Agora são: .Horas e .Minutos - Bem vindo ao Blog Co Dependentes Emocionais **Deus Te abençõe e Te Guarde **

sábado, 3 de novembro de 2012

O que torna uma pessoa Obesa.

Existe uma série de teorias para explicar porque algumas pessoas se tornam gordas e outras não.


Importante aqui são os fatores ambientais e hereditários.

1) FATORES AMBIENTAIS (causado pelo meio ambiente). Deles são importantes os seguintes:

a) Relacionados com a comida:

Come se aprendeu a comer / Quanto se valoriza a comida, (a presença da comida como um sinal de afeto) / O hábito de se reunir ao redor de uma mesa / Ter aprendido a comer quando angustiado, triste ou sozinho.

Ser gordo depende dos hábitos alimentares aprendidos ao longo dos anos. Assim, os hábitos alimentares da família marcam muito o indivíduo no sentido de torná-lo gordo ou não.

b) Relacionados com a atividade física:

Atividade física

O nível de atividade física das pessoas também influencia no ser gordo ou não gordo. Quanto menor a atividade física, maior a tendência para a obesidade.

A pessoa que se movimenta mais, que tem mais atividade física gasta mais energia, queima mais gordura e tende a ser mais magra do que a pessoa que é inativa, vive sentada e não faz exercícios.

c) Relacionados com a quantidade de células gordurosas:

Ter sido uma criança gorda também aumenta a chance da pessoa ser um adulto gordo. Esta criança terá um número maior de células gordurosas, portanto terá maior chance de ser gorda. Só à custa de um esforço maior do que o normal, ela conseguirá ficar e manter-se magra na idade adulta.

d) Outros fatores Ambientais:

Frequentemente vemos também pessoas que ganham peso após parar de fumar, após a gravidez, após cirurgia, ou quando se recuperam de doenças, e que, depois disto embora não ganhem mais peso, não conseguem perder o que ganharam.

A idade é outro fator importante, que ajuda no ganho de peso. Quanto mais longe da adolescência, maior a tendência para se ganhar peso, mesmo comendo a mesma quantidade de alimento e mantendo a mesma atividade física. Isto se dá por haver uma diminuição do metabolismo com a idade.

e) Causas hormonais

Existem outras causas de ganho de peso, como doenças hormonais (de tireóide, de supra renal e hipófise), mas são pouco comuns.

2) FATORES GENÉTICOS (de herança) também são muito importantes para determinar quem tem maisGenética chance de ser gordo. Quem vem de uma família com muitos obesos, tem maior chance de ser gordo.

PORÉM, MUITO MAIS IMPORTANTE QUE UMA TENDÊNCIA FAMILIAR OU GENÉTICA PARA A OBESIDADE, OU DE SE TER SIDO GORDO QUANDO CRIANÇA É O MODO DE COMER, É O QUE SE COME, É O ESTILO DE VIDA.

A TENDÊNCIA PARA A OBESIDADE PODE SER VENCIDA E A PESSOA PODE PERDER PESO E MANTER-SE NO PESO IDEAL, DESDE QUE APRENDA A COMER CORRETAMENTE E MUDE PARA SEMPRE A SUA VIDA NO SENTIDO DE SER MAIS ATIVA FISICAMENTE, E DEIXAR DE COMER ERRADO.

FOnte: Dr. Walter Minicucci

Aviso importante

ESTE BLOG ESTÁ DE ACORDO COM A LEI 9.610 DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET.
PARA VER A POSTAGEM DE ORIGEM, CLIQUE NA FONTE OU NO AUTOR.

Obrigada pela visita e volte sempre!

RÔ CARVALHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares