quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dependência Emocional Tratamentos



Como todos nós sabemos tudo que é demais faz mal e, com certeza, não seria diferente em relação ao amor. A dependência emocional funciona da mesma maneira que as outras dependências, como por exemplo, a dependência do álcool, comida e drogas e é por isso que deve ser tratada com a mesma importância que as outras dependências.
A dependência emocional normalmente surge diante das mulheres, as quais quando sofre deste mal tem medo da liberdade e se caracteriza por comportamentos submissos, dificuldade em tomar decisões, falta de confiança, medo da separação, medo de ser abandona e da solidão.
A dependência emocional não se manifesta apenas no comportamento afetivo, mas em toda a vida da mulher, seja em situações sexuais, econômicas, sociais e profissionais. A dependência normalmente surge na infância, quando uma criança não tem suas necessidades emocionais supridas e com isso ela acaba crescendo com a sensação de vazio, parecendo que lhe falta alguma coisa e vão em busca de algo que lhe complete, como relacionamentos, sexo, comida, drogas e outros. Por esta pessoa se sentir incompleto acaba tendo uma maior tendência em se tornar um adulto com pouca auto-estima e com necessidades excessivas de aprovação pelos demais.
Quando a mulher possui a dependência emocional ela acaba se tornando extremamente prestativa, criando a falsa sensação de controle nos seus relacionamentos, como está acostumada com a falta de amor tende a se envolver com homens problemáticos para se sentir necessário, como por exemplo, dependentes químicos e tem a esperança de que ele irá mudar, por isso, o agrada cada vez mais, pois com o medo de ser abandona, faz qualquer coisa para impedir o fim do relacionamento.
É necessário esclarecer que há uma grande diferença entre dependência e carência, pois na dependência emocional a necessidade do companheiro, do amigo, do filho e outros é realmente uma dependência, igual as que vemos nas pessoas em que usam drogas, o que acaba gerando no outro um sentimento de invasão.
Como qualquer tipo de dependência, a recuperação é bem difícil e não se pode falar em cura, pois pode haver recaídas, pois infelizmente, algumas mulheres não encontram formas para querer mudar e tendem a continuar procurando algo que as complete como drogas, amor e etc. Para estas pessoas é mais fácil continuar procurando a felicidade fora de si do que construir recursos internos para preencher o vazio dentro de si.
Para as pessoas que aceitar o desafio de se tratar, a primeira coisa que deve ser feita é procurar ajuda, pois dificilmente se recupera sozinha, procure compartilhar com as outras pessoas suas dificuldades, pois isso irá facilitar o processo de independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...