quinta-feira, 9 de agosto de 2012

10 Razões para você não se incomodar nem um pouco com a Inveja Virtual

Hoje vou falar sobre um tema muito delicado, mas que faz parte do dia a dia de qualquer pessoa de sucesso, seja em qual nível estiver: a “inveja virtual“.

Há muito tempo eu desejava escrever sobre este tema, mas sempre tive algum receio das reações. Por outro lado penso que todos nós, de alguma maneira, já fomos alvo de “inveja virtual”, então acho válido encarar a realidade e falar sobre este tema.

Somos alvos da “inveja virtual” por várias razões.

Eu por exemplo, sempre que realizo uma conquista, mostro fotos das minhas viajens ao exterior, lanço algum novo produto, sou elogiado em algum site, ou coisas deste tipo, recebo muitas parabenizações e isto me deixa muito honrado (por favor, continuem prestigiando meu trabalho :) ). Por outro lado, logo em seguida recebo algumas mensagens pouco amistosas, geralmente sob anonimato, que evidenciam o lamentável sentimento da “inveja virtual”. Mas eu não me incomodo mais, como você verá mais adiante.

Veja bem, não estou falando de críticas pois estas são sempre bem-vindas e eu tiro proveito delas para aperfeiçoar meu trabalho. Eu estou falando de xingamentos, provocações, calúnias e tentativas de difamação feitas por anônimos.

E porquê eles fazem isto?
Veja na figura abaixo o que se passa no cérebro de uma pessoa invejosa:

Fonte: J. Thomé

Recentemente fui mencionado em um Podcast do Caio Ferreira com o Dani Edson e também como um dos Top 10 Internet Marketers no site do Ivo Macedo e isto me rendeu muito elogios. E consequentemente não agradou alguns poucos, inclusive um deles, escondido sob anonimato para variar, chegou ao ponto de citar diretamente o post Top 10 Internet Marketers dizendo que eu não merecia estar nesta lista.

Mas não vamos mais falar sobre o problema e sim sobre a solução, sobre os antídotos para proteger você contra a “inveja virtual”, que é o que realmente importa. Vamos falar sobre as…
.
10 Razões para você não se incomodar nem um pouco com a Inveja Virtual:

Razão #1
Se alguém sente “inveja virtual” de você é porquê você, ou é bem-sucedido na internet, ou está se destacando de alguma forma. Desculpe a expressão vulgar, mas como diz o velho ditado, “ninguém chuta cachorro morto“, então, se uma pessoa está com inveja de você é porquê você conquistou algo que ela não tem. Sinta-se feliz por se destacar!

Razão #2
Se alguém calunia você é porquê, ou ouviu alguém falar bem de você, ou visitou seu site e discordou da boa imagem que você passa aos seus visitantes. O que você preferia, passar despercebido ou ser notado? Sinta-se feliz por estar em evidência!


Razão #3
Se algum anônimo entra em “contato” com você somente para provocar ou xingar, então é quase certo que ele ouviu outra pessoa falando bem de você. Sinta feliz por ser uma pessoa admirada!

Razão #4
Na maioria das vezes o “invejoso virtual” se esconde atrás do anonimato, uma conta falsa de email ou do Youtube. Estas pessoas não utilizam seus perfis verdadeiros de rede social e só dão sua opinião quando anônimas. Isto prova que elas tem uma baixa auto-estima e se consideram perdedoras. Para que dar ouvidos à perdedores quando podemos dar ouvidos à vencedores?

Razão #5
É comum acontecer do “invejoso virtual” falar mal das suas roupas ou da sua aparência. O fato dele atacar seu lado pessoal significa uma falta de argumentos para criticar seu trabalho. E o engraçado é que ele age como se soubesse os segredos do sucesso. Não precisa ser bonito ou bonita para fazer sucesso, você não precisa vestir a última moda ou se transformar em um macaco imitador. Seja o oposto do “invejoso virtual”, continue sendo você mesmo, tendo personalidade própria e obtendo sucesso!

Razão #6
O número de “invejosos virtuais” que seguem seu trabalho – assinam sua Newsletter, seu RSS, etc, é proporcional ao número de admiradores que você tem. Mas fique tranquilo, normalmente esta proporção é algo como, digamos, 1 invejoso para cada 300 admiradores. Se o número de “invejosos virtuais” subir isto significa que seu prestígio está em alta.

Razão #7
Se você sentir raiva e desejar mal à algum “invejoso virtual”, pense nisto: Não há necessidade de desejar que algo de mal aconteça com o invejoso pois o fato dele tentar agredir você já é a prova de que ele já está passando por sofrimentos e frustrações. Você deve sim é ter pena dele.

Razão #8
O objetivo do “invejoso virtual” é estragar sua felicidade online e, mesmo que ele próprio não saiba, chamar a atenção do mundo para a infelicidade dele. Se você entrar na dele, respondê-lo, enfim, der alguma atenção, ele pensará que está conseguindo seu feito e continuará tentando estragar sua felicidade. Despreze o invejoso e ele irá procurar outra “vítima” que lhe dê esta atenção desejada.


Razão #9
Um “invejoso virtual” é uma pessoa doente, então tenha cuidado. Ao se incomodar com ele você estará se contaminando, não pela inveja, mas pelo sentimento de frustração. Não há como argumentar com ele e contribuir para seu crescimento, então você ficará frustrado por não poder mudá-lo. Pratique o exercício de manter seus pensamentos distantes dos invejosos, concentre-se nas pessoas que realmente merecem sua atenção e com o tempo os “invejosos virtuais” terão importância zero em sua vida (exceto na ocasião de você desejar inspiração para escrever um artigo como este :) ).

Razão #10
A vida de um “invejoso virtual” deve ser o próprio “inferno na web”. Imagine quanta frustração e sofrimento a pessoa tem dentro de si? Imagine quantos ressentimentos contra a humanidade que, na visão dela não ofereceu as mesmas oportunidades das pessoas de sucesso, esta pessoa guarda no coração. Deixe-a desabafar à vontade. Quanto mais ataques sem resposta um “invejoso virtual” fizer, mais ele verá que de nada adiantam e um dia desistirá ou encontrará coisas mais produtivas para fazer.

Razão #11 – Bônus
Procure ver as situações causadas pelo “invejoso virtual” pelo lado do humor. Humoristas tem a capacidade de nos fazer enxergar o lado cômico de todo tipo de comportamento humano ou situação. Mas tenho certeza que, se você quiser, também conseguirá achar o lado cômico do comportamento do “invejoso virtual”. Veja bem, não estou dizendo para você rir da infelicidade do “invejoso virtual” e sim de seu comportamento e das situações causadas por ele. Rir relaxa o corpo, libera os hormônios do bem estar e faz bem ao coração. Enfim, rir traz felicidade! Porquê não aproveitar a situação para rir e ser mais feliz :) ?

Estas foram as 10 razões para você não se incomodar com a inveja virtual.

E você? Já foi alvo de “inveja virtual”? Como lida com ela? Ri ou se incomoda? Compartilhe sua opinião! Será um prazer ouvir você!
.
Sobre o autor

Rogerio Job é autor de diversos artigos, ebooks e vídeo treinamentos que mostram como ganhar dinheiro online trabalhando em casa e usando poderosas estratégias de internet marketing.

Aviso Importante:
Este Blog Pessoal está de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet, para ver a postagem de origem clique na fonte.

Obrigada pela visita e volte sempre.

Rô Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...