Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

quinta-feira, 28 de março de 2013

Não sinta vergonha de mostrar o que sente.

By RÔ Carvalho...

Hoje eu refleti sobre algumas coisas em minha vida...e fiquei analisando como é mais prazeroso e verdadeiro para nosso espírito e nosso *eu* em um todo, em podermos demonstrar o que sentimos...Liberta-se a alma, liberta-se os anseios e nos revigora, faz nos ser mais inteiros no contexto em geral. Certa vez, estive conversando com uma pessoa, e ela me disse assim, toda segura de si:
* Não choro em público, não demonstro minhas emoções facilmente a ninguém...*
Vendo pelo exterior eu fiquei imaginando a carga emocional que essa pessoa sofre, não é o fato de se conter suas emoções, e sim o fato de que isso gera um desgaste de energia enorme em cada ser...Psicologicamente falando, uma pessoa que se reprime demais, tem uma ansiedade maior do que aquelas pessoas que deixam fluir seus sentimentos...Demonstrar suas emoções,não é sinônimo de fraqueza.Cada ser tem dentro si, maneiras de lidar com suas emoções, mas reter-se faz muito mal a sua saúde fisíca e emocional...Digo isso, por que um dos exercícios que adorei na terapia é o de poder olhar-se no espelho e falar tudo que sente, e deixar as emoções aflorarem livremente...Esse exercício, libera o cúmulo de ansiedade, libera também alívio e conforto...Vocês já observaram um bebê ou uma criança quando chora? Ela chora muitas vezes por minutos seguidos, depois ela dorme profundamente...Sabe por que? Porque conseguiu colocar no choro suas ansiedades, suas vontades e sua contrariedade com algo que desejou naquele momento...Assim, também somos nós.
Quando choramos, estamos nos dando a oportunidade de mostrar o que sentimos, colocamos no choro, nossa dor e angustia por aquele momento vivido...Aí logo após uma crise de choro, ou um choro por algo comovente que se viu, ou ouviu, a pessoa relaxa, se senti aliviada de uma carga emocional pesada...
Acho lindo e verdadeiro quando um homem chora, em uma sociedade como a nossa, preconceituosa e hipócrita, os homens não podem se mostrar sentimentais e nem emotivos demais, são logo taxados de fracos, ridiculos e inseguros, isso gera na mente de um homem um esforço tremendo de se manter imparcial diante de suas emoções...O que causa nele? Tantos problemas psicológicos e fisícos, dados da medicina informam que um dos fatores de maior causa em impotência sexual masculina, é o auto grau de controle de suas emoções.
Uma mulher normal, chora em média pelo menos de 3 a 4 vezes no mês, isso ela pode fazer em qualquer momento e sem explicações, pois a TPM é um dos fatores de maior incidência em momentos de choro, as mulheres que na TPM sofrem de ira em excesso, não liberam a carga emocional suficiente de sentimentos, gera nelas uma TPM de grau elevadissimo, causando posteriormente problemas fisicos, como cancer, dores na coluna, dores nas pernas, inchaço, irritabilidade fora do normal, enxaqueca, disturbios alimentares, etc...As mulheres que por sorte, são as mais sentimentais, e choram, liberam a carga de adrenalina da fase da TPM, fazendo assim com que os riscos de doenças psicossomaticas seja menor do que as que retem o choro.
Vendo também pelo fator humanitário, qualquer pessoa se sensibiliza, por alguma coisa em sua vida, ou em fases de elevado estresse e pressão.
Pessoas humanizadas também são mais sucetiveis a chorar em público, pois se sensibiliza com a dor alheia, se sente mais compadecida pelo sofrimento alheio, e liberam com maior facilidade suas emoções...
Então amigos, após lerem todas essas explicações referente a chorar...e demonstrar suas emoções, não se sinta enverganhado(a) de chorar em qualquer lugar, entendam o que quiserem, mas o principal para nós, é saber viver melhor, por nós, e para nós...Quando nos importamos demais pela opinião alheia deixamos de viver em nós a plenitude de sentir e demonstrar nossas emoções...E quem irá ganhar com seu sofrimento depois? Garanto que não será quem te julgou pelo choro, ou te criticou por você ter exteriorizado um sentimento que era só seu...Viva...Mas viva sendo você mesmo, observando e aprendendo a cada dia que estamos aqui apenas para aprender, crescer e se desenvolver...
Quando seus olhos lacrimejarem, não se envergonhe de ser *gente*. Gente sente, gente se emociona...Você não será mais forte ou mais fraco, se liberar suas emoções...

Eu abaixo publicarei um poema de autor desconhecido que achei muito interessante e que vale a pena partilhar com vocês, para reforçar as palavras de meu texto:

Maneiras de fazer alguém feliz...
Dê um beijo
Um abraço
Um passo em sua direção
Aproxime-se sem cerimônia
Dê um pouco de seu sentimento
Não conte o tempo de doar-se
Liberte um imenso sorriso
Olhe nos olhos
Respeite uma lágrima
Ouça uma história
Mande uma carta
Lembre-se de um caso
Converse sério ou fiado
Conte uma piada
Ache graça
Ajude resolver um problema
Pergunte: Como vai? e Preste atenção!
Sugira um livro ou um filme
Diga de vez em quando: desculpe,muito obrigada, não tem importância,que se há de fazer.
Dê um presente
Tente de uma maneira...
E não se espante se a pessoa mais feliz for VOCÊ!
Não sinta vergonha de demonstrar seus verdadeiros sentimentos.

Boa madrugada leitores amigos :) Namastê ( a minha essência, saúda a sua essência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares