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domingo, 27 de outubro de 2013

18 fatos sobre emagrecimento que você não conhecia

A fórmula para emagrecer com saúde é simples, mas, muitas vezes, nos esquecemos disso

Há muitas teorias malucas e mal fundamentadas sobre alimentação saudável e perda de peso por aí, que acabam resultando em dietas perigosas e ineficazes. A verdade é que a chave para emagrecer com saúde não é nenhum segredo, mas sim aquela velha fórmula que todo mundo conhece, mas prefere fingir que não: combinar alimentação equilibrada com exercícios físicos.
O educador físico Márcio Atalla, em discurso durante o lançamento do programa da empresa Alelo “Comer Bem é Tudo de Bom”, do qual é embaixador, revelou fatos interessantes sobre emagrecimento e saúde. Alguns deles são óbvios, porém, muitas vezes, completamente esquecidos por nós. Outros são reveladores. Confira:
1. “O desafio da alimentação é ingerir uma maior quantidade de alimentos com menos calorias.”
2. “Segundo o IBGE, 8% dos brasileiros consome a quantidade adequada de fibras. 80% consome mais gordura do que precisa, enquanto 72% ingere mais sal e 60% mais açúcar do que necessita.”
Apenas 8% dos brasileiros consome quantidade ideal de fibras (Shutterstock)
Apenas 8% dos brasileiros consome quantidade ideal de fibras (Shutterstock)
3. “O sobrepeso é multifatorial, mas tem dois fatores básicos: inatividade física e má alimentação.”
4. “Quando a pessoa fica estressada, ela se alimenta e dorme mal, o que resulta em menor produtividade.”
5. “É preciso comer cinco porções de frutas, legumes e vegetais por dia e 10% de gordura e calorias.”
6. “É necessário realizar 150 minutos de atividade aeróbica na semana.”
7. “Para emagrecer, é importante fazer todas as refeições.”
8. “Uma compra saudável de alimentos é 15% mais barata.”
9. “Os extremos são chatos: não comer, acordar às 4h para malhar e não sair nunca acaba com a vida social.”
10. “Malhar em jejum é um perigo, uma armadilha.”
11. “Pequenos movimentos que se acumulam ao longo do dia são muito eficientes, como dar passos e subir escadas.”
Pequenos movimentos, como subir escadas, contam para o emagrecimento (Thinkstock)
Pequenos movimentos, como subir escadas, contam para o emagrecimento (Thinkstock)
12. “Uma série de resultados da atividade física depende da alimentação pós-treino. Faça atividade física, mas não sacrifique seu almoço.”
13. “Dependendo do que você come no restaurante por quilo, é melhor comer no fast food.”
14. “É possível se alimentar bem até no fast food. Depende das suas escolhas.”
15. “A atividade física sempre esteve atrelada à necessidade. Nos dias atuais, não é preciso movimentar-se para ir almoçar, ir ao trabalho, para nada. Nosso corpo, hoje, tem necessidade de movimento.”
16. “A alimentação correta é mais fácil de ser incorporada, porque é baseada em escolhas; a atividade física depende de programação.”
17. “A atividade física tem três componentes: físico (corpo), social (interação com pessoas) e cognitivo (produz neurônios).”
“A partir da 12ª semana de atividade física seu cérebro começa a produzir novos neurônios.”
Fonte: Bolsa de Mulher.

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