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sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como analisar seu site.

Se você acha que ter um website para a sua empresa é suficiente e nem de longe se preocupa em ir além disso, provavelmente esse artigo não será muito útil para você. Mas se você se preocupa em ter um website eficiente, aproveitando ao máximo o que a Internet pode oferecer aos seus negócios, com foco nas suas estratégias, aqui vão algumas dicas de como analisar a eficiência do seu site. 1. Página inicial
A sua página inicial cumpre seu papel? A página inicial deve responder facilmente sobre o que se trata o site, o que esse site oferece (produtos, serviços, entretenimento) e o que o usuário pode fazer nele (encontrar informações, realizar compras, entrar em contato, etc.). Quanto mais claro e direto, maior a chance de o usuário permanecer no site.

2. Design
O design do seu site é atrativo? E eficiente?
O design de um site não é importante apenas para garantir um bom visual, mas deve ser utilizado também para auxiliar no controle da navegação através de técnicas aplicadas com a finalidade de dar maior ou menor foco no conteúdo, de acordo com as necessidades, proporcionando equilíbrio e harmonia. Diversos aspectos são importantes para um design bem feito e um deles é estar coerente com a identidade visual da empresa, de forma a contribuir para o fortalecimento da marca.

3. Conteúdo
Quão relevante é o conteúdo do seu site?
A principal parte de um site com certeza está no conteúdo. Não importa se você tem um ótimo design, se o conteúdo deixa a desejar. No fim das contas, na maioria das vezes o que o usuário está procurando é alguma informação, seja ela sobre serviços, produtos, entretenimento, entre outros assuntos. Por isso, de atenção especial para a forma como o conteúdo é disponibilizado e o que será informado. Ao mesmo tempo que o conteúdo deve ser claro e objetivo para manter a atenção do usuário, deve ser completo e suficiente para que possa repassar toda a informação necessária.

4. Funcionalidade
Funcionalmente, o seu website está compatível com os objetivos de negócio que foram definidos?
Ou seja, se um dos objetivos do site era estabelecer um canal de comunicação com clientes, como está a divulgação das informações de contato e há alguma forma de contato para o usuário do site? Enfim, devem ser planejadas e desenvolvidas as ações de forma a para cada necessidade de negócio que foi estipulada.

5. Navegabilidade
A navegação do seu site é simples e intuitiva para o usuário?
Mantenha em mente que o usuário conta com uma número muito grande de fontes de informação e não irá perder muito tempo em um site difícil de navegar. Facilite para o seu público procurando manter no máximo três níveis para todo o conteúdo.

6. Velocidade
Quanto tempo leva para o carregamento do seu site em diferentes velocidades e tipos de conexão?
Aqui vale a mesma dica do item anterior, o usuário não quer perder muito tempo em um site. Por isso, fique atento à velocidade para carregamento das páginas do seu site. Existem muitas ferramentas que podem lhe ajudar e obter uma estimativa do tempo de carregamento em diferentes tipos de conexões. Analise atentamente e caso não esteja aceitável, avalie a possibilidade de diminuir o tamanho das páginas revisando scripts, imagens, áudio e vídeo e tudo o que possa estar influenciando na velocidade. Não se esqueça que o código também interfere muito no peso das páginas.

7. Usabilidade
O seu site é fácil de usar, é intuitivo?
Procure utilizar as convenções que temos para a maioria dos sites, ou seja, menu principal no topo, submenu na lateral esquerda, conteúdo principal no meio e por assim vai. É claro que você pode mudar, mas estude todas as consequências e benefícios para que possa avaliar se isso realmente vale a pena. No mais, facilite sempre para o usuário, sempre.

8. Compatibilidade e Portabilidade
A aparência é mantida ou ao menos aceitável mesmo em diferentes resoluções de tela, browsers ou mesmo dispositivos?
É fundamental realizar testes em diferentes plataformas, com diferentes browsers e versões. Ainda hoje encontramos dificuldades para manter a aparência com diferentes marcas no mercado. Os padrões web garante uma proximidade muito boa, mas ainda assim são necessários testes. Lembre-se ainda que a cada dia mais outros dispositivos estão sendo utilizados para acesso à Internet. O celular é um grande exemplo e que tende a crescer muito.

9. Acessibilidade
O seu website é acessível, especialmente para o perfil do seu público alvo?
A acessibilidade não significa apenas facilitar o acesso de pessoas com deficiências como a auditiva ou visual. Acessibilidade é a capacidade de acesso por pessoas com diferentes condições físicas, de cognição ou mesmo com utilização de diferentes tecnologias e dispositivos. Por isso, é fundamental analisar o perfil do seu público alvo, o que esse público precisa para garantir o acesso e monitorar se essas necessidades estão contempladas em seu site.

Esteja certo de que todas essas dicas podem ajudar na satisfação dos usuários que visitam o seu site e conseqüentemente será melhor para seu negócio também.

Danielle S. Ramos, www.analogiait.com

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