quinta-feira, 24 de novembro de 2011

7 Passos Para Vencer a Depressão

Oração:


**O sopro da vida, ó Senhor, parece estar desaparecendo de mim.

Meu corpo está tenso, minha mente cheia de ansiedade,

não tenho nenhum entusiasmo, e nem energia.

Estou impotente para acalmar meus medos.

Sou incapaz de relaxar meus membros.

A escuridão invade constantemente meus pensamentos

Senhor, fortalece a minha alma, revigora o meu corpo.**



Não existem pessoas isentas de passar pelo vale escuro da depressão. Na Bíblia temos muitos exemplos de heróis da fé passando por esta situação. Um destes exemplos, é o profeta Elias. Em 1º Rs 19,3.4 lemos: “Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida… Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida… ”

Vemos nesse caso, o modo carinhoso como Deus cuidou de Elias: “Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come.”( 1Rs 19, 5). Lá estavam água e pão. Esta água recorda a graça batismal e a força do Espírito Santo que habita em nós. O pão aponta para a Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus.

Deus continua enviando o seu anjo para nos ajudar. Ele faz isso por meios que nem sempre reconhecemos. O familiar tentando nos animar, a palavra amiga de alguém, o sorriso de uma criança, este artigo, e porque não falar dos psiquiatras ou psicólogos.

Existe também muita riqueza na fé católica, capaz de levar uma pessoa deprimida de volta a integridade. E o fundamento é a certeza de que Deus é amor incondicional, jamais nos recrimina e sempre esta com os braços abertos para nos acolher.

Deus não rejeita ou censura o deprimido. Também não é verdade que a depressão é a conseqüência de algum pecado, falta de fé, oração ou outra coisa semelhante.

7 passos para vencer a depressão

1. Tente encontrar um lugar tranqüilo

Escute uma música suave. Respire profundamente. Imagine Jesus vindo em sua direção com um grande sorriso. Fale do seu estado de espírito: inquietação, ansiedade, falta de concentração…Abra o seu coração para Ele. Sinta sua presença junto de você. Deixe o amor de Jesus inundar seu coração. E por fim agradeça!

2. Faça uma caminhada

Vá escutando uma música pelo caminho. Observe o céu, a natureza, as pessoas ao seu redor. Ofereça seu coração a Jesus, mesmo se a dor for profunda. Embora você possa estar sozinho na caminhada, Jesus esta no seu coração. Diga-lhe como se sente…mesmo se tudo parecer escuro e sem sentido. Repita quantas vezes forem necessárias a jaculatória: “Jesus enche-me com o Teu amor e alegria.”

3. Lembre de alguém que esta passando por algum sofrimento ou doença.

Imagine-se levando conforto para esta pessoa. Peça a Jesus a benção para que possa se restabelecer.

4. Segure um crucifixo em sua mão

Feche os olhos e lembre de Jesus. Diga interiormente: “Jesus, a cruz é o sinal do Teu amor por mim! O Teu sangue foi derramado para minha cura.”.

5. Se estiver se sentido para baixo, busque um lugar tranqüilo e abra a Bíblia.

Existem diversas passagens dos salmos para serem lidas calmamente: 22, 25, 62,102 e outros.

6. Quando parecer difícil se concentrar, tente rezar com estas palavras, ou outras semelhantes: “ Meu Deus eu te amo.”

7. Quando passar por uma Igreja, se não for possível entrar, pare por alguns instantes, lembre do amor de Deus por você. Um bom remédio é “gastar”, um certo tempo, diante do sacrário. Aprenda o significado da visita ao Santíssimo Sacramento. E evidentemente, participe da santa missa, nela você se encontrará com Jesus, médicos dos médicos.

Oração para pedir a cura da depressão

Senhor meu Deus e meu Pai, venho a Ti de todo o meu coração pedir a Tua presença amorosa em todo o meu ser, trazendo paz e coragem para reagir.

Senhor, derrama o Teu poder na raiz desta depressão, seja ela de origem espiritual, física ou emocional.

Senhor, recebo a Tua presença tirando de mim o medo, sentimento de culpa, rejeição, o afastamento, a insatisfação, o egoísmo e todo desânimo.

Senhor, dá-me força para me levantar e superar todas as barreiras interiores ou exteriores que estão diante de mim.

Recebo neste momento, a Tua benção com força do Espírito Santo para viver vitoriosamente.

Em nome de Jesus, meu único Senhor, Salvador e Libertador.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...