sábado, 1 de junho de 2013

Esquizóide: Tratamento através de terapia.


Tratamento
O esquizóide que procura tratamento tem as opções de medicamento e terapia.

A medicação justifica-se porque o TPE apresenta sintomas negativos aparentemente semelhantes aos da esquizofrenia tais como anedonia, afeição embotada, e baixa energia.

Há também a possibilidade do uso de medicamentos para o tratamento da ansiedade social nos portadores do TPE. No entanto, essa fobia social pode não ser uma das preocupações do esquizóide.

A terapia também é indicada. Um profissional da poderá optar por focar em áreas tais como: habilidades de cópia, melhora das habilidades sociais e interações sociais, comunicação, e questões relacionadas à auto-estima.

Mark Zimmerman sugere as seguintes questões para a avaliação de pacientes com TPE:

Você tem relacionamentos com amigos ou familiares? Se sim, com quem? Se não, isso incomoda você?
Você gostaria de ter relacionamentos próximos com outros?
Algumas pessoas preferem passar o tempo sozinhas, outras preferem estar com pessoas. Como você descreveria a você mesmo?
Você frequentemente escolhe fazer coisas por conta própria?
Incomodaria a você ficar um longo tempo sem relação sexual? Sua vida sexual parece importante ou para você ela é indiferente, ou seja, você conseguiria ficar sem ela sem problemas?
De quais tipos de atividades você gosta?
Você confia em alguém que não esteja no seu círculo familiar direto?
Como você reage quando alguém critica você?
Como você reage quando alguém elogia você?

No processo de avaliação, note-se se esses indivíduos fazem contato com os olhos, sorriem ou expressam afeição não verbal.

De acordo com Beck e Freeman, pessoas com TPE tem "um escaneamento perceptivo defeituoso o qual resulta na perda de pistas do ambiente. Esse escaneamento perceptivo defituoso é caracterizado por uma tendência à perda de diferenciações e à difusão dos variados elementos da experiência." Em inglês: people with SPD have "defective perceptual scanning which results in missing environmental cues. The defective perceptual scanning is characterized by a tendency to miss differences and to diffuse the varied elements of experience."

A percepção de eventos variados apenas aumenta-lhes o medo de intimidade e limita-os em seus relacionamentos interpessoais. Igualmente por causa de sua indiferença, esta barreira não lhes permite usar suas habilidades sociais e comportamento para ajudá-los a procurar relacionamentos.
Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Rô Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...