Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

sábado, 4 de maio de 2013

Veja para que serve o cravo da India.

Fonte: Internet

Apresentação técnica:

Cravo da Índia (Eugenia caryophyllata)

AÇÃO E INDICAÇÃO:
Digestivo, anti-diarréico, anti-emético (para vômitos e náuseas) e carminativo (flatulências exessivas). Ação anti-cárie, analgésico/anestésico e antiséptico odontológico. Anti-fungica.

FORMAS UTILIZADAS:
- Tintura (líquido)
- Chá (rasura)
- Óleo essencial


Cravo da Índia
Eugenia caryophillata ou Syzygium aromaticum (Myrtaceae)


- Curiosidade: O cravo-da-índia é uma arbórea que pode atingir de 8 a 15 metros de altura, sendo uma árvore de tronco robusto e extremamente exuberante. Possui folhas persistentes e flores hemafroditas. Os frutos são parecidos com uma azeitona, e são chamados de cravão pelos produtores. Quando chega a produzir o fruto, a parte comercial já se perdeu, pois o mercado compra o botão floral. No Brasil o cravo foi introduzido e se adaptou muito bem na região do sul da Bahia. Até a alguns anos o Brasil era um grande exportador de cravo, principalmente para a Europa, mas devido a atitudes de má fé, onde agricultores e comerciantes começaram a colocar pedaços de ramos misturado com o cravo, o mercado internacional não quer saber mais do cravo brasileiro. Mais uma vez perdemos uma grande chance de participar deste grande mercado de especiaria, e no caso específico do cravo, é uma das especiarias mais importantes e procuradas. Para ter uma pequena amostra do seu valor, o imperador Constantino presenteou o bispo de Roma, para resolver as desavenças de estado, com 150 libras de cravos colocados em vasos de prata e ouro. Posteriormente os holandeses assumiram o comercio do cravo e este se popularizou, tornando-se tão importante como o da pimenta-do-reino.

- Origem: É originária do Extremo Oriente, não sendo encontrado na literatura uma região específica.

- Parte Utilizada: Normalmente utiliza-se os botões florais, mas para a extração de óleos essenciais utiliza-se também as folhas.

- Princípios Ativos: A grande importância do cravo é a presença de óleos essenciais. Na composição do óleo essencial, o eugenol é a substância química encontrada em maior quantidade e é a que possui maior atividade e a que obtêm os melhores preços no mercado.

- Ação Farmacológica: O eugenol possui uma ação analgésica e anti-séptica, e devido a estas propriedades foi utilizada durante muitos anos pelos dentistas, juntamente com o óxido de zinco para fazer os curativos nos dentes. Em alguns casos até nos dias de hoje alguns profissionais ainda utilizam. O cravo possui ação estomáquica e anti-séptica bucal, sendo empregada para corrigir mal hálito. Pode ser usada para gripes e resfriados. Devido a esta ação analgésica do cravo, aquelas dores no corpo provocada por algumas gripes podem ser sanadas com a utilização de alguns chás com cravo. Existe uma formulação conhecida como vinho de Brulé, onde coloca-se uma xícara de vinho tinto para ferver com um cravo e um pedacinho de casca de laranja, adoçando com mel e bebendo em seguida, ainda bem quente. Para mal hálito pegue dois cravos e ferva em uma xícara de água. Quando o líquido estiver morno faça bochechos. Também serve para acalmar dores de dente. O óleo de cravo também é muito empregado para combater micoses de unha, frieira e aquelas manchas brancas nas costas.


Ademar Menezes Junior

Saiba como fazer um repelente caseiro de cravo da Índia

Um aliado para ficar livre do mosquito da dengue é o repelente caseiro. Eles podem ser industriais ou naturais. No caso dos indústrias, é importante verificar no rótulo a idade mínima indicada, e se for aplicar em crianças, é importante consultar previamente um pediatra. Já no caso dos naturais, existem várias receitas diferentes. Uma delas é feita com cravo da índia. Confira a receita:

Ingredientes:

500 ml de álcool líquido;
10 gramas de cravo-da-índia (1 pacotinho);
100 ml de óleo corporal ;

Modo de fazer:
Misture o álcool e os cravos em um frasco fechado. Deixe a solução descansando por quatro dias. Nesse período agite duas vezes por dia: de manhã e à noite. Passado esse tempo coe a solução, desprezando os cravos. Em seguida acrescente o óleo corporal e agite ligeiramente.

Saiba mais: reaplique com frequência o repelente, sobretudo após entrar na água ou se suar muito praticando esporte ou caminhando. Também serve como aromatizador de ambiente.

Este Blog esta de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet,para acessar a materia original clic na fonte. Os Textos por mim publicados não aceitam plágio, queira informar minha fonte. Ser blogueiro é saber respeitar os direitos de cada autor, e amar compartilhar informações.

Obrigada pela visita e volte sempre!!!

Rô Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares