domingo, 17 de julho de 2011

A CONFIANÇA AJUDA A RECUPERAR A DIGNIDADE...



O nosso tema tem como objetivo enfatizar o valor e o efeito da confiança para reforçar a auto segurança e restaurar a auto estima das pessoas, principalmente quando sua auto imagem foi denegrida.

História: O ex-detento e a caixinha de dinheiro.

A história de hoje aconteceu na Comunidade de Catherine de Hueck Doherty, fundadora de uma instituição cujo objetivo era o acolhimento de pessoas necessitadas durante o tempo necessário para organizarem suas vidas.
Certo dia, Catherine recebeu um telefonema da direção da penitenciária a qual pedia-lhe que acolhesse um preso que terminara de cumpri sua pena e não tinha para onde ir.
Como era de costume, a instituição acolheu o ex-detento com todo carinho e delicadeza.
Logo no inicio de sua estadia, o homem de aspecto rude, cuja história incluía vários assaltos, observou que a Catherine guardava o dinheiro que recebia de algumas doações, dentro de uma caixa de madeira.
- A senhora guarda todo o seu dinheiro nesta caixa? – perguntou o homem admirado!
- Sim! – respondeu Catherine serenamente.
- A senhora corre o risco de alguém assaltá-la e perder todas as suas economias. Enquanto eu estiver hospedado aqui ficarei com es caixa. Eu mesmo a guardarei em lugar seguro.
Acostumada a acreditar no ser humano, e ajudar as pessoas a recuperarem sua dignidade e auto estima, Catherine confiou ao moço as suas economias.
Depois de alguns meses, o homem chamou Catherine e comunicou-lhe que havia arrumado um emprego e assim iria reiniciar sua vida. Pegou a caixa contendo o dinheiro e devolveu para ela alertando-lhe que precisava mantê-la em lugar seguro, agradeceu a hospedagem e foi embora.
Após sua saída, Catherine contou o dinheiro e constatou que estava tudo ali.
Anos se passaram até que um dia uma limosine parou em frente a instituição. Saiu dela um homem elegante com uma mulher finamente vestida e uma criança de dois anos.
Quando entraram na recepção, o homem tirou de sua carteira um cheque num valor muito significativo e olhando para Catherine apresentou a sua esposa e seu filho e disse: – Este cheque é o primeiro de muitos outros que lhe darei, como prova de gratidão por tudo que você fez por mim logo que sai da cadeia.
Só neste momento Catherine reconheceu o homem e percebeu que se tratava daquele ex-detento que um dia passou por ali e pediu-lhe para guardar a sua caixinha de dinheiro.
Mais uma vez Catherine pode confirmar o efeito do amor e do voto de confiança no resgate da identidade do ser humano.

Conclusão: A transformação interior precisa ser praticada com consciência, vontade, ação e é por isso que damos algumas dicas como tarefa de casa, para você exercitar durante a semana.

Dicas Práticas:

1. Analise a sua relação de confiança com as pessoas e avalie o quanto às pessoas confiam em você e você confia nelas.

2. Procure fazer a sua parte demonstrando para as pessoas com as quais você convive e que você acredita nelas como ser humano capaz de contribuir para o bem.

3. Reforce a auto estima das pessoas, através de gestos e palavras, elogiando-as e atribuindo-as funções importantes através dos quais elas possam sentir-se úteis e reconhecidas.

Frase da semana: “Quando damos um voto de confiança a alguém ajudamos a pessoa a acreditar nela mesma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Mais Lidas da Semana

Desopilando o fígado - Sobre Depressão.

Vale dos suicidas... Eu sei bem que a vida não é fácil...sei tbm que em alguns momentos, nós temos esses pensamentos de morte (eu já t...