sábado, 20 de abril de 2013

Homens com Síndrome de Peter Pan.


Provavelmente todo mundo já conhece a história: o menino que se recusa a crescer e envelhecer e vive no mundo encantado da Terra do Nunca, como Michael Jackson em your Never Land srrsrsr, viveu até morrer. O psicólogo americano Dan Kiley aproveitou o gancho e na década de 80 escreveu um dos maiores sucessos na linha de livros de auto-ajuda, A Síndrome de Peter Pan. (Minha fonte.)

Existe então em pleno século XXI o fenômeno e ainda é atual? Segundo a psicóloga Silvana Martani, a síndrome é uma doença, uma predisposição de personalidade que o ambiente e a educação podem ou não acelerar. Por ser uma doença, o fato de o homem atual ser mais sensível não acaberia com a síndrome.
De acordo com a psicóloga, esse fenômeno - ou doença - não tem nada a ver com a questão da maturidade que vem antes para as mulheres do que para os homens. "As meninas, por um motivo biológico, tornam-se mulheres mais cedo, mas isso não quer dizer que os homens não serão maduros e responsáveis; eles se tornarão um pouco mais tarde, mas se tornarão um dia", diz.
O problema surge quando alguns deles se negam a crescer depois de um determinado tempo. Segundo ela, "esse tipo de homem prefere não resolver os problemas. Se precisar, ele resolve, mas ele prefere não ter que resolver."
Esse tipo de atitude acaba atrapalhando os relacionamentos. "No começo, ele é o cara legal, o 'cuca fresca', mas depois isso cansa, porque ele age o tempo todo como o garotão babaca, ninguém agüenta", fala a psicóloga.
Uma mãe superprotetora pode ajudar a desencadear esse comportamento em quem já tem a predisposição. "A educação e a criação são aceleradores do crescimento, mas elas podem atuar como um elemento não facilitador quando são repressoras".
Abro um leque e vou citar o personagem mais atual na mídia que é o Capitão Theo, de Salve Jorge, o homem está na casa dos 40 anos,mora com uma mãe superprotetora e dominadora, que usa sua maternidade para com que ele, continue debaixo de seu teto, pior a atitude imatura de Theo, que mesmo sendo um homem, com posição social,bonito, não quebrou esse laço, ou melhor dizendo, não cortou o cordão umbilical que une sua mãe a ele. Theo, além de ser imaturo, é irresponsável,e com desvio de caráter, na novela seu personagem já passou o famoso *rodo* em todas, e pior...engravida a namorada, tem uma filha com a ex namorada, transa com a amiga da namorada, transa com a vilã, enfim, ele é o famoso, *Cara que pega geral*. É só dar mole, ele está passando o rodo de novo, o incrível disso tudo, é que ele, é burro...Sim, burro ou totalmente irresponsável, pois em pleno século 21, nenhum homem,sai por aí tendo suas aventuras sem se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis e se prevenir de uma gravidez indesejada.
Conheço vários homens com a síndrome de Peter Pan, isolados, caras que nas baladas são a melhor pessoa do mundo, e que mostram apenas a *casca*,ou seja aquilo que sua futura presa quer ver nele naquele momento.

Um homem com síndrome de Peter Pan, evita expor sua vida pessoal, muitas vezes, ele tem sua B.A, (explico depois o que é B.A,rsrsrsr) ou uma namorada que ele faz questão de manter em sigilo absoluto, pois não quer que isso venha atrapalhar sua performance de *bom moço*. Na casa dos 40, geralmente esse homem, já teve suas dores de cabeça,por não assumir suas cargas emocionais, e seus erros. Nesse pacote, vem filhos indesejados, que hoje são uma forma desse homem com síndrome de Peter Pan, sair da zona de conforto e ir em busca pelo menos de manter essas crianças, que ele por descuido e imaturidade colocou no mundo.
Complicado reverter esse quadro, em uma mente acostumada a ser mimado, acobertado, e defendido de seus erros e suas responsabilidades.
Quando falo de responsabilidades,quero dizer que: Ele não conseguiu assumir sua própria carga de contas a pagar...Coisa que todos nós,temos que fazer um dia, quer queira quer não...Mas como vivi na omissão,e na covardia, ele vai no famoso jogo de empurro com a barriga, e ganho mais um dia.
Ele seria comparado com o canalha e com o cafajeste, mas o que difere deles, é que ele acha que está certo em ser assim. Ele simplesmente ama ser assim, ele não quer sair do casulo e virar borboleta, rsrsrsrs...Ele quer a tetinha da mamãe pra mamar, o conforto de não ter que assumir uma relação afetiva completa, com suas cobranças, com seus desgastes e com sua parcela de culpa e responsabilidades. As crianças fazem isso, mas é uma fase nelas, de crescimento. Já o homem com a síndrome de Peter Pan, vivi e ama sua terra do nunca...
Nunca vou casar...
Nunca vou me responsabilizar...
Nunca vou me apaixonar...
Nunca vou deixar esse mundo de *migo* *migo* e *migo* e *migo sou eu*...
Vocês conseguiram entender? È um tanto patética e mesquinha essa Never Land que ele vive e ama...
Mulheres...observem os homens que se aproximam de vocês, pois o famoso Peter Pan,vai ser aquele amigo, interessado,com os mesmos gostos que você, com algumas atitudes aparentemente *nobres*, vai saber enredar assuntos, etc...Mas faça uma pequena pesquisa de campo,antes de se tornar a presa de um Peter Pan, dê uma checada em seu histórico familiar e de relacionamentos, se já se casou, quantas namoradas fixas e estáveis já teve, quantos filhos tem, sua estabilidade financeira, se vivi na casa da mamãe,se ainda usa expressões frequentes de: *eu não sei*, *eu não sou assim*, *não quero assumir nada agora*, * vivo do meu jeito*, *eu não prometo nada*, etc...Essas são umas das mais frequentes frases que o Homem Peter Pan, usa, mas deixa sempre no ar, uma expectativa,um talvez, quem sabe?? Rsrsrsr
Não quero assustar, mas pelo andar da carruagem, se personagem Theo virar moda, adeus sonhos da mulherada de ter um relacionamento saudável e estável, e melhor ainda responsável...
*Esse cara sou eu* nada tem a ver com um homem saudável mentalmente...Quando não for um com Síndrome de Peter Pan,será um tipo psicopata.
Vamos ficar espertas, por que nunca sabemos em que armadilha estaremos nos metendo,não é verdade?

Um comentário:

  1. Acho q, a maioria dos homens, sofrem da Síndrome de Peter Pan, pois morrem de medo de assumir e encarar a vida de frente... Medo de arriscar e de serem felizes!!!! Lindo texto amiga, parabéns!!

    ResponderExcluir

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...