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terça-feira, 16 de outubro de 2012

Como aumentar suas vendas.



Você está percebendo que seus negócios estão indo devagar? Que o mercado está cada vez mais competitivo e que se você não fizer algo vai ficar para trás? Acho que é chegado o momento de colocar a cabeça para funcionar e analisar estratégias para dar um up em suas vendas.

Em uma recente matéria publicada na revista Exame, o sócio fundador da SaleSolution, Renato Romeo, e o professor especializado em PME da Fundação Instituto de Administração (FIA), Antônio Lage Terassovich, citaram pontos importantes para que vendedores e empreendedores aumentem suas vendas.
Evite atropelos

Tomar decisões impulsivas ou sem antes analisa-las com muita calma, preferencialmente, depois de elaborar um planejamento, pode ser uma jogada muito arriscada no mundo dos negócios.

Você não pode simplesmente baixar o preço de um determinado produto para com isso alavancar as vendas, você pode estar se destruindo, isso pode acabar gerando problemas maiores ao invés de solucionar o problema.

Fazer um bom planejamento é a solução para muitos problemas, o que não pode ser feito é deixar o planejamento engavetado. A implantação rápida pode ser um passo decisivo para o sucesso.
Arrume a casa

Nada de pressão em cima dos seus colaboradores ou se você for autônomo nada de se cobrar. Analise tudo o que está sendo feito para atingir os objetivos desejados, as metas que foram estabelecidas foram cumpridas?

Você já parou para pensar que o erro pode estar na má gestão dos recursos? Se este for erro é chegado o momento de pedir ajuda de um profissional. “O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de conhecimento”, diz o professor da FIA, Antônio Lage Terassovich.

É necessário ter noção de como gerenciar um pequeno ou médio negócio. Se você não se acha capaz para isso as alternativas que Terassovich dá são três: contratar, terceirizar ou arrumar um sócio.
Trabalhe no seu diferencial

O mercado está competitivo em todos os setores. Para garantir o seu sucesso é necessário ter um diferencial. De nada adianta você querer explorar em algo que já está muito trabalhado, trabalhe com aquilo que chamará a atenção do seu público alvo.

Uma pesquisa de campo entre seus cliente é uma boa alternativa para descobrir o que ele busca com o seu produto ou serviço. “Ao focar no público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial”, destaca Terassovich.
Faça uma análise 360º

Está tudo certo na gestão de sua empresa. O planejamento está indo de vento em popa e os vendedores estão animados e prontos para trabalhar. Mas ainda não tem algo errado?

Está tudo certo internamente é bom dar uma olhada no externo. Como andam os seus concorrentes? Eles têm vendido mais do que você? Segundo Renato Romeo, o empreendedor deve analisar se o mercado está favorável ou em crise. “Se as empresas da minha área vão bem e a minha não, tem algo de errado com ela”, diz Romeo. A concorrência também deve ser estudada, para identificar em que ponto ela é mais competente.
Entenda o seu cliente

Como já falamos anteriormente fazer uma boa pesquisa de campo junto aos seus clientes é uma boa alternativa para identificar o que eles necessitam. Desta maneira você terá um leque de opções para poder trabalhar na área de planejamento de marketing. Segundo Terassovich, é preciso entender se ele prioriza qualidade, preço, atendimento ou todos os fatores.
Amplie seu mercado

Não fique estagnado, o crescimento de suas vendas depende exclusivamente de você. Uma boa dica é procurar aumentar a sua carta de clientes e isso só vai acontecer se você se arriscar.

Uma forma de se arriscar é sair do lugar comum. Você pode ver como anda o mercado em outras cidades próximas a sua, se há alguém que preste o mesmo serviço que você, numa dessa você pode angariar vários clientes e com isso fechar ótimos negócios.

“Mas é fundamental, no entanto, fazer uma checagem completa para avaliar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para financiar a expansão”, explica Renato.
Qualifique seus vendedores

“A capacitação do profissional de vendas é o que dá o retorno imediato à empresa”, destaca Romeo. Ele afirma que a prática não é adotada no Brasil como é em outros países, pois o empreendedor vê a capacitação como uma despesa. “O pequeno e médio empresário é ainda muito preso aos custos.” Encare a qualificação como investimento e treine sua força de vendas, seja com ações internas ou recorrendo à ajuda de terceiros.
Tome cuidado ao mexer com preços

Não vá com a esperança de que a redução de preços aumentará as suas vendas. Isso pode ser um tiro no escuro. “Baixar é fácil, mas depois que aumentar, como explicar para o cliente?”, questiona Romeo.

Nunca esqueça que você pode baixar os preços do seu produto, mas o seu fornecedor pode não pensar da mesma forma. No final das contas o que seria uma ótima estratégia de vendas, pode se tornar o começo da sua falência.

Texto baseado no artigo da revista Exame

Por: Luciana Araújo

Via O Logista

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