Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ciume Doentio Paixão Doentia Amor Obsessivo Teste de ciume

O ciúme destaca principalmente aspectos psicológicos que denotam a angústia, conflitos interiores, solidão, insegurança, baixa auto-estima, sentimento de inadequação e um sofrimento que nos corrói por dentro prejudicando diferentes aspectos de nossa vida e de nossa motivação.

Porque as pessoas temos ciúmes? O ciúme é necessário como prova de amor? O ciúme pode virar uma doença ? É possível me livrar de um ciúmes doentio? Será que o ciúme tem uma relação com a necessidade de controle e domínio da outra pessoa? Será que o ciúme excessivo está relacionado com um amor obsessivo? Você está sujeito a ser ciumento?

Podemos pensar no ciúme justificado e no ciúme injustificado.

O ciúme justificado dirigem-se a determinada pessoa na qual se sabe que mantém com o parceiro certos tipos de ligação que se quer ver restritos ao próprio relacionamento.

Já o ciúme injustificado dirigem-se contra todos os rivais possíveis e imaginários, contra quase todas as pessoas com as quais o parceiro entra em contato.

De toda forma, o ciúme sempre tem origem em nossas experiências, tanto as que foram agradáveis ( e não queremos perder) quanto nas desagradáveis (as quais queremos evitar a todo custo para que não ocorra novamente).

O ciúme também se fortalece pelo sentimento de insegurança diante do parceiro, virando um círculo vicioso, quanto mais se tem ciúme, mais fica-se vulnerável a pensamentos e sentimentos que o desperta e, consequentemente, mais fica inseguro e necessitado de mecanismos de proteção, controle e obsessão por estratégias qua garantam uma certeza impossível.

Abaixo segue um teste elaborado por Hubert Happel que ajuda voce a conhecer aspectos e constatações diárias nas quais nos envolvemos em nossas relações. Assinale as reações que melhor se adapte à sua pessoa marcando as alternativas em cada questão e depois reflita sobre possíveis resultados:
1)- Seu parceiro lhe conta que ficou conversando com uma pessoa de quem gostou bastante. Trata-se de um (a) novo (a) amigo (a) do trabalho. Qual sua reação?
a)- Voce quer falar com essa pessoa o quanto antes
b)- Voce fica contente com essa nova amizade dele (a) e sugere um encontro a três.
c)- Voce fica contrariado (a) e muda de assunto
d)- Voce deixa claro que não tem nada contra as amizades profissionais, mas pergunta se ele tem logo a necessidade de transformar a pessoa em amigo (a)

2)- Voce conhece uma pessoa e gosta dela. Qual será sua a reação diante de seu parceiro?
a)- Voce apresenta logo essa nova pessoa a ele (a) para que também faça amizade
b)- Voce conta da nova amizade mas evita um encontro, porque tem medo da reação do parceiro
c)- Voce não conta nada sobre a nova amizade
d)- Voce fala da nova amizade, mas não sugere um encontro a três justificando que talvez seu parceiro não goste dessa nova pessoa.

3)- Voce assiste junto com o parceiro um filme na qual o sexo desempenha um papel importante. Qual será sua reação nas cenas “quentes” e intimas.
a)- Voce observa o parceiro enquanto ele está assistindo a cena e se sente posto de lado (em segundo plano)
b)- Voce continua a agir da mesma forma durante todo o filme, ou seja, é natural e neutro independente do tipo de cena que está sendo apresentada e mantem simpatia com seu parceiro.
c)- Voce se sente constrangido (a) e fica querendo que a cena chegue logo ao fim.
d)- Voce se ente desconfortável a ponto de querer mudar de filme ou desligar o aparelho.

4)- Voce e seu parceiro encontram sem querer com antigos amigos (as) dele (a) que voce ainda não conhecia. Qual será sua provável atitude?
a)- Voce mantém uma atitude de reserva e quer que o encontro termine o quanto antes.
b)- Voce se interessa pelos antigos amigos (as) dele (a)
c)- Voce adota uma atitude áspera e tenta sair dali ou deixá-lo sozinho com seus amigos (as)
d)- Voce se sente satisfeito por encontrar pessoas que já fizeram parte da vida de seu parceiro e as convida para fazerem uma visita ou para próximos encontros.

5)- Seu parceiro, por motivos profissionais, deve participar de um treinamento durante todo um final de semana e logicamente não pode levá-lo (a). Qual será sua possível reação?
a)- Voce faz drama e consegue obrigar seu parceiro de não ir.
b)- Voce acha o fato perfeitamente normal e resolve fazer qualquer outra atividade durante esse final de semana tratando de assuntos de seu interesse.
c)- Voce diz: “entendo, é normal, é uma pena que não poderemos passar o final de semana juntos”. Porém voce busca uma possibilidade de estar lá no mesmo hotel que ele (a) e acaba “passando” por lá para vê-lo (a).
d)- Voce fica bombardeando ele (a) de perguntas até ter a certeza de que realmente é um treinamento e que ele realmente é obrigado a ir sozinho sem poder levá-la (o).

6)- Voces saem juntos para uma balada. Voce tem a impressão de que seu parceiro dança mais vezes que de costume com outras pessoas. Qual será sua possível reação?
a)- Nenhum problema, meu parceiro gosta de mim e eu gosto dele. Tenho confiança e isso não vai mudar dançando com alguém.
b)- Isso está indo longe demais. Quando ele (a) parar de dançar vou falar um monte.
c)- Bem, acho que está na hora de ir embora. Esse lugar está ficando chato.
d)- Voce chama ele no canto e lhe dá um conselho em forma de ordem “quero que fique comigo, não suporto mais isso”.

7)- Voces vão juntos a uma festa. Voce percebe que estão dando em cima de seu parceiro (a). Qual será sua reação?
a)- Voce fica chateado (a), porém leva na esportiva, mas certamente fica triste e magoada por ele (a) não evitar.
b)- Voce se diverte juntamente com a situação e sente-se satisfeito (a) por saber que ele (a) é desejado (a) por outras pessoas.
c)- Voce faz questão de ir embora o quanto antes
d)- Voce fica agressivo (a) com ele (a) e com as outras pessoas.

Tabela de interpretação e de contagem dos pontos
Perguntas 1 2 3 4 5 6 7
a 5 0 10 8 10 0 10
b 0 5 0 0 0 5 0
c 8 10 5 10 8 8 8
d 10 8 0 0 10 10 8

Pontuação máxima 70 pontos

Interpretação (para reflexão)
De 38 a 70 pontos
Voce tem tendência a revelar comportamento de ciúmes que muitas vezes não tem razão para existir. Ao que parece voce se expõe constantemente ao risco de descobrir motivos de suspeita em determinadas formas de comportamento de seu parceiro. Voce se sente um tanto inseguro e seu ciúme deve prejudicá-lo em muitas relações. Reveja seus conceitos e busque acreditar em sua capacidade de manter alguém ao seu lado por conta daquilo que voce ´pode oferecer, acredite mais em voce.

De de 8 a 37 pontos

Voce muitas vezes tem ciúme sem motivo, porém isso não chega a dominar suas relações, pois isso se manifesta com baixa frequencia e talvez com motivos que o deixaram um tanto em suspeita, porém voce acredita em voce e na sua capacidade de manter suas relações. Voce parasse ter domínio sobre as situações críticas e consegue fazer um auto-exame demonstrando compreensão pelo outro (a).

Pontuação abaixo de 8 pontos

Voce se sente seguro o bastante em sua relação para não sentir ciúme. Não levanta suspeita sobre o parceiro e busca uma relação positiva nutrindo a relação de sentimentos valorativos, não tendo necessidade de discutir rivalidades. Em face de uma possível boa comunicação que procura estabelecer, o ciúme não é desejável e nem necessário pelo seu ponto de vista.

Fonte Psicologia Na Net.

OBS: Este Blog Pessoal, está de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet. Caso eu tenha usado uma imagem ou texto seu e não tenha deixado a fonte de origem, queira entrar em contato para que eu lhe dê os devidos créditos. Para ver a postagem de origem clique na fonte. Os textos por mim escritos só poderão ser copiados se informarem minha fonte. Blogar é um ato solidário de amor ao próximo, é amar compartilhar informações. Desde já agradeço pela visita e volte sempre...

Rô Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares