QUEIXOSO
Nada para esse
tipo está bem; tudo tem um defeito. A pessoa queixosa sempre leva os
problemas pessoais e profissionais aos colegas, mas não costuma aceitar
ajuda ou solução. Seu prazer é se lamuriar, o que contamina o ambiente.
Existem vários tipos de queixas e, se todas forem esmiuçadas, a essência
mostrará apenas uma direção: baixa autoestima. Em longo prazo, pode
“passar recibo” de incompetência.
Dicas:
- Valorizá-lo pode ajudá-lo a se reerguer. “O queixoso precisa de um ombro amigo e verdadeiro, que lhe diga como esse comportamento o afasta das pessoas”, diz a psicóloga organizacional Izabel Failde
- "Jamais corte o relacionamento de amizade bruscamente ou diga que ele é chato”, aconselha a consultora de RH Viviane Mourão. “Apenas fale claramente que não tem tempo para ficar escutando lamúrias, pois tem trabalho a fazer”
- Quando a pessoa mencionar desastres ou tragédias, neutralize suas histórias puxando assunto sobre acontecimentos positivos
- Valorizá-lo pode ajudá-lo a se reerguer. “O queixoso precisa de um ombro amigo e verdadeiro, que lhe diga como esse comportamento o afasta das pessoas”, diz a psicóloga organizacional Izabel Failde
- "Jamais corte o relacionamento de amizade bruscamente ou diga que ele é chato”, aconselha a consultora de RH Viviane Mourão. “Apenas fale claramente que não tem tempo para ficar escutando lamúrias, pois tem trabalho a fazer”
- Quando a pessoa mencionar desastres ou tragédias, neutralize suas histórias puxando assunto sobre acontecimentos positivos
- "Se seu ambiente de trabalho permitir, adote fones de ouvido pelo
menos quando a conversa estiver pesada demais”, diz o consultor Renato
Grinberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário