quarta-feira, 27 de julho de 2011

Divã da Vida

http://aaloisio.sites.uol.com.br/depressao.html


DEPRESSÃO: MORTE DA ALMA X RECONQUISTA DE POSSIBILIDADES!

Caros leitores, a receita para depressão é encontrada juntando-se: uma sociedade que cobra a perfeição e vive do excesso de técnica e de “cleanning”, e sua incapacidade em nos ensinar a aprender a tirar proveito do sucesso das tentativas. È fato, que hoje estamos viciados em valorizar apenas o “PRODUTO FINAL, O SUCESSO” e não temos tempo para avalizar o curso do processo! Estamos sempre pensando em PARTIDA e em CHEGADA. E desenvolvendo possibilidades cada vez mais possibilidades... Como se fosse através do leque de opções, que encontraremos o que de fato perdemos ao longo de estrada em nossas trajetórias: A CAPACIDADE DE RECONHECER NOSSAS POTENCIALIDADES INTERIORES!

E o que mais podemos ver, são seres humanos perdidos num grande universo de possibilidades afetivas e profissionais! Sem conseguir se encaixar em nenhuma e doentes... Com o coração apertado, querendo sair pela boca, sem vontade de fazer nada, desmotivados...Sonolentos...Cansados... Perdidos...Doentes!! É, a tão comum depressão! DEPRESSÃO É A DOENÇA DA ALMA!A ALMA FICA TRISTE SEM PERSPECTIVA E OS JARDINS DOS SONHOS NÃO FLORECEM! Ela surge do abismo entre, o que um dia fomos e o que, hoje nos tornamos. Surge pela incapacidade de reconhecermos o quanto ainda somos capazes de acreditar, que somos um projeto viável para nós mesmos. Por não sermos mais capazes de nem mesmo, optarmos por nenhuma possibilidade que aparece em nossas vidas todos os dias! Passamos, então, a não sentirmo-nos parte do mundo!

Portanto, se você alterna constantemente tristeza e euforia, tem sono, falta de identificação com as coisas que lhe circundam, não se acha capaz de ser amado ou mesmo de conquistar uma vaga de emprego ou de se empenhar em um projeto profissional, CUIDADO: VOCÊ PODE ESTAR COM DEPRESSÃO! Ela começa silenciosa e pode ser despertada e revelada, em um momento traumático ou situação que exija decisão! Neste momento ela se deflagra. Surge o medo, a insegurança e conseqüentemente a falta de atitude!Você então se culpa, e passa a viver em “círculo” em torno daquela que, de agora em adiante irá lhe assombrar e que se alimentará do seu auto-boicote. VIVER ASSIM É UM VIVER DEPRESSIVO!Neste momento, a depressão chega nos impossibilitar negociar, de forma saudável, com nossos sonhos. E a ausência de sonhos é a falência da perspectiva de viver em uma sociedade cheia de graduações e status. Mudar a sociedade? Impossível! Talvez a tarefa mais fácil seja: MARCAR UM ENCONTRO CONSIGO MESMO!

Um processo(consulta) terapêutico, uma boa leitura , um bom papo com seus pais ou amigos que lhe conheciam, antes que assumisse o fracasso como seu companheiro, talvez lhe ajude a encontrar ou pelo menos relembrar o quanto você já foi capaz de acreditar na superação e em si próprio! Medicação, também ajuda em casos agudos(surtos)! Mas me preocupo, com sua larga difusão hoje em dia, pois é certo, que ela (medicação) não lhe devolverá sua capacidade de sair da inércia “zero” e por se em movimento diante de seus problemas. Aliás, digo que sempre tive o receio que a medicação, volto a repetir, prescrita em diagnósticos rápidos, impedisse meus pacientes de reagir à tristeza e de reconquistar mecanismos de autovalorização. POIS, O ALÍVIO NÃO RESOLVE! E, talvez com tempo, faça você não garimpar a saída.... a luz! No túnel, imenso e escuro, em que a depressão nos coloca! Portanto cuidado e mesmo que lhe seja receitada uma medicação, não deixe que ela substitua sua vontade de vencer o problema. Por isso busque uma ajuda psicoterapeuta, se for o caso!Já dizia Rubem Alves que: “enganam-se aqueles que acham a morte esta na chegada ou na partida desta vida. A morte está é no caminho!” O que, também, Pablo Neruda descreveu com sabedoria em seu poema intitulado : Quem morre? Onde cita que:
“Morre lentamente...
Quem não encontra graça em si mesmo....
Quem não se deixa ajudar....
Quem se transforma em escravo do hábito...
Quem evita um a paixão
Quem não arrisca o certo pelo incerto em busca de um sonho...
Não pergunta.....
Não responde” enfim quem não vive!

ENTÃO LEMBRE-SE: O DEPRIMIDO SE ENTERRA ANTES DO DIA DE SUA MORTE FÍSICA! A depressão suprime a existência e valoriza os fracassos. A depressão é a maneira mais simples de cometermos suicídio, pois abortamos nosso futuro ou mesmo sua possibilidade, por nem mesmo conseguirmos mais acreditar nele.Portanto, mude sua rotina, saia, reconquiste da criança, que um dia foste, a capacidade de superar o ontem. Veja que as crianças, mesmo sendo repreendidas agora com umas palmadas pelos pais, sorriem dali a alguns instantes. E você já foi assim, lembra-se? Não acredite na condição de deprimido como sendo toda a sua existência. Costumo afirmar a meus pacientes que é apenas um momento e não o todo. Busque suas recordações e compreenderá este primeiro passo! Lembre-se: São raríssimos os casos de bebês deprimidos (se é que há relatos).

O segundo passo então é replanejar projetos e sonhos! Não crie projetos grandes demais! Este momento exige comemorar os pequenos sucessos!Sair de casa, ir a um shopping , andar no parque , conhecer pessoas novas, comprar e ouvir um novo cd de um artista novo, são atos simples e que lhe trarão a sensação de sentir-se vivo e importante de novo.E se a causa que lhe revelou o aspecto depressivo for um trauma?(O que inclusive não só diagnostiquei em consultório, mas que também já vivi) A mudança de rotina, novos amigos, novas roupas, novas posturas lhe ajudarão a reconhecer-se válido apesar do trauma. Não êxite, tente! Pois, assim você poderá reencontrar-se! Frustar-si é um risco inevitável, portanto corra este risco! Os riscos nos ajudam a encontrar mecanismos, que nós mesmos desconhecíamos termos!Seja menos rigoroso em seu auto-julgamento e não tenha pena de si!

Sei que não é fácil! Pois, passei pela situação de perda de uma pessoa amada que me fez ter a sensação de que enterraria minha existência ali.....Mas após fazer um “release” de minha trajetória reencontrei, um ponto de restauração que me mostrava quem um dia eu fui! E me lancei na correnteza sem medo de me afogar. Portanto, NÃO TORNE A SUA ILHA DA DEPRESSÃO O SEU SEGURO! POIS LOGO, COMEÇARÁS A CONVIVER COM A SOLIDÃO, O DESCRÉDITO, A ANGUSTIA E A TRISTEZA NA ALMA COMO SEUS PARCEIROS! Reorganize-se!Não perca tempo pensando em todos projetos grandiosos em que você ainda não conseguiu concluir. Pense no agora! E nas pessoas que você conheceu hoje, nas imagens que viu pela janela do carro e conte as pessoas.Comunicar-se é um importante mecanismo para se vencer a solidão! Já dizia o nosso poeta Cazuza: “Que só os loucos contam e contarão nossa história”.Portanto, deixe a loucura da vida te contagiar e comece contando seu dia a alguém.E verás que amanhã isto se tornará um desejo contínuo, depois de amanhã uma atitude e na semana que vem: uma ferramenta! Pois nada pode ser mais triste que viver sozinho, sem histórias e sem desejos!VALE LEMBRAR QUE: A CIÊNCIA É O CONHECIMENTO DO MUNDO E SABEDORIA É O CONHECIMENTO DA VIDA! A sabedoria, na prática, gera atitudes. É justamente de atitudes que “mundos novos” são gerados.

Hoje é sabido que, a depressão tem causas multifatoriais, que levam a falência das tão necessárias motivações e negociações. Não se soluciona as causas apenas vivenciando-as de maneira recorrente, pois não somos “Deuses” e não podemos mudá-las. Podemos até enxerga-las de uma forma diferente, se nos permitirmos testar em usar novos BINÓCULOS! PORTANTO OLHE PARA TERRA FIRME, SE LANCE AO MAR E NADE! Pois o tema é complexo e, com certeza, voltarei a tratar mais sobre ele. AGORA NADE RUMO A SUPERAÇÃO! E QUANDO SE REENCONTRAR (RESTAURAR) NÃO SE PERCA DE SI! Faça novos pontos de restauração (memória) em sua história... Termino citando Neruda (o grande poeta) que, brilhantemente, ao fim de seu poema faz um alerta:
“EVITEMOS A MORTE EM DOSES SUAVES, RECORDANDO SEMPRE QUE ESTAR VIVO EXIGE UM ESFORÇO MUITO MAIOR QUE O FATO DE RESPIRAR!!”
Portanto lembrem-se: Não se perca de si! Estarei lhes esperando aqui! Em terra firme! Na próxima semana com um novo texto!
Profº e Psicoterapeuta Aloizio Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...