domingo, 30 de setembro de 2012

Você reconhece quem é Psicopata?

Você reconhece quem é Psicopata?
:: Silvia Malamud ::



Psicopatas são pessoas que estão na margem psico-emocional da normalidade, mas não se iluda, apenas estão na margem. Sabem que existe a lei, porém, tem inteligência suficiente para passarem despercebidos enquanto cometem atrocidades. Psicopatas geralmente agem dentro deste espectro de ação desde a mais tenra idade e o grande mistério é que o fato de terem ou não acontecido situações emocionais graves anteriormente, não funciona como regra para que o mesmo atinja este estado.

Recentemente, tive notícias de um menino adotado por volta de 4 anos de idade que se mostrou bastante receptivo à família e também dentro do esquema afetivo-cultural proposto pela mesma. Passados exatos 4 anos da adoção, o gato da família apareceu estrangulado na cozinha e, a partir de então, inúmeras situações desta ordem foram ocorrendo na escola da criança e arredores. Neste caso específico, foi mais fácil de desvendar a trama por conta de determinadas situações que ofereceram evidências, o que também não costuma ser comum. Além disso, no pequeno histórico de vida da criança, já se constava uma série de abusos sexuais e de maus tratos, o que como foi referenciado, não necessariamente precisa ser uma regra para o desenvolvimento de um psicopata, embora até possamos pensar em ser um elemento facilitador.

De acordo com Philippe Pinel, o psicopata seria "um louco sem apresentar nenhum prejuízo intelectual". Outras pessoas, porém, controvertem alguns pensadores observando que as ações dos psicopatas evidenciam delírio e declínio intelectual quando não há discernimento ou preocupação com regras e convenções. Eles sabem que existem, mas fazem o que querem. Reconhecidamente, não possuem o quesito "culpa" e a palavra "empatia" não consta no dicionário deles e, muito embora, até possam entender o que significa, não entram em contato emocional com o sentido.

Histórias sobre psicopatas conhecemos de monte, mas o que nos aflige talvez seja verificar a capacidade que o ser humano tem de não ser humano e ainda assim agir como tal em meio à sociedade.

Muito cuidado, porém, ao chamar alguém de psicopata. Não é incomum e certamente existem diversos graus de adoecimento neste sentido. Cabe saber ao certo que tipo de pessoa transita em sua vida e, se acaso for um psicopata, que grau de perigo você se encontra e o principal, o que fazer.

Certa vez, atendi uma pessoa que reside fora do Brasil por conta de um irmão psicopata obcecado por ela e que a violentou repetidas vezes ao longo de sua vida até que, para se proteger, mudou de cidade ficando por anos sem dar notícias. Na ocasião em que se casou, teve um filho e quando o mesmo tinha por volta de 5 anos resolveu visitar a família, na intenção de mostrar o garoto. Não satisfeito, o irmão estuprou o menino, avisando ainda que não sossegaria enquanto não a "pegasse" novamente... Obviamente, que este é um recorte de um relato imensamente maior, com inúmeras variantes e intervenções familiares, médicas e até mesmo policiais. Neste caso específico, infelizmente nada deu conta de efetivamente frear o tal psicopata irmão.
Alguns autores denominam o Psicopata como o sujeito portador da insanidade da Moral.

Nem todos cometem atrocidades físicas, porém, cometem atrocidades de ordem moral. Muitos são habilidosos em encanto pessoal e capacidade de manipulação, utilizando a mentira de modo tão espontâneo que é praticamente impossível definir quando mentem, posto que o fazem olhando nos olhos em meio a atitude totalmente neutra. O pior é que sabem que estão mentindo e sequer sentem vergonha, arrependimento, ou desprazer. Mentem como meio de sobrevivência social, sem nenhuma justificativa ou motivo.

De acordo com Schneider "A psicopatia é de essência constitucional no sentido de ser pré-existente e nada a tem a ver com vivências anteriores".
"Psicopata é uma maneira de ser no mundo, é uma maneira de ser estável".
E você concorda com esta frase? Conhece alguma estória que evidencia a ação de um psicopata? Qual sua opinião a respeito?


Aviso importante

ESTE BLOG ESTÁ DE ACORDO COM A LEI 9.610 DOS DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET.
PARA VER A POSTAGEM DE ORIGEM, CLIQUE NA FONTE OU NO AUTOR.

Obrigada pela visita e volte sempre!

RÔ CARVALHO






2 comentários:

  1. eu vive uma relação com um psicopata,no inico era uma pessoa adorável,querido por todos educado gentil,o homem dos sonhos de qualquer mulher,notava que era exagerado em seus elogios dizia a todo momento que era linda q era a mulher mais linda de todos os sítios q ia com ele...gritava a todos os cantos q era a mulher dos seus dias...cm o passar do tempo comecei a notar q algo n batia com aquele homem q conheci,comecei a notar mudanças de comportamento nele q uma semana era uma coisa n outra mudava,ai começou o soeo,obravade mim todo,vivia me usando para atingir seus objectivos pois ele tinha uma ansia de subir na vida de uma hora para outra,me traia muitas vzs o apanhava e q me queria vir falar como eram as mulheres,comecei a notar que ele n gostava q as pessoas achassem q era mau caracter então lutava sempre p sair o bonzinho passando por cima de mim de qualquer forma...hvia semana q punha na cabeça q queria viajar para feria p um pais do sonho dele...ai ele imaginava se la já mas era tudo imaginario pois ele nem dinheiro tinha p viajar.semanas depois j se tinha xsquecido de tudo.fala sozinho o q lhe da na tola sem se importar q o q ta a dizer me esta a magoar...sempe agitado.e uma pessoa que acha que e melhor que todo mundo s acha o mais lindo o que sabe vestir melhor,o que mais trabalha os outros não,viv repetindo a todo momento eu trabalho muito...muda de voz de expressão quando ser evidenciar e impressionar as pessoas...eu consegui começar a perceber que el e um psicopata pulei fora,embora n fundo sinto algo por ele mas tornou minha vida um inferno.engravidou uma miúda mais nova q ele pois ele procura pezas indefesas simplesznh paa ele dar seu golpe...acho q essa menina ainda não conseguiu perceber ou ainda ta cega...ele vive o hje aman caz de n elembrar o q fez ontem quando faz algo e vce lhe foca o q fz e capaz defingir q ta a ouvir e fingir q nada se passa.mente coisas com convicção olhandoos olhos insiste ate te fazer querer q esta dizendo a verdade...hje amigas leitoras tenho cinsequencias deste relacionamento,ele me dizia coisas para me sentir a pior das mulheres tenho trinta e sete anos chegou um momentio q dizia q tinha rugas tudo em mim já era feio inha tudo de ruim q já nenhum homem me ia querer q a outra pessoa tinha tudo melhor fazendo comparações absurdas,q quando sai da elação tava cmo um caco com a autoestima destruída q me achava assim como ele me descrevia...mas hje sou uma mulher liberta das mãos desse maluco...tenho pena da de mais vitimas...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada anônima por seu comentário e seus relatos...triste sua história, mas que pode ajudar muitas mulheres que se envolvem com psicopatas. misóginos, e todo tipo de homem com distúrbios psicológicos... Graças a Deus vc se libertou desse mal caráter...

    ResponderExcluir

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...