noção de gênero textual em contexto didático. Entretanto, para que essa atividade seja proveitosa, é necessário que o professor esteja bastante consciente de alguns fatores:
- Quais as razões para selecionar determinado gênero;
- Quais características o configuram;
- Quais as funções específicas do gênero selecionado;
- Quais objetivos de aprendizagem (específicos à área) o gênero selecionado propicia atingir junto a seu grupo de alunos;
- Que saberes prévios e estratégias de leitura ativa o gênero selecionado mobiliza.
A mim parece necessário que esses pontos estejam claros para os que se lançam à empreitada de desenvolver propostas de atividades com o uso do gênero. Nos capítulos deste artigo, proponho abordarei cada um desses aspectos, culminando com a ênfase em dois gêneros importantes para o professor: o plano de aula e o relato de experiências.
- 1Capítulo 1 - Fatores a considerar no trabalho em sala
- 2 Capítulo 2 - Uma breve história do conceito de gênerohttp://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=1
- 3 Capítulo 3 - O que é um gênero textualhttp://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=2
- 4 Capítulo 4 - Como um gênero dá origem a outroshttp://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=3
- 5 Capítulo 5 - O plano de aula e o relato de experiência como gêneroshttp://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/conceito-genero-textual-seu-uso-aula-735561.shtml?page=4
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