sábado, 3 de novembro de 2012

Como prevenir a infecção pelo HIV




OBS: Acesse tbm esses Links


Como é que uma pessoa se infecta com o HIV?
Como se proteger a si próprio e outras pessoas?
O que fazer se tiver tido contacto?
Para terminar


Como é que uma pessoa se infecta com o HIV?

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) não se transmite facilmente. Só se pode ser infectado pelo HIV se sangue ou fluidos sexuais entrarem dentro de si. Não de pode ser infectado por um mosquito, pela tosse ou pelo espirro, pela partilha de talheres ou pratos ou por tomar banho na mesma piscina com alguém que esteja infectado.

Algumas pessoas falam de "partilha de fluidos corporais" como sendo um risco para o HIV, mas não há nenhum caso documentado de HIV transmitido pelo suor, pela saliva ou pelas lágrimas. Contudo, mesmo pequenas quantidades de sangue na sua boca pode transmitir o HIV durante o beijo ou no sexo oral. O sangue pode vir da lavagem dos dentes ou de ferimentos causados por doenças das gengivas ou por comer comidas muito quentes ou picantes.

Para se infectar alguém o vírus tem que atravessar as defesas do corpo. Estas incluem a pele e a saliva. Se a sua pele não está cortada ou gretada ela protege-o contra a infecção pelo sangue ou líquidos sexuais. A saliva pode ajudar a matar o HIV na sua boca.

Se o sangue ou os líquidos sexuais penetram no seu corpo você pode ficar infectado. Isto pode acontecer através de uma úlcera ou ferida, durante a actividade sexual ou pela troca seringas ou material infectado.

O HIV pode também ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez ou no parto. É a chamada "transmissão vertical". Uma criança também pode ser infectada através do leite da mãe. O Fact Sheet 611 tem mais informação sobre gravidez. Um adulto que entre em contacto com o leite materno de uma mulher infectada pelo HIV pode ficar exposto ao HIV.

Como se proteger a si próprio e outras pessoas?

A menos que esteja 100% seguro de que você e o seu parceiro não têm uma infecção pelo HIV você deve tomar medidas para prevenir que seja infectado. Este folheto dá-lhe uma visão geral sobre a prevenção do HIV e leva-o a outros folhetos mais detalhados em tópicos específicos.

Actividade sexual

Você pode evitar qualquer risco se praticar abstinência (não ter sexo). Você também não pode ser infectado se o seu pénis, boca, vagina ou recto não tocar no pénis, boca, vagina ou recto de outra pessoa. Actividades seguras incluem o beijar, a massagem erótica, a masturbação isolada ou a dois.

Ter sexo numa relação monogâmica (fiel) é seguro se:

Ambos os parceiros não estiverem infectados (HIV - negativos);
Só tiverem sexo com o seu parceiro; e
Nenhum dos dois estiver exposto ao HIV através da drogas ou outras actividades.

O sexo oral tem um risco muito mais baixo que o sexo anal ou vaginal, especialmente se não houver úlceras ou sangue na boca.

Você pode reduzir o risco de infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis usando barreiras, tais como os preservativos. Os preservativos tradicionais são para aplicar no pénis mas há novos tipos que se aplicam na vagina e no recto. Para mais informações sobre preservativos ver Preservativos.

Alguns produtos químicos chamados espermicidas podem prevenir a gravidez mas não previnem o HIV. Podem mesmo aumentar o risco de ficar infectada dado que provocam irritação ou inchaço.

Para mais informação sobre sexo seguro ver Fact Sheet 151.

Uso de drogas

Se você usa drogas endovenosas não deve esquecer-se de usar protecção durante o sexo. Se partilhar agulhas, seringas, caricas, algodão ou água destilada de outra pessoa pode ser infactado por uma pequena quantidade de sangue. A melhor maneira de evitar a infecção é não usar drogas.

Se usa drogas pode prevenir a infecção não se injectando. Se se injectar não partilhe o equipamento. Se partilhar procure lavar o equipamento com água e lixívia antes de o usar. O Drogas e VIH tem mais detalhes sobre o uso de drogas e prevenção do HIV.

Em Portugal há possibilidade de trocar as seringas usadas nas farmácias.

Transmissão vertical

Sem tratamento, cerca de 25% das crianças nascidas de mães infectadas pelo HIV podem nascer infectadas. O risco cai para cerca de 4% se a mulher tomar AZT durante a gravidez e no parto e se orecém-nascido tomar AZT. O rsico é de 2% ou menos se a mãe tomar uma terapêutica tripla. A cesariana provavelmente não reduz o risco de transmissão se a mãe tiver uma carga viral abaixo de 1.000.

Os bebés podem ser infectados se beberem o leite de uma mulher infectada pelo HIV. As mulheres com HIV devem usar aleitamento artificial ou dar aos seus bebés leite de uma mãe não infectada.

O Fact Sheet 611 tem mais iñformação sobre o HIV e gravidez.

Contacto com sangue

O HIV é uma de muitas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue. Deve haver cuidado a tratar alguém que esteja a sangrar. Quem tiver contacto com sangue de pessoas deve proteger ferimentos ou úlceras que tenha na sua pele, do mesmo modo que os seus olhos e boca. Deve usar luvas, máscaras faciais ou outro equipamento de protecção e de ter preparação especial para lidar com situações que possam ser transmitidas pelo sangue.

O que fazer se tiver tido contacto?

Se tiver estado exposto ao HIV, peça ao seu médico para ser testado. Para mais informação ver Testes VIH.

Se tiver a certeza de que esteve exposto ao HIV peça consulta urgente para saber se deve ou não começar a tomar medicação antiretroviral. Chama-se a isto "profilaxia post-exposição" ou PEP. Deve ter que tomar dois ou três medicamentos durante vários meses. Estes medicamentos podem reduzir o risco de infecção mas podem dar origem, também, a efeitos secundários importantes. Ver Fact Sheet 156 sobre mais informação da PEP.


Para terminar

O HIV não se transmite facilmente de pessoa a pessoa. Para se ser infectado pelo HIV o sangue infectado, os líquidos sexuais ou o leite materno têm que entrar no seu corpo. As mães infectadas podem passar o HIV para os seus filhos recém-nascidos.

Para diminuir o risco de transmissão do HIV:

Usar o preservativo durante a actividade sexual
Não trocar nenhum equipamento para uso injectável
Se estiver infectada e grávida seja vigiada por um médico especialista e tome antiretrovirais
Se for uma mulher infectada não dê de mamar ao seu bebé e
Proteja ferimentos ou úlceras, os seus olhos ou boca do contacto com o sangue

Se tiver suspeitas de ter estado exposto ao HIV, faça o teste e consulte o seu médico sobre a necessidade de tomar antiretrovirais

Documento fornecido por New Mexico AIDS InfoNet. e http://www.thebody.com/content/art6119.html

Aviso importante

ESTE BLOG ESTÁ DE ACORDO COM A LEI 9.610 DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET.
PARA VER A POSTAGEM DE ORIGEM, CLIQUE NA FONTE OU NO AUTOR.

Obrigada pela visita e volte sempre!

RÔ CARVALHO

2 comentários:

  1. OLá recebi sexo oral de uma senhora à sete meses, ejaculei na boca dela, eu tinha um pequeno fungo no penis, agora comecei a sentir dores de cabeça dores na barriga da pernas e lingua branca. Será que estou infetado com HIV

    ResponderExcluir
  2. Gabriel...vc tem que fazer um exame pra saber...ok?

    ResponderExcluir

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...