domingo, 21 de abril de 2013

Amo a cidade em que moro Ji-Paraná-Rondônia.


By Rô Carvalho.


Eu hoje quero prestar uma homenagem a cidade de Ji-Paraná-RO...cidade esta que me acolheu, e que vejo seu crescimento constante.
Existem muitos críticos,que ficam só olhando o lado negativo da cidade, falam dos buracos das ruas, falam da administração Municipal, e etc...
Eu vejo o lado positivo de Ji-Paraná. Uma cidade que se formou sem infra estrutura, pois na época em que foi *gerada* não existia muitos recursos, e foi assim que ficou durante anos, e é por isso, que as ruas, ainda precisam de melhorias; Mas se formos ver o progresso que se fez nessa área nos últimos anos, podemos analisar que foi grande as mudanças. Quem não se lembra do trecho da Vila Jotão? Onde tudo era alagado na época das chuvas? Quem não se lembra das Ruas Manoel Franco, Teresina, Curitiba, Maringá? Era só lama, pois não existia canal de esgoto,não tinha asfalto, enfim...e hoje, essas ruas estão todas pavimentadas, e com bom trafego para veículos e pedestres.

Olhando algumas fotos antigas, vi onde era a antiga Câmara Municipal, a Prefeitura, e outros órgãos públicos e privados, mas que hoje oferecem não só externamente uma melhoria, como por dentro em seus espaços físicos.
Não podemos olhar só com olhares críticos o que nos cerca, devemos ter uma visão ampla e ver que Ji-Paraná, se compara hoje a uma menina na adolescência, ela está agora desabrochando, para depois se tornar uma adulta madura, como outras cidades grandes de nosso País. (isso é uma metáfora)
Esta cidade acolheu diversas pessoas que acreditaram nela, acreditaram em seu potencial de evolução, e nesse pacote de pioneiros, migrantes de outros Estados, veio pessoas maravilhosas e de grande auxilio para que se fizesse uma cidade como está hoje.

Nesse enorme e construtivo auxílio, irei citar alguns nomes de pessoas, que tive e tenho a honra de conhecer pessoalmente, ressalvo que sou daquelas pessoas que observam e admiram em silêncio, e sem fazer uso de favoritismo a meu beneficio próprio, apenas observo a conduta ilibada dessas pessoas e fico-lhes grata por toda ajuda que trazem a cidade de Ji-Paraná.
Eu sou fã de algumas pessoas em particular, como o Sr. João Vilhena, que contribuiu enormemente com livros falando da história de Ji-Paraná e Rondônia, tirando a impressão que existe em Rondônia (Norte do País) apenas cobras nas ruas, onças, e mata...Ele em todos seus livros usou de verdade, mostrou através de fotos como era e quem esteve presente na evolução de Ji-Paraná, a esse escritor só tenho a dizer o meu muito obrigada pela dedicação e por ser uma pessoa de uma humildade, fé, e inteligência incríveis. O meu eterno agradecimento a um homem que me mostrou através do convívio diário no trabalho, que mesmo sendo de grandes posses,a humildade deve ser sempre a nossa marca,Sr.Luiz de Lima Almeida,para muitos apenas o ex presidente da ACIJIP e dono da Admaq, para mim,um amigo verdadeiro, um patrão inesquecível, uma pessoa de caráter sem igual na honestidade e no trato com o ser humano. A esse Sr.(Luiz de Lima) os meus eternos agradecimentos, aprendi muito...

Como não citar Washington Roberto? Uma pessoa de caráter impar, contribuiu com a nossa administração na Prefeitura de Ji-Paraná, sabe tratar seu semelhante com dignidade e respeito e isso sem falar na sua inteligência e dinamismo, mas mesmo sendo tudo isso, é uma pessoa simples e amigável sempre, acolhedora, sorridente, e leal a seus princípios, sou sua fã...por sua índole, por seu caráter, e por sua garra, pelo amor que você transmite a sua família,há um ditado que diz assim: *Conhecereis a árvore, pelos frutos*.Os seus frutos são lindos ...

Agora não posso deixar de falar do Marcito Pinto, sem falar da família quase toda, rsrsrs...o nosso hoje vice prefeito foi também um de meus patrões, e pelo espaço de tempo e convívio diário, adquiri um respeito e uma admiração sem igual a ele e ao José Marcelo Pinto, que também foi por duas vezes,meu patrão, na Acijip quando era presidente da Entidade e na Tapajós, esses dois Seres Humanos, são duas pessoas incríveis, em seu trato profissional, em suas dinâmicas empresariais, e na honestidade com cada pessoa; Enquanto fui funcionária,nunca vi eles destratarem qualquer pessoa, ou serem mal educados com alguém, são para mim até hoje fonte de referencia. E fiquei imensamente feliz, quando o Marcito assumiu o posto de vice-prefeito, tenho absoluta certeza, que junto com o Jesualdo Pires (pessoa extraordinariamente honesta) farão de Ji-Paraná, uma cidade mais produtiva. Só o fato de já estarem dando condições a novos empreendedores de se estabelecerem em nossa cidade, já é motivo de satisfação, as ultimas noticias sobre a vinda de novas franquias, como: Lojas Americanas, Subway, Yoggi, e Girafas,já é de grande animação, pois vai gerar mais empregos, consequentemente mais evolução financeira para cidade; como também a construção de um novo shopping Center, isso sem falar no apoio a Entidades como a Associação de Moradores de Ji-Paraná, ( sob administração do Dr.Nico, ex prefeito de Ji-Paraná)onde já estão cadastradas mais de 1.000 famílias que receberão suas casas próprias em meados de 2015. Essa postagem não é para puxar o saco deles não, eu não preciso disso, e como falei no inicio, eu só estou focando meus olhos nas coisas boas, e o que é bom,tem que ser avaliado e divulgado.

Tive o prazer também de ser nora do Sr. Agapito Santana, pioneiro nessa cidade, pessoa de grande conhecimento político, de caráter invejável, de personalidade amistosa, e o principal nesse Sr. Agapito Santana, sua honestidade, seu caráter de homem que lutou e quis fazer sempre o melhor,não apenas aos seus familiares, mas há todas pessoas a seu redor...Minhas eternas saudades dos papos intelectuais que tivemos, e de sua magnífica visão política para nossa cidade.
Poderia ficar aqui citando outras várias personalidades pioneiras que tive o imenso prazer de conhecer, mas como são muitas, deixo apenas o meu carinho de cidadã Ji-Paranaense, e meus agradecimentos por todas as contribuições em nossa cidade. Que Deus possa abundantemente derramar sobre cada um bençãos em suas vidas.
E agora falo do melhor, o nosso viaduto, que tivemos pela primeira vez na história de Ji-Paraná-RO, uma obra feita dentro do prazo estipulado, e principalmente de qualidade,(tenho certeza que isso só foi realizado,porque a empresa contratada é de fora,Minas Gerais). Esse viaduto facilitará o nosso transito no 2° distrito e desafogará a BR 364, e tenho certeza que quando o Anel Viário estiver finalmente pronto, teremos menos acidentes de transito em nossa cidade.

Olho minha cidade com olhos de amor, não por que fiquei rica aqui,sou pobre ainda,mas digna e honesta, capaz de lutar por meus objetivos; Olho essa cidade e vejo que com determinação e união se consegue muitos feitos. Essa adolescente chamada Ji-Paraná, está apenas aflorando sua maturidade, e quem sabe, em um futuro bem próximo, será uma grande e respeitada cidade, onde minhas filhas e netos, terão o mesmo orgulho que estou tendo hoje, de dizer que moro aqui.
Parabéns Ji-Paraná!!!!!!!!!!!!!

Aviso importante:
Este blog pessoal está de acordo com a lei.9.610 dos direitos autorais na internet
para ver a postagem de origem clique na fonte ou no autor. Não aceito plágio de meus posts, se por acaso gostou da materia postada, informe minha fonte.

Obrigada pela visita e volte sempre...

Rô Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...