quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Resiliência Emocional é uma Característica que Você Pode Desenvolver

O que é Resiliência Emocional?



Resiliência emocional de refere à habilidade que temos de nos adaptarmos a situações estressantes ou crises. Pessoas mais resilientes conseguem “dançar conforme a música” e se adaptar à adversidade sem dificuldades; pessoas menos resilientes têm bastante dificuldade de com estresse e mudanças de vida, tanto grandes quanto pequenas. Descobriu-se que aqueles que lidam com situações menos estressantes com mais facilidade podem também administrar grandes crises com maior facilidade, de modo que a resiliência tem seus benefícios tanto para a vida diária quanto para as (raras) grandes catástrofes.
O que influencia a resiliência emocional?
Resiliência emocional e física, em certo grau, é algo com o qual você nasceu. Algumas pessoas, por natureza, são menos afetadas por mudanças e surpresas - isso pode ser observado desde bebês e rende a ser estável durante a vida da pessoa.
Resiliência emocional também está relacionada a alguns fatores que são estão sob seu controle, como idade, sexo, e exposição a trauma. No entanto, a resiliência pode ser desenvolvida com um pouco de esforço. Se você sabe o que fazer, você se torna mais resiliente, mesmo se você for naturalmente mais sensível às dificuldades da vida.
Quais São as Características da Resiliência Emocional?
Resiliência não é uma qualidade que você possuir ou não: há graus variados de como uma pessoa consegue lidar com o estresse. No entanto, há certas características que pessoas resilientes tendem a compartilhar. Algumas das características principais são:

Consciência Emocional Entendem o que estão sentindo e o porquê.
Perseverança: Quer estejam trabalhando em direção a metas externas ou estratégias internas, são orientadas para a ação - confiam no processo e não desistem.
Ponto de Controle Interno: Acreditam que elas, e não forças externas, têm o controle sobre suas próprias vidas.
Otimismo: Enxergam o positivo na maioria das situações e acreditam em sua própria força.
Apoio: Embora tenham a tendência a serem indivíduos fortes, sabem o valor do apoio social e conseguem se rodear de amigos e família que dão apoio.
Senso de Humor: Elas conseguem rir das dificuldades da vida.
Perspectiva: Pessoas resilientes conseguem aprender de seus erros (em vez de negá-los), ver obstáculos como desafios, e permitir que a adversidade as torne mais fortes. Também conseguem encontrar significado nos desafios da vida em vez de enxergarem a si mesmas como vítimas.
Espiritualidade: Estar conectado a seu lado espiritual é estar conectado com resiliência emocional mais forte, especialmente se você está conectado internamente e não somente seguindo o fluxo dos acontecimentos (Isso não significa que pessoas não espiritualizadas não possam ser resilientes, apenas que essa conexão foi encontrada).

Com se Tornar Mais Resiliente
Como mencionamos, resiliência emocional pode ser desenvolvida. E pelo fato do estresse e da mudança serem parte da vida, há sempre oportunidades de praticar resiliência – as compensações são significativas. Tudo o que é necessário é um pouco de interesse e compromisso com o processo e um pouco de informação sobre como desenvolver e reforçar características de resiliência.
Fontes:
Bonanno GA, Galea S, Bucciarelli A, Vlahov D. What Predicts Psychological Resilience after Disaster? The Role of Demographics, Resources, and Life Stress. Journal of Consulting and Clinical Psychology. Outubro 2007.
Southwick SM, Vythilingam M, Charney DS. The Psychobiology of Depression and Resilience to Stress. Annual Review of Clinical Psychology. 2005.


Fonte:RN-Nan


Aviso importante

ESTE BLOG ESTÁ DE ACORDO COM A LEI 9.610 DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET.
PARA VER A POSTAGEM DE ORIGEM, CLIQUE NA FONTE OU NO AUTOR.

Obrigada pela visita e volte sempre!

RÔ CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...