domingo, 27 de outubro de 2013

A importância da fala, escrita e leitura.


O professor é visto por muitos como o guardião da língua, caçador de erros, conhecedor de minúcias. Ao mesmo tempo, deve formar leitores críticos. Como somar o "escrever e falar corretamente" com a capacidade crítica? Como ser bem-sucedido nessa dupla expectativa se o professor, muitas vezes, lê os textos apenas para apreender um conteúdo supostamente materializado em sua superfície ou apenas para observar se o texto apresenta "erros", infrações à norma-padrão?
Este livro mostra que é possível e desejável o professor atuar nessas duas frentes, desde que compatibilize uma boa formação teórica a um olhar mais curioso (e menos normativo) em relação às manifestaçõesda linguagem.
A obra é dividida em duas partes. A primeira, dedicada à leitura, aborda textos de diferentes gêneros, sobretudo os que circulam nas grandes mídias. A segunda destina-se à escrita e discute questões ligadas à produção de textos.
Contribuição fundamental à formação teórica do professor de Língua Portuguesa, este livro destina-se também a estudantes e a todos os leitores e escritores de texto.

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